Foco e dedicação são duas coisas indispensáveis para encarar a jornada dupla e não se entregar ao cansaço. Conciliar trabalho e estudo não é fácil, mas com os hábitos certos e muita organização é possível dar conta do recado e render bem nas duas atividades.
Mesmo com o desgaste de passar o dia todo fora de casa e ainda ter que cuidar das rotinas domiciliares, aprendendo as práticas corretas é possível organizar seu tempo e cumprir com todos os compromissos.
Neste conteúdo, vamos te mostrar como conciliar trabalho e estudo introduzindo algumas práticas no seu cotidiano. Assim, você poderá planejar melhor sua vida e para conquistar seus objetivos com os estudos.
Boa leitura!
Conteúdo deste Post
O primeiro passo para conciliar Trabalho e Estudo: encare a realidade
Encarar a própria realidade é a primeira atitude a ser tomada para que seja possível conciliar trabalho e estudo. Isso quer dizer que você precisa estabelecer suas prioridades, gerenciar suas atividades diárias e, a partir disso, estabelecer um cronograma para realizá-las.
Além disso, é fundamental reconhecer que você não é capaz de abraçar o mundo e que precisa de momentos de lazer para manter a sua cabeça no lugar.
A seguir, vamos te explicar cada um desses pontos em tópicos para que você consiga entender que existem etapas e como se comportar para que cada uma delas seja planejada e realizada da maneira correta.
Confira!
Leia o post 👉 Opções de Cursos para melhorar sua Qualificação Profissional
Estabeleça suas prioridades
A primeira atitude a ser tomada para conciliar trabalho e estudo é se transformar em seu próprio gestor. Assim como uma empresa, sua vida tem diversos departamentos que precisam ser gerenciados para que as demandas de cada um deles sejam atendidas e os resultados alcançados.
Seguindo este raciocínio você deve questionar: “O que é preciso para que cada ‘departamento’ da minha vida funcione, quais ações devem ser tomadas para que tudo aconteça conforme o planejado?”
Você precisa entender que cada compromisso é uma engrenagem para que sua vida rode perfeitamente. É preciso visualizar trabalho e estudo como peças complementares de um todo e não torná-los atividades que competem com seu tempo disponível e sua atenção.
Por isso, o pontapé inicial é estabelecer suas prioridades. Assim, somente as engrenagens que realmente ajudam sua vida “rodar” farão parte dela.
Para te ajudar, vamos te mostrar os níveis de prioridade para que você saiba o que pode ser removido de sua rotina e o que é indispensável para que ela aconteça e tudo seja feito com qualidade.
- Indispensável: São as coisas que só você pode fazer e que são extremamente importantes na sua vida (trabalhar, estudar, se alimentar corretamente, cuidar dos filhos, etc.)
- Importante: Aqui estão as atividades importantes ou razoavelmente importantes, ou seja, são coisas que você faz atualmente mas que influenciam pouco em seu objetivo maior – trabalhar e completar seu curso – ou então aquelas que você pode reduzir a carga horária.
- Pouco importantes: Tudo o que não é urgente ou não precisa ser feito exclusivamente por você
- Delegáveis: São aquelas tarefas que podem ser delegadas para outras pessoas.
- Descartáveis: Todas as tarefas que não somam nada à sua vida e nem para alcançar seu objetivo maior.
Gerencie suas atividades diárias
Após estabelecer suas prioridades, o próximo passo para conciliar trabalho e estudo é gerenciar suas atividades diárias. São muitas as tarefas a cumprir e você tem somente 24 horas por dia, sendo que, no mínimo 8 delas você deve utilizar para dormir.
Para conseguir fazer tudo é preciso planejar as tarefas e organizá-las de acordo com sua prioridade. Isso quer dizer que é necessário aprender a planejar com antecedência suas rotinas e enxergar o que pode ser melhorado e o que te atrapalha.
Agendas, aplicativos de celular, calendário digital (um bom exemplo é o Google Agenda), são indispensáveis para programar suas semanas. Utilizando essas ferramentas você consegue visualizar rapidamente todos os compromissos a serem cumpridos e nada será esquecido.
Estabeleça um cronograma de atividades
Com as atividades gerenciadas, ou seja, com todos os compromissos devidamente anotados, você tem como criar um cronograma para definir o tempo necessário para realizar cada um deles e o tempo máximo que pode ser gasto.
Exemplo: Acordar às 6 horas, das 6h30 às 7h se arrumar para o trabalho, das 7h às 8h trajeto ao trabalho, das 12h às 13h almoço, 12h30 às 13h (durante o almoço) revisar matérias ou estudar para prova, das 13h às 17h trabalho e assim por diante.
Certifique-se de ajustar o tempo de acordo com a importância de cada compromisso, lembrando sempre de dedicar horários todos os dias para as atividades com prioridade máxima. Não se esqueça de separar tempo para descanso e lazer, fundamentais para aguentar o peso de conciliar trabalho e estudo.
Lembre-se: Qualquer espaço na agenda pode ser ocupado com os estudos!
Leia o post 👉 Como escolher a profissão certa para você?
Você não conseguirá fazer tudo: aprenda a dizer não
É verdade que conciliar trabalho e estudo passa a sensação de ter que abraçar o mundo. Sim, você precisa fazer muitas coisas e o tempo é escasso, mas isso não quer dizer que você deve fazer tudo para si e para todos que te pedem algo.
Isso quer dizer que, apesar de definir suas prioridades, sempre terão coisas que não são importantes e você continuará fazendo. Por isso, é fundamental dizer não para você e para os outros, caso contrário, seu objetivo maior pode até ser alcançado, porém muita coisa será feita sem qualidade.
Já pensou fazer um curso e se tornar um mal profissional? Isto pode ser um pesadelo para sua vida e um tremendo obstáculo para um futuro promissor. Foco no seu objetivo e tchau para o que te atrapalha!
Mesmo na correria, todos precisam de momentos de lazer
Tanto no trabalho quanto nos estudos você precisa “manter a cabeça no lugar” para conseguir realizar com perfeição as rotinas do trabalho e realmente aprender o que está sendo ensinado no curso.
Apesar de parecer que não lhe resta tempo para nada, é fundamental encaixar horários durante a semana para fazer algo que você realmente goste e não somente deitar na cama, apagar ao final do dia, levantar com a sensação de que acabou de fechar os olhos e interpretar isso como descanso.
Seu cérebro precisa de rotinas que o tirem da tensão do cotidiano de jornada dupla, com estresse acumulado você não consegue trabalhar direito e muito menos estudar de acordo com o necessário.
Durante os dias úteis, tente encontrar um tempo em no mínimo 2 dias para ter algum lazer. Pode ser somente uma horinha, o importante é sair um pouco da rotina diária de compromissos. Você pode assistir uma série, praticar algum esporte, fazer caminhadas ou quaisquer outras coisas que te agradam e estejam fora da realidade maçante que é conciliar trabalho e estudo.
Nos finais de semana, reserve um tempo maior para o lazer, faça passeios longos, visite familiares, aproveite bem o tempo com seus filhos ou quem sabe até um churrasquinho com os amigos. É muito importante ter momentos de lazer e distrair um pouco a mente.
Conheça o Ensino Técnico: uma excelente opção para quem deseja conciliar trabalho e estudo
Se você não tem condições financeiras ou tempo hábil para se dedicar a uma faculdade, um curso técnico pode ser uma excelente opção para se profissionalizar e abrir as portas do mercado de trabalho.
Estes cursos têm menor duração que uma faculdade, normalmente podem ser concluídos em apenas 2 anos, necessitam de um investimento menor, são mais objetivos e práticos, os materiais pesam menos no bolso e, além disso, possuem excelente aceitação no mercado de trabalho.
Portanto, se você quer aprender uma nova profissão e ingressar em uma nova carreira, mas não pode esperar muito por isso, nem gastar o tanto de dinheiro necessário para fazer uma faculdade, os cursos técnicos podem ser uma excelente opção para você!
Pronto! Chegamos ao final deste artigo e desejamos muito que você consiga conciliar trabalho e estudo utilizando as recomendações apresentadas.
Para mais dicas sobre estudos e que te ajudem a desenvolver uma promissora carreira, continue navegando em nosso blog.
🤓 Conheça nossos Cursos Técnicos Presenciais
Cursos disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 O que são e como funcionam os Programas de Jovem Aprendiz?
👉 Quanto ganha um Jovem Aprendiz?
👉 Entenda como funciona o diploma do curso técnico
👉 Carreira do Técnico em Administração – Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 8
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?