Depois de alcançar os 16 anos ou após o término do Ensino Médio, é comum a muitos jovens o desejo de iniciar o próprio caminho profissional. A busca pelo primeiro trabalho, contudo, pode se mostrar um pouco difícil logo de cara. É aí que entra o emprego de jovem aprendiz: regido pela Lei de Aprendizagem, o programa disponibiliza vagas para jovens entre 16 e 25 anos que nunca trabalharam antes.
As vagas são ofertadas por médias e grandes empresas que auxiliam os jovens sem experiência a entrar no mercado de trabalho. Porém, as oportunidades para emprego de jovem aprendiz são concorridas e quem deseja se candidatar precisa demonstrar responsabilidade, criatividade e inovação para se destacar entre os demais.
Conteúdo deste Post
Como funcionam as etapas de um processo seletivo?
O processo seletivo de oferta de emprego de jovem aprendiz tem cinco etapas e o candidato precisa estar bem preparado para todas elas. Na primeira etapa, a empresa faz a análise dos currículos que recebeu. Preencher um currículo adequadamente é muito importante, pois é aqui, logo na primeira etapa, que o candidato precisa se destacar. Um bom currículo é o que irá fazê-lo seguir adiante no processo seletivo. Já um currículo mal elaborado, não vai obter sucesso frente ao recrutador e será descartado.
Depois que os currículos são selecionados, a empresa faz o contato telefônico com os jovens. Por meio desta conversa inicial, o Departamento de Recursos Humanos vai conhecer melhor os candidatos e ver se eles estão mesmo interessados no emprego de jovem aprendiz.
Se o candidato for bem no contato telefônico, ele passa para a terceira etapa, onde será solicitada uma redação. É necessário que o jovem saiba escrever um texto com início, meio e fim e sem erros de português. Passando pela redação, o candidato chega a fase de dinâmica de grupo, onde o gestor de RH da empresa vai analisar como o jovem se comunica com os demais e as suas capacidades para resolver problemas.
Por fim, a última etapa é a entrevista, onde o recrutador vai conversar com o candidato sobre sua história de vida, o interesse de trabalhar na empresa e tirar dúvidas que ainda possam existir.
As etapas do processo seletivo podem parecer simples, mas não são. Em todas elas é preciso responsabilidade e dedicação por parte dos candidatos, afinal as vagas de jovem aprendiz são bastante concorridas nas empresas.
Como conseguir um emprego de jovem aprendiz?
Ser um jovem aprendiz, hoje em dia, é uma oportunidade única para iniciar a carreira profissional. Para ter sucesso nessa busca, o primeiro passo é elaborar um bom currículo e, a partir daí, começar a buscar empresas que estejam selecionando candidatos.
Monte seu currículo
Elaborar um bom currículo é muito importante na busca por um emprego de jovem aprendiz. Por isso, estruture bem as informações antes de colocá-las no papel. Comece preenchendo os dados básicos de identificação e não esqueça de colocar a escola e ano em que terminou o Ensino Médio – se o candidato ainda estiver cursando, é importante colocar a escola e o ano em que se encontra.
É importante também colocar os cursos que o jovem fez, mesmo que de forma online. É preciso ter cuidado com erros de ortografia, pois eles podem diminuir muito a sua pontuação frente a quem estiver analisando os currículos.
Capacitação é o caminho mais rápido para um bom emprego
O emprego de jovem aprendiz é recomendado para pessoas que não possuem experiência profissional, mas isso não impede que os candidatos apostem em capacitação. Quanto mais qualificado o jovem estiver, mais rápido irá conseguir um bom emprego. Atualmente, existem muitos cursos de qualidade que podem ser feitos de forma online. Se a grana estiver curta, existem possibilidades gratuitas que podem ajudar a melhorar o currículo.
Esteja com a documentação pessoal em dia
Ao candidatar-se a vagas de emprego de jovem aprendiz, é importante estar com a documentação pessoal em dia. Caso uma empresa decida contratar o jovem, dificilmente ela irá esperar até os documentos pendentes ficarem prontos. Por isso, ao se candidatar a alguma vaga, é indicado já ter em mãos os documentos básicos:
- Identidade (dentro do prazo de validade de 10 anos)
- CPF
- Carteira de trabalho
- Comprovante de residência
- Comprovante de escolaridade
Busque por oportunidades na área desejada
Dificilmente as oportunidades batem à nossa porta, por isso precisamos ir atrás delas com dedicação e persistência. Ao buscar o primeiro emprego, é importante que o jovem aprendiz pesquise as oportunidades disponíveis, visando uma ou mais áreas específicas de interesse. O site do Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE) é um bom lugar para ficar de olho nas oportunidades.
Envie seu currículo para os processos seletivos desejados
Após pesquisar as vagas de emprego de jovem aprendiz, o candidato deve enviar o seu currículo para as quais deseja concorrer. A Escola Técnica Geração mantém um banco de estudantes interessados em participar de Programas de Jovens Aprendizes. Para fazer a sua inscrição, clique aqui.
Demonstre interesse pela empresa e a vaga em aberto
Ao receber a ligação do recrutador de alguma empresa, o jovem precisa demonstrar interesse na vaga em aberto. Lembre-se que a ligação telefônica é o primeiro contato da empresa com o jovem e é, basicamente, essa ligação que determinará se o candidato irá passar ou não para a próxima fase.
Uma dica importante é não responder aos questionamentos apenas com “sim” e “não”. Sempre que possível, é bom complementar as respostas, fornecer informações ao entrevistador e deixar claro (mais de uma vez) o interesse pela vaga em questão.
Prepare-se para a entrevista
A entrevista é o último passo de um processo seletivo de vaga para emprego de jovem aprendiz e, muitas vezes, determinante para o sucesso ou não do candidato. Por isso, é muito importante falar de forma clara e pausadamente, evitar o uso de gírias, demonstrar responsabilidade e disposição ao trabalho e, é claro, manifestar interesse pela vaga em aberto.
Adicionalmente, é muito importante o candidato não se atrasar e utilizar uma roupa adequada. Em caso de entrevista pela internet, além das duas dicas anteriores, é bom conferir se a internet está funcionando corretamente algum tempo antes e escolher um local silencioso para que a entrevista ocorra sem interrupções.
Mantenha a calma durante todo o processo
É natural que, ao iniciar a busca por uma colocação no mercado de trabalho, os jovens fiquem ansiosos. O primeiro emprego tem um peso importante no currículo e também na vida de cada um, porém é preciso manter a calma.
Em alguns casos, o candidato pode fazer uma, duas, três ou até uma dúzia de entrevistas e não ser contratado. Atualmente, o mundo todo vive um momento difícil e é natural que as vagas diminuam e tornem-se ainda mais concorridas. Seja como for, manter a calma e o foco em todo o processo é muito importante para a sua contratação.
🤓 Conheça nossos Cursos Técnicos Presenciais
Cursos disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 O que são e como funcionam os Programas de Jovem Aprendiz?
👉 Quanto ganha um Jovem Aprendiz?
👉 O que são e como funcionam os Programas de Jovem Aprendiz?
👉 Opções de Cursos para melhorar sua Qualificação Profissional
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 4.9 / 5. Número de votos: 12
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?