Saiba quais são as competências comportamentais que as empresas mais valorizam na hora de contratar.
Num mercado cada vez mais competitivo, os profissionais se veem diante de inúmeros desafios para alcançar o sucesso profissional. Desse modo, desenvolver aptidões e competências comportamentais se torna essencial, uma vez que as empresas têm estabelecido critérios cada vez mais rigorosos para a contratação de novos colaboradores.
Mas afinal, as competências comportamentais são traços de personalidade que carregamos durante toda a vida ou são habilidades que desenvolvemos ao longo do tempo e das experiências?
É certo que todos nós somos a soma da nossa herança genética com a influência do meio em que vivemos. Portanto, alguns comportamentos podem ser herdados e, assim, fazer parte da nossa personalidade.
Por outro lado, algumas competências podem ser adquiridas e desenvolvidas ao longo do tempo, seja pela convivência com pessoas, a partir de estudos ou mesmo pela necessidade de adaptação ao meio social.
Nesse sentido, diante da busca por oportunidades de trabalho, é importante compreender o que o mercado espera dos profissionais e analisar quais as suas competências atuais e quais são aquelas que precisam de maior atenção para serem desenvolvidas.
Neste artigo falaremos sobre 10 competências comportamentais mais valorizadas atualmente dentro das empresas e porque é importante demonstrar cada uma delas.
Boa leitura!
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O que são competências comportamentais e por que é importante demonstrá-las?
Antes de falar sobre as competências comportamentais de modo mais objetivo, vamos entender o que elas significam e porque devem ser enfatizadas.
Ocorre que, na maioria das vezes, tendemos a mostrar nossa experiência e capacidade técnica para desempenhar funções de trabalho. No entanto, as empresas têm valorizado cada vez mais o comportamento do candidato diante de situações do cotidiano e no convívio com outras pessoas.
Mas afinal, como definir esse tipo de competência?
Também chamadas de soft skils, as competências comportamentais são definidas como habilidades, conhecimentos e atitudes de uma pessoa em relação ao meio social e como ela age e reage diante de situações do cotidiano.
Portanto, tais habilidades estão relacionadas ao comportamento humano em sociedade, e que se refletem dentro do ambiente de trabalho. Assim, com base nessas competências e formas de comportamento, que são bastante variadas, é possível avaliar e determinar se um profissional possui o perfil mais ou menos adequado para ocupar um determinado cargo.
Nesse sentido, demonstrar as competências comportamentais é importante para que a avaliação para um posto de trabalho seja feita considerando também o fator humano, e não apenas técnico e profissional.
Isso tende a evitar problemas futuros que podem ocorrer quando uma pessoa, por exemplo, tem conhecimento técnico para uma função específica, mas não possui habilidades de comportamento que o cargo exige — trabalhar sob pressão, prazos muito apertados, liderança de equipe são alguns exemplos.
Por outro lado, — e o mais importante — deixar claro o conhecimento que se possui, para além de um trabalho específico, pode ajudar a conquistar uma vaga no mercado, sobretudo quando o empregador leva em conta, além do bom desempenho comportamental do candidato, a experiência e capacidade técnica em si.
As 10 competências comportamentais mais valorizadas pelo mercado de trabalho
Vamos então entender um pouco mais sobre as principais competências que você deve desenvolver?
A seguir, listamos 10 competências que têm se destacado nos processos seletivos, e que podem ajudar na busca por uma colocação. Confira:
1. Colaboração e trabalho em equipe
Empresas são formadas por grupos de pessoas. Ainda que você atue numa área específica, terá que lidar com colegas de outras áreas, afinal, tudo funciona como uma engrenagem.
E mesmo que o trabalho seja remoto, o que se tornou mais comum nos últimos anos em decorrência da pandemia, saber trabalhar em equipe e possuir um espírito colaborativo é (ainda mais) essencial!
Dessa forma, saber ouvir, ensinar, dar apoio à resolução de problemas torna as relações muito mais fáceis, e isso é bem visto pelas empresas.
2. Capacidade de trabalhar em ambiente virtual
Desde 2020, a capacidade de atuar em ambiente virtual se tornou uma das competências comportamentais mais valorizadas pelo mercado. Afinal, muitas empresas que foram obrigadas a migrar para o sistema de trabalho home office, optaram por permanecer nesse modelo.
Portanto, o profissional que consegue organizar sua rotina para trabalhar a partir de casa, e se adapta facilmente às ferramentas utilizadas para a gestão do trabalho no ambiente virtual, com certeza se destaca.
3. Flexibilidade e gerenciamento do tempo
Da mesma forma que a capacidade de se adaptar ao ambiente virtual tem sido um diferencial dos candidatos, saber gerenciar seu tempo e mostrar-se flexível para horários e locais de trabalho está entre as principais competências comportamentais da atualidade.
Portanto, profissionais que souberem lidar bem com as transformações e com ajustes feitos de última hora serão mais valorizados. A prioridade está na produtividade, seja em casa ou no escritório.
4. Resiliência e desenvoltura para resolver problemas
Um dos aspectos comportamentais mais importantes, tanto na vida quanto no trabalho, é a resiliência. Essa palavrinha que se tornou muito comum nos últimos anos, se refere à capacidade de uma pessoa de se recompor diante de uma dificuldade ou pressão sofrida.
Ou seja, quando o profissional consegue demonstrar certa flexibilidade na resolução de problemas e mostra-se firme diante de reveses, as empresas avaliam essa postura como algo positivo. Especialmente em certas funções e cargos, que apresentam um nível maior de criticidade.
5. Aceitação de feedbacks
Aceitar feedbacks — que nem sempre são positivos — e saber aplicá-los a seu favor para evoluir profissionalmente é uma competência extremamente importante para o mercado de trabalho.
Afinal, quando um superior dá retorno sobre algum resultado ou atitude, sejam elas favoráveis ou não, o objetivo é fazer com que o profissional entenda aquilo como uma orientação, e não somente como uma crítica.
Quem possui essa capacidade tende a crescer dentro da empresa e também se destacar na sua área de atuação.
6. Comunicação clara e eficaz
A boa comunicação é a chave de todas as relações. E acredite: nem todos falam “a mesma língua”, ainda que falem o mesmo idioma.
O que isso significa? Que para ter uma comunicação fluida, que é imprescindível no ambiente profissional, é preciso saber se expressar de modo claro, objetivo, com ideias organizadas para que sejam emitidas e interpretadas de maneira correta.
Seja no diálogo com colegas, gestores e subordinados, ou ainda com fornecedores e clientes, a comunicação deve ser fluida. Para isso, é necessário que o profissional tenha habilidade para ouvir, escrever e interpretar em diferentes situações.
7. Empatia e inteligência emocional
Especialmente no ambiente de trabalho, onde é necessário conviver com pessoas muito distintas, de lugares, culturas e credos distintos, ser empático é quase uma obrigação.
Saber se colocar no lugar do outro, entender suas características e personalidade, e não se deixar afetar por diferenças ou divergências de qualquer tipo é uma competência crucial para quem quer seu “lugar ao sol” no mercado de trabalho.
Para isso, no entanto, é necessário possuir uma inteligência emocional bem desenvolvida. Principalmente em cargos de liderança, onde é preciso gerir equipes e manter o bom relacionamento interno e com clientes.
8. Dedicação e proatividade
Com certeza você já deve ter ouvido falar muito em proatividade. Pois esta segue sendo uma das competências comportamentais mais buscadas pelos recrutadores, pois significa que o profissional é capaz de agir de modo ativo, se antecipando aos problemas e necessidades, sem esperar por ordens.
Do mesmo modo, a proatividade é vista como dedicação, uma vez que demonstra atenção e capacidade resolutiva, que estão ligadas ao senso de produtividade.
9. Pensamento Crítico
Entre as competências comportamentais que mais se destacam, está a habilidade de analisar diferentes cenários e, assim, propor soluções. O pensamento crítico é, portanto, uma forma de lidar com as dificuldades e situações imprevistas que se apresentam.
Sobretudo num cenário pós-pandemia, que modificou as relações comerciais e de trabalho em diversos níveis, essa competência se faz muito necessária para as empresas, que ainda estão se adaptando à transformação, e buscam por pessoas criativas e analíticas.
10. Autoconfiança
Podemos dizer que a autoconfiança é “filha” do conhecimento e da experiência. Isso significa que, quanto mais competência técnica para desempenhar determinada função você tiver, maior será sua autoconfiança enquanto profissional designado para tal função.
Desse modo, ao mostrar-se autoconfiante, você passa a ideia de alguém capacitado, o que inspira a confiança tanto dos chefes quanto dos subordinados e demais colegas.
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