Margareth Azevedo de Azeredo
Professora
No dia 13/07/2017 os alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho das turmas ST102 e ST303 tiveram a oportunidade de participar de uma visita técnica ao Hospital SOS Cárdio. No momento da visita os alunos foram recepcionados pelas técnicas em Segurança do Trabalho da empresa Giliane Rosa e Marina Schramm.
A visita teve início com uma palestra ministrada pela técnica Giliane, que demonstrou como está composta a estrutura organizacional do hospital referente à Segurança do Trabalho. Além disso, foram explanadas e demonstradas quais as iniciativas tomadas pelas técnicas com relação ao cumprimento da NR 32, como a empresa gerencia a atuação da CIPA e ainda como é feita a gestão de alguns processos do SESMT.
>>> Confira mais notícias sobre o curso de Segurança do Trabalho
Foram apresentadas algumas planilhas em Excel, que são utilizadas com o propósito de garantir a eficiência das ações. Os principais processos apresentados se referiam a vencimento de exames médicos relacionados ao PCMSO, controle de vencimento da manutenção dos extintores. Foi possível visualizar também alguns gráficos relacionados à saúde do funcionário e o perfil epidemiológico dos mesmos.
A palestra evidenciou a importância da SIPAT, da conversa franca com os chefes de setor, das campanhas e palestras que ajudam na informação dos funcionários e como o trabalho em equipe é imprescindível para a eficiência do processo de gestão da Segurança do Trabalho dentro de um Programa Hospitalar.
Comentou também sobre a importância da existência da Brigada de Incêndio, do controle sobre os extintores e do treinamento necessário para que ocorra a evacuação do prédio com segurança em caso de sinistro.
Após a exposição, os alunos percorreram o prédio na companhia das técnicas para visualização das instalações, quando foi possível conhecer o Sistema Preventivo de Incêndio instalado, assim como, de que maneira o hospital opera com relação à gestão de resíduos orgânicos, recicláveis e hospitalares.
Uma excelente e rica oportunidade, que agradecemos imensamente, pois dessa forma os alunos puderam verificar na prática a aplicação dos seus conhecimentos.
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?