Para uma parcela expressiva da população, o orçamento mensal é calculado na ponta do lápis: existe um esforço, por parte de toda a família, para que as contas sejam pagas e seja possível economizar um pouquinho.
Por esse motivo, muitos nem sequer cogitam a oportunidade de investir na carreira antes de perceber um aumento na renda, pois acreditam que se trata de um investimento além do que poderiam custear.
O que essas pessoas ainda não sabem, todavia, é que as mensalidades dos cursos técnicos são acessíveis para todos e muito mais baratas, por exemplo, do que as mensalidades de um curso de nível superior.
Além disso, estudos mostram que é justamente esse investimento na formação que trará o sonhado aumento de salário: em uma pesquisa intitulada “Você no Mercado de Trabalho”, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apurou que, para cada ano de estudo a mais, o brasileiro ganha um aumento médio de 15% em seu salário.
E não se trata de melhorar as chances apenas de quem já se encontra empregado. A Fundação também observou que esse mesmo um ano de estudo equivale a um aumento de 3,38% nas chances de o brasileiro ocupar uma nova função no mercado de trabalho!
Ainda segundo dados divulgados a partir de uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem emprego já no primeiro ano após a conclusão do curso.
Isso significa que a maior parte dos estudantes já sai do curso técnico com uma vaga de trabalho garantida e sabendo que tem grandes chances de progredir na carreira dentro da empresa.
Com todas essas vantagens em fazer um curso técnico, vale a pena repensar as finanças e investir naquele com o qual você mais se identifica, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos 7 dicas para incluir a mensalidade do curso técnico no seu orçamento! Confira 🤓.
Conteúdo deste Post
O que considerar antes de fazer seu planejamento financeiro?
Ao fazer o seu planejamento financeiro, seja realista em relação ao diagnóstico da sua vida financeira atual. O projeto de investir na carreira começa com uma análise detalhada de suas finanças pessoais e de como você vai incluir a mensalidade do curso técnico no orçamento familiar. Para iniciar, liste, durante pelo menos 3 meses, todos os seus gastos. Em seguida, avalie onde estão os pontos de gasto de dinheiro e divida-os em dois grupos: os que podem ser cortados e os que podem ser reduzidos.
Nos gastos que podem ser cortados, inclua, por exemplo, jantares fora de casa, saídas com os amigos, compras de roupas, cosméticos e acessórios, gastos com decoração e objetos para a casa, compras de presentes, entre outros.
Caso você ache muito radical cortá-los, pense em reduzi-los, por exemplo, saindo com os amigos apenas uma vez por semana, jantando fora apenas em ocasiões especiais, comprando apenas uma peça de roupa nova por mês etc.
Lembre-se de que, além do gasto fixo com a mensalidade do curso técnico escolhido, existem gastos pontuais ou rotineiros que também devem ser considerados, como a matrícula, os materiais de estudo, o transporte/deslocamento, a alimentação e o aluguel/moradia (aluguel, custos fixos e variáveis), caso você precise sair de casa para estudar. 🏠
Como organizar-se financeiramente?
Incluir a mensalidade do curso técnico no orçamento exige, sobretudo, organização financeira. As 7 dicas a seguir são essenciais, portanto. Vamos lá?
1. Monte uma planilha de gastos
Existem aquelas pessoas que funcionam melhor com papel e caneta. Outras já são mais adeptas à tecnologia e se beneficiam de suas ferramentas. De um jeito ou de outro, a primeira dica é montar uma planilha de gastos para avaliar os seus gastos mensais para pensar em incluir a mensalidade do curso técnico no orçamento. Faça uma descrição minuciosa de todos os gastos (comida, contas, lazer, transporte etc.). 🚌
2. Avalie todos os seus gastos e veja o que pode ser evitado
Tendo a planilha de gastos montada, ficará bem mais fácil avaliá-los. O que é essencial e o que pode ser evitado? Existem dívidas que possam ser renegociadas? Algum gasto que possa cair, como economizar no consumo de energia, diminuir o pacote da TV a cabo ou reduzir a quantidade de GB do plano de internet? Lembre-se de que o equilíbrio financeiro é essencial para incluir a mensalidade do curso técnico no orçamento. 🤔
3. Estabeleça algumas metas
Montada a sua planilha e avaliados os seus gastos, estabeleça algumas metas visando a poupar dinheiro como, por exemplo
- Comer mais em casa;
- Levar marmitas para o trabalho;
- Fazer pesquisas de preço em diferentes supermercados;
- Tomar banhos mais curtos;
- Buscar produtos com melhor custo-benefício. 🔎
4. Encontre uma forma de fazer dinheiro
O quanto entra e o quanto sai de dinheiro todo mês? Essa é uma preocupação para boa parte da população. Muitas vezes, o foco está demasiadamente em diminuir o que sai, enquanto deve-se pensar em soluções também para aumentar o que entra. Por isso, tente encontrar uma forma de fazer dinheiro, seja negociando um aumento ou explorando as suas habilidades e trabalhando como autônomo e freelancer, por exemplo. 👨💻
5. Economize sempre que puder
Todo dia é dia de economizar! Para incluir a mensalidade do curso técnico no orçamento, não se pode vacilar: se puder, economize! Sabe aquele folheto do supermercado contendo as ofertas da semana? Pare de desprezá-lo e pesquise os preços daquilo que é imprescindível. Veja também se o supermercado em que você costuma fazer compras não oferece descontos se você fizer cadastro no seu clube de fidelidades ou baixar o aplicativo e ativar as ofertas, por exemplo. 💸
6. Tenha disciplina para poupar
Pode ser difícil recusar aquele convite para almoçar fora ou resistir àquela nova coleção de roupa, mas é necessário disciplina para poupar. Isso não significa que você nunca mais possa comprar nada do que gosta: no entanto, é preciso planejar. Assim, o fim do mês não será uma dor de cabeça. ✖️
7. Tenha uma reserva de emergência
Imprevistos podem acontecer, e não avisam quando vêm. É justamente por isso que são chamados de imprevistos! Sendo assim, a solução para contorná-los da forma mais breve é contando com uma reserva de emergência. Gastos emergenciais com doenças, acidentes ou reparos podem desestabilizar a sua organização financeira e comprometer a inclusão da mensalidade do curso técnico no orçamento. Por isso, sempre que possível, destine parte dos seus ganhos para uma reserva de emergência, a fim de evitar contrair dívidas. 🤑
O que pode facilitar essa missão?
As dicas que demos anteriormente foram úteis? Esperamos que sim! Além delas, saiba que existem mais formas de facilitar a missão de conseguir fazer um curso técnico, como as bolsas de estudo e o financiamento estudantil. Para ajudar você a realizar mais um sonho, a Escola Técnica Geração financia os cursos em até 36x. Dessa maneira, as mensalidades cabem no seu bolso e não se tornam motivo para um aperto financeiro. 🙂
E aí, gostou do nosso post com 7 dicas para incluir a mensalidade do curso técnico no orçamento? Comente abaixo e compartilhe com os colegas! 😉
🤷♀️ Possui dúvidas sobre seu futuro profissional?
O Teste Vocacional da Escola Técnica Geração é rápido e, com poucas perguntas, você terá acesso a algumas possibilidades em relação ao seu rumo profissional. Se você está indeciso(a) e não sabe qual rumo profissional seguir, ou qual seria o curso ideal para você, esse teste pode te ajudar muito no direcionamento inicial de sua carreira.
Muitas pessoas têm dificuldades em decidir qual profissão seguir. O recomendado é que procurem a ajuda de um Psicólogo Orientador Vocacional, porém, muitos não têm condições financeiras para isso, tempo ou apoio familiar para buscar ajuda profissional. O foco deste Teste Vocacional é dar orientação preliminar para quem está buscando encontrar uma opção de curso que combine com suas aptidões de forma fácil, rápida e gratuita.
Confira também:
👉 Quero mudar de profissão. O que fazer?
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 7
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?