Em uma era de constantes mudanças comportamentais e evoluções tecnológicas, o jeito como as pessoas trabalham, se relacionam e como consomem tem mudado rapidamente e o empreendedorismo tem papel fundamental nisso. Os empreendedores, além de acompanhar essas mudanças sociais, fazem parte dela. São eles os responsáveis em apresentar soluções e inovações para os consumidores e ainda contribuir para a recuperação da economia do país por meio da geração de empregos.
De acordo com o SEBRAE, o Brasil conta com cerca de nove milhões de micro e pequenas empresas. O incremento desses negócios auxilia a fomentar o Produto Interno Bruto (PIB) do país e contribui para o fortalecimento da economia, seja por meio da geração de emprego ou do incentivo ao consumo. O empreendedorismo abre ainda caminhos para a inovação, para a concorrência e para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
E empreender não significa apenas abrir um negócio. Um funcionário também pode empreender na firma em que trabalha, apresentando novas ideias, criando soluções e usando seus conhecimentos e habilidades para crescer junto com a empresa.
Nos últimos anos, a pandemia do novo coronavírus comprometeu aspectos sociais, econômicos e políticos, o que acentuou o desemprego e as dificuldades para abertura de novos negócios. Nesse contexto, a força do empreendedorismo foi e ainda é imprescindível para impulsionar a economia do país, pois fomenta a geração de novos trabalhos, cria produtos e serviços para o mercado e estimula o surgimento de soluções inovadoras para diversos setores.
E, para que ele ocorra, são necessários: atitude aliada à uma educação empreendedora e uma boa rede de apoio para que a pessoa tenha as ferramentas necessárias para empreender. Nessa jornada, o desenvolvimento do autoconhecimento e uma visão empreendedora podem abrir as portas tanto para um novo negócio como na carreira.
Quem compreende a importância do empreendedorismo para economia e para sua vida com certeza já está um passo à frente quando busca uma posição no mercado de trabalho. Isto porque o espírito empreendedor pode ser estratégico na elaboração do objetivo para currículo, já que é a primeira avaliação dos recrutadores.
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O que é e para que serve o objetivo para currículo?
O objetivo profissional em um currículo é um pequeno texto que apresenta detalhes, como a área de atuação e as expectativas profissionais do candidato a uma vaga. É a porta de entrada do processo seletivo, pois quando um recrutador recebe o currículo, o objetivo profissional é uma das primeiras informações que ele checa. Isto porque ele precisa identificar se o candidato é compatível com a vaga disponível e se vale continuar a avaliar o documento.
Um objetivo para currículo preenchido de forma estratégica pode colocar o candidato à frente dos concorrentes e fazer com que passe para a próxima etapa da seleção, a entrevista. Normalmente, ele vem logo no início do documento, após os dados pessoais, como nome e contato.
Nele, o candidato deve apresentar, de forma sucinta, sua área de atuação, suas aspirações e seus desejos relacionados à carreira, ou seja, o que quer ser e fazer profissionalmente, assim como suas expectativas com a vaga pretendida.
Objetivo para currículo: Por que é tão importante?
Uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento online Catho aponta que 30% dos recrutadores eliminam um currículo em até 10 segundos. O dado deixa claro o quanto é importante a avaliação inicial e que alguns fatores são determinantes nesse momento. Entre eles, dar destaque para as informações mais relevantes, para que possam ser observadas facilmente, o que amplia as chances do candidato.
Assim, um bom objetivo para currículo pode ser determinante. É por meio dele que o candidato pode ganhar destaque e garantir a vaga de seu interesse. Isto vale tanto para quem está no início da carreira como para quem já tem anos de experiência.
Dicas para criar o objetivo para currículo
Para criar um objetivo para currículo, que chame atenção na conquista de uma vaga, é preciso ter zelo com os detalhes. Cuidado para não divagar demais ou usar frases longas, que dificultam o entendimento e podem deixar o objetivo genérico. A dica aqui é ir direto ao ponto, apostar em simplicidade e objetividade.
O objetivo deve conter a área de atuação e o que o candidato espera da oportunidade. Deve ser personalizado, de acordo com o cargo almejado. Isto porque cada vaga tem especificações próprias da função procurada pelos recrutadores. Além disso, é normal que o profissional tenha mais de um objetivo em sua carreira e esteja aberto às oportunidades.
Apesar da internet disponibilizar diversos modelos padronizados, vale criar um conteúdo original que atraia a atenção dos recrutadores e profissionais do setor de Recursos Humanos. É bom lembrar que o currículo é o cartão de visita do candidato para que o recrutador possa conhecê-lo como profissional.
Seja franco e específico
As informações passadas devem ser fiéis ao perfil e à realidade profissional do candidato. Colocar inverdades pode causar inconvenientes caso o candidato seja contratado e a empresa perceber que não corresponde ao exposto. Além disso, diversas organizações têm contato com outras empresas do mesmo setor ou de áreas correlatas e a notícia pode se espalhar pelo âmbito, deteriorando a reputação do candidato.
A sinceridade é uma virtude que inclusive pode chamar a atenção do recrutador. Não é preciso ter medo de dizer coisas que parecem ser negativas, como, por exemplo, a falta de experiência. Ela pode ser usada a favor do candidato quando ele busca uma oportunidade para aprender e crescer profissionalmente.
Outro ponto que é valorizado é a objetividade das informações. Como já foi citado, o objetivo para currículo deve ser escrito de forma simples e direta para que a mensagem fique clara.
Além de mencionar o que o candidato deseja profissionalmente, um bom objetivo deve estar direcionado para a vaga disponibilizada, ou seja, deve estar alinhado à área em questão. É importante ainda não confundir a área de atuação com o nome do cargo. Há diversos cargos que podem ser exercidos numa mesma área.
Cuidado com a ortografia
O cuidado com a ortografia merece toda atenção. De acordo com a Catho, 34% das eliminações na primeira etapa de triagem de currículos são devidas a erros de gramática. Os erros de português podem significar falta de atenção na revisão ou pouco domínio do idioma.
Se for preciso fazer um currículo com certa urgência, é preciso observar os possíveis pequenos erros de digitação, acentuação e gramática. O ideal é revisar mais de uma vez antes de enviá-lo. Uma opção é pedir para outra pessoa revisar também. Isso pode garantir que o currículo chegue impecável às mãos do recrutador.
Alguns sites oferecem serviço de correção online gratuito, que mostra erros gramaticais, repetições e concordância. Se houver necessidade, usar essas plataformas garante a possibilidade do currículo ficar correto.
Evitar termos banais e frases soltas no objetivo para currículo é outra dica importante, assim como o cuidado com a pontuação e a repetição de palavras, pois é determinante para a organização decidir se um candidato está ou não dentro do perfil esperado.
Apresente seu objetivo de forma sucinta
Informações claras e objetivas facilitam o entendimento e fazem com que o recrutador observe o que é essencial, o que aumenta as chances de conseguir uma entrevista.
Ao escrever objetivo para currículo é preciso ir direto ao ponto e evitar um texto muito longo. Um erro comum é ser genérico no objetivo. As empresas costumam valorizar profissionais que sabem onde querem chegar. Por isso é importante ser específico.
Outra dica é personalizar o objetivo de acordo com a vaga oferecida e com a empresa. O ideal é fazer um objetivo diferente para cada cargo e organização. Atenção e reflexão a respeito de onde se quer chegar com a vaga pretendida pode ser a chave para fazer um objetivo de currículo atraente e que abra as portas para o candidato.
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