Muito mais do que uma sensação agradável e de bem-estar, uma boa massagem proporciona benefícios importantes à saúde física e emocional das pessoas. A técnica milenar de tocar os músculos e friccionar partes do corpo para aliviar dores e tensões auxilia, desde o relaxamento, até detectar problemas nos músculos, ligamentos e tendões. Além disso, produz hormônios de bem-estar no corpo, ativando os sentidos e aliviando sintomas como dores de cabeça, insônia, falta de ânimo e depressão.
Os benefícios dos diferentes tipos de massagem já foram comprovados em diversas pesquisas. Entre elas, um estudo australiano que concluiu que uma massagem muscular de 10 minutos, após um treino, pode reduzir a dor em 30%. Outro estudo constatou que os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, caíram 31% após uma massagem, enquanto os níveis de hormônios do bem-estar, como dopamina e serotonina, aumentaram aproximadamente 30%. Esses benefícios resultam do impacto que a massagem exerce em todos os sistemas do corpo, promovendo a restauração da saúde.
Para entender melhor, o relaxamento proporcionado pela massagem auxilia na diminuição de cortisol porque os movimentos nos músculos promovem o aprimoramento do metabolismo que estimulam as glândulas hormonais. Além disso, contribui na dispersão do ácido lático – substância produzida pelo corpo humano – que é responsável por causar dores musculares após a realização de atividades físicas.
Outros efeitos fisiológicos, já comprovados, tratam do fortalecimento do sistema imunológico, na diminuição da pressão sanguínea e até no desempenho de atividades sociais, porque o relaxamento auxilia no aumento da atenção em pessoas com problemas de concentração. Isto porque a massagem promove a eliminação do ácido lático, o que promove o relaxamento do cérebro e auxilia na concentração. Outro benefício do relaxamento é a diminuição da ansiedade, que também pode auxiliar na superação de vícios, como os do cigarro e bebida alcoólica.
Entre outros efeitos comprovados da massagem estão:
- Redução da fadiga
- Diminuição da rigidez muscular
- Regularização das funções intestinais
- Melhora da digestão, redução de náuseas e constipação
- Diminuição dos sintomas pré-menstruais
- Melhora na circulação sanguínea
- Prevenção ou diminuição das dores
Por todos esses benefícios, incluir a massagem na rotina pode ser uma decisão importante, principalmente para quem busca por um estilo de vida mais saudável e com maior bem-estar.
Vale lembrar ainda que todos esses benefícios só são adquiridos quando o profissional de massoterapia é bem habilitado, que sabe recomendar a técnica mais adequada para cada caso. Isso porque há diversas técnicas e tipos de massagem, como a massagem com pedras quentes, com óleos essenciais, reflexologia, métodos orientais e até massagem para bebês.
Conteúdo deste Post
O que você aprende no Curso Técnico em Massoterapia?
Entre outros conteúdos, o Curso Técnico em Massoterapia ensina sobre o funcionamento do corpo humano e os diferentes tipos de massagem, para que as mãos do massoterapeuta possam auxiliar a melhorar as funções orgânicas dos seus clientes. Isso porque uma enfermidade pode ser tratada com diferentes tipos de massagem.
A profissão de massoterapeuta é regulamentada pela Lei nº 3.968, de 1961, e estabelece que o profissional da área deve estar preparado para escolher a técnica de manipulação corporal mais adequada para cada paciente.
O Curso Técnico de Massoterapia proporciona:
- Conhecimento amplo e especializado para que o profissional possa auxiliar as pessoas a se recuperarem de suas dores, sejam físicas ou emocionais; e ainda em questões estéticas.
- Qualificação para atuar em um amplo mercado de trabalho, como em clínicas de estética, SPAs, clubes esportivos, academias, centros de saúde fitness, hotéis e, ainda, ter o seu próprio espaço de trabalho.
- Formação que facilita a empregabilidade, pois o mercado está aquecido e a busca por profissionais qualificados nessa área está em alta.
- Salários mais altos, pois concede um diploma reconhecido pelo MEC e atuar em uma área que está em constante crescimento.
5 tipos de Massagem Ensinados no Curso Técnico em Massoterapia
Massagem Relaxante
Também conhecida como massagem sueca, a técnica usa movimentos lentos e suaves, sem grandes pressões, com a intenção de promover relaxamento muscular, melhorar a circulação, afastar o estresse e melhorar a oxigenação dos tecidos e do sangue. Além de diminuir a ansiedade e insônia, auxilia ainda o funcionamento dos órgãos e reforça o sistema imunológico.
O efeito dessa técnica é uma grande sensação de descanso, bem-estar e leveza. Como não exige grande esforço, a massagem relaxante é o tipo mais comum e não possui qualquer contra indicação.
Massagem Modeladora
Já a Massagem Modeladora é feita com movimentos fortes e profundos, pois busca alcançar as camadas mais profundas da pele para melhorar a circulação e, consequentemente, o metabolismo do corpo. Assim, a massagem modeladora pode auxiliar a resolver outros problemas, como o da celulite.
Conheça nosso Curso Técnico em Massoterapia
Curso Disponível nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
Descubra o segredo para uma carreira de sucesso no segmento de saúde e bem-estar com o Curso Técnico em Massoterapia da Escola Técnica Geração. Prepare-se para entrar no próspero mercado de terapias holísticas, com uma grade curricular de excelência, desenvolvida para formar profissionais altamente capacitados. Inscreva-se agora e dê seus primeiros passos para uma carreira de sucesso como massoterapeuta!
Saiba maisShiatsu
Com origem no Japão, o shiatsu visa o equilíbrio dos chamados pontos meridianos, que são canais energéticos distribuídos pelo corpo, o que proporciona bem-estar para o organismo e para a mente. Essa massagem curativa melhora o sistema circulatório, alivia dores físicas e nas articulações.
A técnica é baseada na pressão do dedo e das palmas das mãos do terapeuta no corpo do cliente. Essa pressão atua no fluxo da energia que circula pelo organismo e que percorre canais e meridianos, para aliviar dores, tensões e promover o tratamento de desequilíbrios.
A melhora no fluxo energético, promovida pelo shiatsu, capacita o organismo a criar uma resistência natural, corrige os desequilíbrios internos, previne patologias e trata doenças crônicas e agudas.
A principal diferença entre o shiatsu e as outras massagens é que essa terapia trabalha todo o corpo, não apenas um lugar específico. Assim, o shiatsu tem a vantagem de promover o relaxamento total do cliente. Além disso, a técnica auxilia a melhorar a postura e na eliminação de toxinas.
Drenagem linfática
A drenagem linfática é uma técnica voltada para a liberação da linfa, e é largamente difundida em tratamentos estéticos e de emagrecimento. Os movimentos ativam toda a circulação sanguínea, o que estimula os gânglios linfáticos e desobstrui tudo o que possa reter líquidos.
Esse tipo de massagem proporciona um bom desempenho no tratamento contra a celulite, a eliminação de líquidos retidos e o aumento da defesa do organismo.
Reflexologia
A reflexologia é uma técnica que pode ser aplicada nos pés ou nas mãos. Por meio de pressões em pontos específicos, relaxam tanto o membro que recebe a massagem, como, de acordo com a medicina chinesa, acionam os órgãos correspondentes no restante do corpo.
Esse tipo de massagem é altamente indicado para quem quer recuperar seus níveis de energia, ou que não se sente confortável para ser tocada no restante do corpo. Por meio de pontos específicos, é possível acessar o sistema nervoso, estimular as endorfinas e reduzir estados de estresse, fadiga crônica, tensões musculares e dores em geral.
A aplicação de qualquer tipo de massagem é extremamente benéfica para o corpo e para a mente. Quanto mais frequentes, maior a quantidade de vantagens percebidas. Mas, vale lembrar, que devem ser aplicadas por profissionais capacitados, com formação em massoterapia ou específica na técnica que será aplicada.
Invista na sua Carreira: Faça um Curso Técnico em Massoterapia
Como foi visto, os benefícios de uma massagem são muitos, o que promove uma grande procura por profissionais capacitados. Assim, um Curso Técnico em Massoterapia é uma ótima opção para quem quer investir na carreira. Além de formar profissionais especializados em cuidados com o corpo, seja para fins estéticos e de relaxamento, ou para o apoio à prática esportiva e cuidados pré e pós-cirúrgicos.
O curso tem ainda a vantagem de ter rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidades do mercado de trabalho. Mas é bom lembrar, no momento da escolha do curso, que a preferência deve ser por uma boa escola, que seja reconhecida no mercado, para que possa ter uma boa aceitação e sucesso no mercado.
🤲🏽 Curso Técnico em Massoterapia
Curso disponível nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.
O Curso Técnico em Massoterapia forma profissionais especializados em cuidados com o corpo, seja para fins estéticos e de relaxamento, seja para o apoio à prática esportiva e cuidados pré e pós-cirúrgicos. Os Técnicos em Massoterapia são profissionais capacitados para atuar em clínicas de estética, em SPAs e hotéis e academias e clubes esportivos, por exemplo. Além disso, existe a possibilidade de trabalhar de forma autônoma em seu próprio espaço, com atendimento domiciliar ou em empresas.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 Empreendedorismo: passo a passo para abrir um negócio de massoterapia
👉 Por que Massoterapia é uma profissão promissora?
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 5
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?