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fatores geradores de saúde e doença

Professor Repórter: oficinas discutem identificação dos fatores geradores de saúde e doença

processo saúde e doença 


Por Jaci Simão Boing,
Professor Articulador Pedagógico da Escola Técnica Geração | Unidade Itajaí

O Serviço e Acompanhamento Pedagógico da Escola Técnica Geração de Itajaí realizou uma oficina com os professores do Eixo Temático Identificação dos Fatores Geradores de Saúde e Doença para discutir o processo de ensino/aprendizagem neste eixo.

O que motivou a realização desta oficina foi a observação de que, culturalmente, na escola, este eixo vinha sendo reduzido apenas ao ensino da anatomia humana, contemplando parcialmente as competências propostas no Projeto Político Pedagógico do Curso.

Esta oficina contou com a participação do professor Jaci Simão Boing, Articulador Pedagógico da Unidade Itajaí,  de Bianca Melo, gestora do Curso Técnico em Enfermagem, e dos quatro professores que atuam neste eixo nas diferentes turmas, professores Karla Evaristo, Paulo Bianchi Junior, Anderson Esser e Eduardo Succo. Na oportunidade, foram discutidos os desafios do ensino do eixo em um curso de formação de nível médio, que destacamos:

1. O eixo é oferecido logo no início do curso e desta forma os alunos podem não ter a ciência das atribuições do profissional de enfermagem de nível médio e encontram certa dificuldade de identificar o objetivo das informações que estão sendo trabalhadas em classe.

2. O perfil dos alunos dos cursos técnicos da área da saúde da Escola Técnica Geração é formado por jovens que terminaram o ensino médio há pouco tempo e por alunos adultos que estão há muitos anos sem estudar e que não têm experiência com fontes de pesquisa. Outra situação observada, que pode estar relacionada ao ensino de Anatomia logo no início do curso, é a dificuldade que os alunos têm em se familiarizar com uma linguagem técnica e com a quantidade de termos científicos que o eixo possui. Esta situação pede que os professores utilizem metodologias diversificadas em suas aulas para atender aos diferentes estilos de alunos.

3. Uso de redes sociais em sala. Elas são consideradas fontes de informação e merecem atenção especial dos professores como ferramentas para despertar os alunos para informações importantes para a sua formação e servir como disparadores de ensinagem.

4. Proposta pedagógica da escola. De acordo com a metodologia de ensino preconizada pela escola, o professor do eixo de Identificação dos fatores geradores de saúde e doença devem construir com os alunos competências educacionais em que o aluno seja capaz de reconhecer os sistemas orgânicos do corpo humano que servirão de base para a análise de situações de saúde e doença a serem trabalhados nos outros eixos temáticos do curso. Foram definidos requisitos mínimos para as bases tecnológicas (conteúdos) que devem ser abordadas neste eixo temático para que os alunos possam seguir na construção de suas competências profissionais com o auxílio de outros professores, em outros eixos temáticos ao longo do curso e – por que não dizer? – após a conclusão do curso técnico em Enfermagem.

A enfermeira Bianca Melo, gestora do Curso Técnico em Enfermagem, reconheceu a importância deste evento. “No final desta oficina ficamos com a sensação de que novas atividades como esta deverão ser realizadas novamente entre estes professores. Também podemos ampliar a estratégia a outros professores de outros eixos temáticos do curso técnico em Enfermagem”, considera.

Com esta oficina os professores trocaram experiências e saberes educacionais, permitindo um novo olhar sobre sua prática, identificando as possibilidades de melhorar ainda mais a qualidade de suas aulas, reforçando, assim, o compromisso da Escola Técnica Geração com a qualidade de ensino profissionalizante.

 

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