A entrevista de emprego é uma grande oportunidade de impressionar os recrutadores em processos seletivos e se destacar em meio às dezenas de candidatos. E cada vez mais as organizações estão investindo em entrevistas comportamentais, que avaliam muito além das experiências anteriores de trabalho do aspirante à vaga.
Por isso, especialmente em momentos onde se tem uma concorrência muito elevada nos processos seletivos, conhecer alguns macetes na hora de participar de uma entrevista pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma contratação.
Dicas para se sair bem nos processos seletivos
E foi essa experiência que os alunos da turma A301 do curso técnico em Administração da Escola Técnica Geração passaram no mês de julho. Os estudantes encenaram uma seleção por competências, como parte do do eixo temático de Gestão de Pessoas.
– A seleção por competências consiste em selecionar o melhor candidato com as qualificações técnicas e comportamentais. Nesse sentido, a seleção é realizada com perguntas que façam o candidato trazer as vivências que ele tem na área em questão – explica a professora Josiane Ávila, responsável pela atividade.
A turma foi divida em duplas, e se revezavam entre gestores e candidatos. Essa vivência é importante para que os estudantes saibam como se comportar tanto no momento de buscarem um espaço no mercado de trabalho, quanto para auxiliar em um processo de recrutamento quando já estiverem trabalhando em uma empresa.
Como candidatos, os estudantes eram orientados sobre comportamentos inadequados durante uma entrevista – como linguagem corporal, roupas e como se portar. Já na fase de gestores, os estudantes tinham de trabalhar com os questionamentos pertinentes às seleções por competências e adequadas à Resolução de 2008, que torna proibidas discriminações de cunho sexual, racial, religioso e orientação sexual, entre outros.
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?