A conclusão do ensino médio é o fim de uma etapa indispensável para a vida de todos que buscam um futuro promissor na carreira. No entanto, com um mercado de trabalho tão concorrido e índices de desemprego que não diminuem, é fundamental buscar uma qualificação profissional para se destacar em meio a tanta gente e conseguir um bom trabalho.
Se você está se formando no nível médio ou terminou, provavelmente já deve ter notado a necessidade de fazer um curso técnico ou faculdade para alcançar um futuro digno e com qualidade de vida. São tantas as opções que fica difícil decidir qual delas se encaixa melhor no seu perfil ou então que possa te garantir uma boa remuneração após se formar.
Mas afinal, o que fazer? Curso técnico ou faculdade? Para saber como escolher é preciso conhecer melhor cada uma dessas opções, pois ambas podem mudar completamente sua vida, já que qualquer diferencial pode ser uma série de portas abertas no mercado de trabalho.
Por isso, neste conteúdo vamos te explicar sobre essas duas modalidades de ensino. Assim, você terá as informações necessárias para saber qual deles encaixa melhor em sua realidade.
Conteúdo deste Post
Realidade do mercado de trabalho
Como no Brasil vigorou por muito tempo a crença de que era preciso fazer uma faculdade para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho, é comum ver especialistas afirmarem que proliferaram cursos de graduação que nem sempre têm qualidade ou que oferecem as qualificações consideradas vitais pelas empresas. “Muita gente passou a achar que valia mais a pena fazer qualquer faculdade do que um curso técnico – e isso não é verdade”, comentou Márcia Almstrom, diretora de Recursos Humanos da Consultoria ManPowerGroup, em uma reportagem da BBC Brasil.
Ainda segundo a diretora de RH da ManPowerGroup, a regra geral é de que vale mais um bom curso técnico, com as qualificações que as empresas estão precisando, do que um curso superior de pouca qualidade em áreas de humanas que pouco atendem as necessidades do mercado.
Uma pesquisa realizada pela consultoria ManpowerGroup demonstrou como no Brasil o grande problema das empresas é justamente preencher as vagas de técnicos. Ou seja, percebe-se na prática que quem faz um curso técnico consegue um melhor posicionamento no mercado e também uma chance maior de receber melhor – quanto maior a demanda por um profissional, maior a capacidade dele de negociar salários maiores.
Por outro lado, fazer uma faculdade, especialmente dependendo do curso, pode significar outros ganhos. Primeiro, que para postos de gestão e de liderança nas empresas é frequente a busca por profissionais que tenham um curso superior. O segundo ganho é que na sociedade brasileira a cultura predominante ainda é de valorização do diploma do ensino superior.
Por isso, mesmo uma vantagem do ensino técnico é que ele não apenas acelera a trajetória do profissional que opta por ele, como também pode preparar melhor esta pessoa para o ensino superior – se este for o caminho futuro que a pessoa definir para si. Muitos formados em cursos técnicos começam a trabalhar e conseguem pagar o investimento numa faculdade com os rendimentos da atividade de técnico.
Além disso, conseguem muito mais experiência na área, como é o caso dos técnicos de Enfermagem que depois concluem a graduação em Enfermagem. Esses alunos, já durante a faculdade, têm muito mais vivência de mercado do que seus colegas.
Como são os Cursos Técnicos?
Vamos acabar com a dúvida “curso técnico ou faculdade?” Para isso é preciso entender quais as características e benefícios de cada opção.
O curso técnico tem como finalidade preparar profissionalmente os estudantes do ensino médio ou que já o concluíram. Nesta modalidade de ensino, os alunos aprendem funções mais práticas, pois a didática é voltada diretamente para o mercado de trabalho.
O foco principal desse tipo de curso é capacitar a pessoa rapidamente para que ela possa ingressar em algum setor produtivo do mercado de trabalho com menos tempo de estudo. Por isso, os cursos técnicos têm menos duração que a faculdade, podendo ser uma excelente opção para quem tem urgência por uma nova profissão.
Os cursos técnicos são divididos em 3 modalidades e é sobre elas que falaremos a seguir.
Modalidades de Ensino Técnico
Subsequente
São os cursos técnicos que exigem o ensino médio concluído para ingressar. É construído exclusivamente com matérias técnicas. O aluno precisa do que foi aprendido no ensino médio para conseguir acompanhar as aulas. Podem durar até 2 anos.
Concomitante
Um curso técnico concomitante é aquele feito em conjunto com o ensino médio, porém em períodos diferentes. Ex: Ensino médio de manhã e curso técnico à tarde. Nesta modalidade o aluno só têm acesso ao diploma técnico após a conclusão do ensino médio.
Integrado
No curso técnico integrado, tanto as disciplinas técnicas quanto as do ensino médio são reunidas em um único curso. Neste caso, o aluno pode ingressar após concluir o ensino fundamental e cursar ensino médio e técnico ao mesmo tempo.
Quais as vantagens de fazer um curso técnico?
Atualmente, o MEC credencia mais de 200 cursos técnicos diferentes, divididos em 13 eixos tecnológicos. Um enorme leque de opções para que você possa se profissionalizar na área que mais te atrai.
Todos esses cursos entregam diploma técnico que serve para comprovar os estudos na área cursada.
A grande vantagem do curso técnico é o tempo de estudo, que permite que o aluno ingresse no mercado de trabalho numa profissão específica mais rápido quando comparado à uma faculdade.
O tempo reduzido para formação impacta também nos custos, que são muito mais em conta em relação à faculdade.
Outra característica vantajosa do curso técnico é a possibilidade de começar a partir dos 14 anos e ter contato desde cedo com o mercado de trabalho, permitindo a independência financeira ainda no ensino médio.
Para os mais velhos e que ainda não tem uma formação, o curso técnico pode se transformar numa alternativa muito interessante, pois é uma qualificação profissional adquirida rapidamente e com investimento relativamente baixo, possibilitando melhores oportunidades de trabalho num curto espaço de tempo e com custos reduzidos.
Como é a Faculdade?
A faculdade ou graduação é um curso de nível superior que só pode ser feito depois de terminar o ensino médio.
Nesta modalidade de ensino o objetivo é capacitar o aluno profissionalmente e ao mesmo tempo desenvolver seu grau reflexivo e senso crítico. Os cursos são divididos em 3 modalidades, geralmente duram entre 3 a 5 anos e contam com disciplinas que desenvolvem o conceito, as habilidades de discussão teórica e aulas práticas.
Além de ser realizada dentro da faculdade em seus laboratórios, a parte prática também é feita por meio dos estágios em empresas e outras instituições durante o curso, ou seja, antes de pegar o diploma de conclusão.
Para ingressar em uma faculdade, além de ter concluído o ensino médio, é preciso participar do processo seletivo, os vestibulares. Algumas instituições aprovam o futuro aluno por meio da apresentação de sua nota no ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio.
Depois de concluir a graduação, o aluno pode optar por ingressar no mercado de trabalho para atuar em sua área ou seguir para os ambientes de pesquisa. Além disso, após o término da faculdade, é possível entrar nos programas de pós-graduação.
Modalidades do Ensino Superior
Bacharelado
O Bacharelado tem duração média de 4 a 6 anos e é uma formação mais direcionada para o mercado de trabalho, com currículos que entregam uma visão mais geral da área. Arquitetos, administradores, engenheiros e jornalistas são alguns exemplos de bacharéis em suas áreas específicas.
Licenciatura
A licenciatura é como um bacharelado, mas que também prepara o aluno com cargas pedagógicas para que ele possa ser professor em sua área nos ensinos fundamental e médio. A duração média de um curso com licenciatura é entre 4 e 6 anos de curso.
Tecnólogo
Tecnólogo é um tipo de graduação de nível superior focado diretamente na preparação do aluno para o mercado de trabalho. Mesmo com disciplinas teóricas, o curso é mais prático e conta com trabalhos de campo para que os alunos possam aumentar seu conhecimento na área que escolheram estudar.
Além do foco direcionado para a prática, outra diferença do tecnólogo para as outras modalidades de graduação superior é o tempo do curso, com duração média inferior ao bacharelado e licenciatura, com formação entre 2 e 3 anos.
Conheça nossa Campanha
Trazemos o Emprego Até Você
Cursos Técnicos Disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
Ao longo de mais de duas décadas, a Escola Técnica Geração estabeleceu inúmeras parcerias com as principais instituições de saúde catarinenses, algo que facilita a contratação dos alunos na especialidade desejada. O resultado disso é que mais de 80% dos alunos da Escola Técnica Geração conseguem emprego na área antes mesmo da formatura.
Nossos cursos são de menor duração em relação ao nível superior, durando em média 24 meses, e também possuem valores mais acessíveis. A grade curricular é organizada de forma a possibilitar aos alunos certificados intermediários ao longo da sua formação, possibilitando que eles iniciem suas carreiras muito antes da conclusão do curso.
Conheça nossos Cursos TécnicosQuais as vantagens de fazer uma faculdade?
Fazer uma faculdade é um grande passo na vida da pessoa que, além de se capacitar profissionalmente, tem acesso ao ambiente acadêmico, um lugar de construção e aprimoramento de conhecimentos.
A faculdade tem cursos mais flexíveis, pois além da modalidade presencial, é possível fazer online, sendo necessário realizar as provas presenciais, ou optar pelo formato híbrido. Neste caso, a carga horária é constituída por aulas online e presenciais.
As vantagens para o aluno formado são:
- Média salarial em cerca de 150% a mais do que profissionais com graduação de nível médio;
- Boa empregabilidade – a cada dia que passa o filtro das empresas para contratar novos profissionais fica mais fino;
- Networking – o ambiente acadêmico e os estágios proporcionam o contato com muitas pessoas da área;
- Possibilidade de especialização (pós graduação);
- Excelente desenvolvimento pessoal.
Curso técnico ou faculdade: quais são as principais diferenças?
A grande diferença entre curso técnico e faculdade é o nível de escolaridade. As modalidades de curso técnico garantem formação de nível médio, já a faculdade é uma graduação de nível superior.
Outra diferença entre as duas modalidades são os requisitos para ingressar em cada uma delas. O curso técnico pode ser acessado por alunos do ensino médio, pois requer apenas o ensino fundamental. Já para entrar na faculdade é preciso do diploma do ensino médio e passar no vestibular.
Também é importante destacar que para ingressar no ensino técnico não há necessidade de aprovação no vestibular ou Enem, ou seja, basta realizar a matrícula para começar a estudar.
Afinal, qual é a melhor opção: curso técnico ou faculdade?
Antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer que não existe a melhor opção. Optar por curso técnico ou faculdade depende do perfil e realidade de cada pessoa.
O curso técnico é uma boa escolha para quem está cursando ou quase terminando o ensino médio e que precisa se preparar rapidamente para entrar no mercado de trabalho, sem muita concorrência para ingressar no curso.
Além disso, para quem precisa de qualificação profissional e não pode gastar tanto quanto gastaria fazendo uma faculdade, a formação técnica é uma excelente alternativa. O curso técnico também é uma boa escolha para quem ainda não tem certeza de qual área quer atuar e deseja explorar as possibilidades sem ter que passar 4 ou mais anos dentro da faculdade.
Agora, se você busca por uma formação mais abrangente, tem disponibilidade para investir mais tempo e dinheiro, a faculdade pode ser a melhor escolha.
Para os que sonham em ensinar outras pessoas e atuar como professores, a faculdade é a opção ideal devido a modalidade de licenciatura.
E agora, sanou sua dúvida sobre qual é melhor, curso técnico ou faculdade? Você viu até aqui que a melhor opção depende da realidade e expectativas de cada pessoa. Analise as suas necessidades, os prós e os contras de cada opção e faça sua escolha. Para aprender mais sobre o ensino técnico, continue em nosso blog.
🤓 Conheça nossos Cursos Técnicos Presenciais
Cursos disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 O futuro do Ensino Técnico: aula a distância pode tornar-se realidade!
👉 O que é melhor: Curso presencial ou a distância?
👉 Saiba por que o ensino técnico é uma excelente opção para o futuro do seu filho
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 16
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?