Simone Regina Gomes Pereira
Professora
No dia 19/06 a turma A302 – Técnico em Administração – realizou uma visita técnica ao Beiramar Shopping, com o objetivo de observar, anotar e fotografar as ações de promoção, merchandising, propaganda e publicidade, possibilitando o alinhamento da teoria com a prática de mercado.
Os alunos, em equipes, visitaram quatro lojas, observando as ações citadas. Desta forma, perceberam a utilização do material e das técnicas para exposição, destaque e visibilidade da mercadoria no ponto de venda, percebendo a influência dessa prática no estímulo à compra. Eles analisaram também a atmosfera de compra das lojas, observando layout, comunicação, cor, som, luz e aroma, que ajudam a desencadear o momento da venda.
Os acadêmicos, muito animados, retornavam constantemente ao ponto de encontro, mostrando fotos e tirando dúvidas. O interessante foi ouvir dos alunos quantas ações eles presenciavam no dia a dia, inclusive como consumidores, porém não percebiam a estratégia de marketing intrínseca nas mesmas. Relataram que agora a o “olhar” é menos inocente e bem mais crítico.
A apresentação dos trabalhos foi realizada no dia 26/06, quando os alunos mostraram as fotos tiradas e explicaram cada ação. O conteúdo foi muito rico e a análise dos alunos bem crítica. Eles identificaram algumas lojas extremante criativas, como O Boticário com o perfume gigante; Beagle com as promoções em formato de revista em quadrinhos; Imaginarium, com o preço de banana; entre outras. Descreveram lojas com atmosfera de compra atrativa e ideal, porém, outras que contradizem a regra. Perceberam como a chamada para a promoção atrai a atenção dos consumidores, como uma vitrine criativa influencia na percepção e na vontade de compra do cliente.
Com esta experiência, os alunos conseguiram materializar na prática o que falamos nas aulas teóricas em sala, valorizando e enriquecendo o processo ensino-aprendizagem.
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?