Os bancos escolares nem sempre proporcionam tudo o que o estudante precisa para entrar no mercado de trabalho ao final da formação escolhida. Assim, o estágio se torna uma etapa fundamental para a formação dos futuros profissionais. Conseguir um estágio proporciona um primeiro contato com as funções da profissão desejada e promove oportunidades de vivenciar na prática o que é aprendido em sala de aula.
Conseguir um estágio traz ao estudante uma rica troca de experiências com funcionários mais antigos, assim como o intercâmbio de ideias, conceitos e estratégias. Além disso, o estágio pode ser a porta de entrada para um futuro emprego, já que muitas empresas costumam efetivar estagiários ao término do contrato de estágio ou, em alguns casos, até antes disso.
Durante o estágio, o estudante também desenvolve experiência, maturidade e enriquece sua bagagem profissional e pessoal. Estagiar em mais de uma empresa pode ainda ampliar a rede de contatos e facilitar a entrada no mercado de trabalho após o término do curso.
Alguns dos benefícios que um estágio pode proporcionar:
- Formação de networking (rede de contatos);
- Conhecimento da profissão na prática;
- Atuação em diferentes áreas de uma empresa;
- Ampliação de referências e competências;
- Possibilidade de ser efetivado;
- Bolsa estágio;
- Desenvolvimento e aprimoramento da identidade profissional.
Conteúdo deste Post
Defina o seu objetivo profissional
Para conseguir um estágio que agregue conteúdo ao objetivo profissional do estudante, é importante buscar oportunidades que estejam alinhadas ao seu perfil. Para isso, é preciso que o estudante saiba qual caminho profissional deseja seguir. O autoconhecimento aqui é uma peça chave. Conhecer suas habilidades e o que o move e o estimula em seu desempenho facilita na definição do seu objetivo profissional. Com ele definido, vale buscar as empresas que mais se alinham a este foco.
Prepare um bom currículo (cuidado com o português e formatação)
Construir um bom currículo é fundamental para conseguir um estágio. Como ele normalmente é o primeiro contato do recrutador com o candidato, precisa apresentar os pontos fortes do candidato e seus objetivos profissionais.
No currículo, é preciso constar, além dos dados pessoais do candidato, sua formação, experiência e objetivo profissionais, competências e habilidades. Caso o candidato ainda não possua experiência, uma boa opção é inserir trabalhos desenvolvidos durante o período de formação e até mesmo experiências voluntárias que, de alguma forma, acrescentem em seu perfil profissional ou reforcem alguma competência ou habilidade.
Tão importante quanto o conteúdo do currículo está o cuidado que o candidato deve ter com sua apresentação. O currículo deve ser escrito em uma linguagem clara e objetiva e com todo cuidado com as palavras, para que expressem o que o candidato pretende e estejam escritas corretamente, de acordo com as normas da Língua Portuguesa. A formatação também deve ser simples, que facilite a leitura.
Apresente somente as experiências compatíveis com seu objetivo profissional
Quando se tem claro o objetivo profissional é mais fácil saber para onde se quer ir e conhecer as habilidades necessárias para percorrer o caminho. Assim, é importante apresentar as habilidades e conhecimento que estejam alinhados ao objetivo profissional. Um recrutador a um cargo na área de marketing não precisa saber se o candidato entende de mecânica, por exemplo. A ele interessa a formação na área, experiência e capacidades, como, por exemplo, de liderança, criatividade, planejamento etc.
Ao ser chamado para uma entrevista estude a empresa
Quando o candidato é chamado para uma entrevista, é importante que ele busque informações a respeito da empresa. Estude sua cultura, missão e valores, assim como seu ramo de atuação. Este tipo de informação costuma estar disponível nos sites da corporação. A busca na internet por matérias jornalísticas, que falam a respeito da companhia, também pode ser fonte de informação. Conhecer detalhes da empresa pode auxiliar a posição do candidato em relação aos concorrentes, pois demonstra interesse na oportunidade e capacidade de buscar informações por conta própria.
Não invente mentiras – nem no currículo, nem nas demais fases do processo seletivo
O velho ditado “mentira tem perna curta” cabe em muitos contextos, inclusive em processos seletivos. Inventar histórias sobre experiências, conhecimentos e aptidões serão facilmente descobertas pelo recrutador, o que pode acabar com qualquer chance de o candidato continuar na disputa pelo estágio. O indicado é ser sincero, se apresentar como é, suas competências e com o que está capacitado a exercer.
Conheça nossa Campanha
Trazemos o Emprego Até Você
Cursos Técnicos Disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
Ao longo de mais de duas décadas, a Escola Técnica Geração estabeleceu inúmeras parcerias com as principais instituições de saúde catarinenses, algo que facilita a contratação dos alunos na especialidade desejada. O resultado disso é que mais de 80% dos alunos da Escola Técnica Geração conseguem emprego na área antes mesmo da formatura.
Nossos cursos são de menor duração em relação ao nível superior, durando em média 24 meses, e também possuem valores mais acessíveis. A grade curricular é organizada de forma a possibilitar aos alunos certificados intermediários ao longo da sua formação, possibilitando que eles iniciem suas carreiras muito antes da conclusão do curso.
Conheça nossos Cursos TécnicosUse sua rede de contatos para receber indicações
Quem quer conseguir um estágio, pode ter em sua rede de contatos um valioso auxílio. Colegas de curso, professores e monitores muitas vezes têm informações sobre vagas que surgem no mercado, principalmente na sua área de atuação. Amigos de diversas áreas também podem ser consultados, pois a empresa em que trabalham podem ter vagas abertas na área de atuação desejada. Conversar com as pessoas a respeito do seu objetivo profissional e que tipo de função deseja exercer também é uma forma de ser lembrado quando a vaga aparecer.
Cultivar ainda uma rede de contatos com pessoas que têm interesses em comum é uma porta que pode gerar boas oportunidades para conseguir um estágio. Um caminho para isso é ser ativo nas aulas, manter uma boa relação com os professores, participar de grupos de estudos, visitar feiras de estágio e cadastrar o currículo em portais de divulgação, tema do próximo tópico deste post.
Visite feiras de estágio e cadastre seu currículo nos portais de divulgação
Visitar feiras de estágio é uma ótima oportunidade para ampliar a rede de contatos, conhecer empresas e conversar com analistas e gestores de Recursos Humanos das companhias. Outra dica é participar de palestras que costumam acontecer nesse tipo de evento. Uma boa pergunta pode inclusive gerar um primeiro contato com algum executivo de uma empresa interessante. Outra dica é levar currículos e deixar onde for possível, como em alguns estandes, se houver esta possibilidade.
Para ter visibilidade, outra opção é ter um perfil profissional nas redes sociais. O Linkedin é hoje a principal delas. Mesmo que o candidato não tenha muita experiência, terá acesso a vagas de estágio e conteúdos relevantes sobre carreira e mercado de trabalho. Há também opções de cadastro em plataformas focadas em estágios, como é o caso da Gera Emprego, agência de encaminhamento profissional da Escola Técnica Geração.
Não se prenda ao valor da bolsa/remuneração
O estágio é uma boa oportunidade para o estudante colocar em prática o que aprende no curso de formação, além de desenvolver novas habilidades e aperfeiçoar seus pontos fortes. Mesmo sendo importante ele ser recompensado pelo trabalho que desempenha, é preciso perceber que uma boa oportunidade de aprender, desenvolver seu potencial na área de atuação desejada e ainda ter a possibilidade de efetivação, na maioria das vezes é muito mais recompensador que uma bolsa estágio com valor superior em 200 reais, que seja um trabalho maçante e sem perspectiva de contratação. Além da remuneração, considerar as possibilidades de desenvolvimento e crescimento na função pode garantir o início de uma carreira de sucesso!
🤓 Conheça nossos Cursos Técnicos Presenciais
Cursos disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 Não passei no SiSU, e agora? Conheça outras possibilidades!
👉 O Técnico em Administração pode trabalhar com Marketing?
👉 Qual profissão mais combina comigo? Confira + Teste Vocacional Online
👉 Compensa fazer um Curso Técnico? Entenda porque esta é a melhor formação para conseguir emprego!
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 7
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?