Uma empresa ou organização é um sistema que pode ser comparado ao corpo humano. Todas as partes estão interligadas e uma depende da outra para seu bom funcionamento. Assim, quanto mais alinhado aos objetivos da empresa estiver o colaborador, mais seu trabalho fluirá de forma harmônica e eficaz. O que trará ganho para todos. E, a porta de entrada do colaborador na empresa ou organização é o processo seletivo, que identifica quais as pessoas estão mais aptas a ingressar no quadro de funcionários da organização.
O processo seletivo é um conjunto de técnicas usadas para recrutar pessoas para exercer determinada função. Por meio dele, há como identificar as características e habilidades dos candidatos, sua experiência profissional, seu potencial, formação e ainda seu tipo de comportamento. Além disso, em cada etapa do processo seletivo é possível identificar as caraterísticas e habilidades dos candidatos, e se estão alinhados com os objetivos da empresa, como com sua missão, visão e valores.
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A Competitividade nos Processos Seletivos
Por todo o cenário político e econômico que estamos vivenciando, a competitividade nos processos seletivos está cada vez maior. Assim, nem sempre um curso técnico ou superior é suficiente para entrada no mercado de trabalho. Especializações e competências emocionais podem ser o diferencial necessário à contratação.
Como o acesso a cursos técnicos e formação superior está mais amplo, o currículo acadêmico e uma graduação são aspectos que auxiliam apenas a quem está no início de carreira. O que pode dar um suporte positivo nas etapas do processo seletivo são as habilidades comportamentais que o candidato emprega durante suas atividades diárias. Elas estão diretamente ligadas à forma como cada indivíduo lida com as pessoas ao seu redor.
Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são competências inspiradas na inteligência emocional que podem ser a grande diferença de um profissional para o outro. Assim como o equilíbrio emocional, senso crítico, proatividade e conhecimento do mundo são outras virtudes igualmente valorizadas pelo mercado.
Outro ponto que merece atenção é que neste turbilhão digital que estamos vivenciando, onde há um grande volume de informações circulando nas mídias, se manter bem informado e saber filtrar o que é relevante pode ser um forte aliado para se destacar na frente dos demais candidatos.
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Etapas de um Processo Seletivo
O processo seletivo, que busca identificar o melhor candidato à vaga disponível, possui algumas etapas. Conhecer cada uma delas é o primeiro passo para quem deseja uma ampla preparação. É importante estudar o perfil da vaga e conhecer as competências exigidas para a função. A avaliação do currículo e a entrevista são os exemplos mais comuns de etapas de um processo seletivo, que pode variar de acordo com o perfil do recrutador ou da vaga.
Divulgação das Vagas
A primeira etapa de um processo seletivo consiste na divulgação da vaga pela empresa ou organização. O anúncio costuma trazer a formação desejada e as principais funções do cargo. Algumas empresas divulgam detalhes mais específicos, como horário do expediente, salário e benefícios. Outras, aguardam para divulgar estas informações posteriormente.
Há ainda aquelas que solicitam a pretensão salarial. O anúncio pode ser veiculado tanto nos canais oficiais da empresa, como em portais de emprego.
Triagem de Currículos
Nessa etapa, o recrutador analisa as realizações e qualificações do candidato e seleciona os melhores currículos. Normalmente, os critérios de análise consideram se o candidato tem a formação solicitada, se suas habilidades são compatíveis com o perfil da vaga oferecida e a relevância das experiências profissionais anteriores. Por isso, é importante que o candidato priorize, em seu currículo, as experiências que sejam relacionadas com a vaga pretendida.
O currículo precisa ainda estar atualizado e organizado de forma atrativa. Muitas informações podem atrapalhar a leitura e fazer com que o recrutador não perceba alguma informação importante. Um bom currículo não garante a vaga, mas pode ser decisivo para que o candidato possa passar para a próxima etapa de um processo seletivo.
Depois da análise curricular, costuma-se avaliar se o candidato sabe trabalhar em equipe.
Aplicação de Testes e Dinâmicas de Grupo
Na etapa seguinte à triagem de currículos, o candidato passa pela aplicação de testes e dinâmicas de grupo. O objetivo desta etapa de um processo seletivo é identificar o desempenho do candidato em equipe, verificar como se comporta e se suas habilidades são compatíveis com o cargo pretendido. Participam desta etapa os candidatos escolhidos pelo recrutador que têm mais perfil para o cargo.
Em algumas empresas ou organizações, essa etapa tem uma fase individual e outra em grupo. Um exemplo de teste individual é o preenchimento de formulários para saber se o pretendente ao cargo tem empatia com a cultura e com os valores da empresa. De acordo com a vaga oferecida, podem ser aplicados também testes de idiomas, lógica e personalidade.
Algumas dicas podem auxiliar nesta etapa do processo:
- Apresentar ideias e soluções inovadoras;
- Não interromper a fala de outros candidatos, nem falar mais do que eles;
- Ser natural, saber o momento certo de se posicionar e ser assertivo nos comentários;
- Ser flexível com as ideias das outras pessoas. Saber ouvir é uma característica essencial em grandes líderes; e
- Ter em mente que o mais importante é o processo, não o resultado da atividade em si. Isto porque será avaliado durante todo o processo e não apenas com o resultado da tarefa.
E, vale lembrar que, apesar de ser uma atividade em grupo, a avaliação é individual.
Após passar por mais esta etapa de um processo seletivo, o candidato passa a ter um contato mais próximo com o recrutador.
Entrevista Individual
A entrevista tem o objetivo de conhecer mais profundamente o candidato, conversar sobre as suas experiências registradas no currículo e sobre as suas pretensões e objetivos. Ela pode ser conduzida por um profissional de recursos humanos ou pelo seu líder direto.
Nesta etapa, o candidato deve estar ciente que é normal estar um pouco apreensivo, mas não pode deixar que a ansiedade atrapalhe seu desempenho na conversa com o recrutador. O gestor pode até entender que certo nível de nervosismo seja normal, mas cabe a ele avaliar a capacidade de raciocínio e fluidez na comunicação do candidato, assim como seu interesse na organização.
Por isso, conhecer a empresa e querer crescer dentro dela é um fator bem positivo nas entrevistas. Se portar da maneira mais natural possível e demonstrar entusiasmo são outros fatores avaliados positivamente pelos recrutadores. Outras dicas são:
- Conhecer a missão, a visão e os valores institucionais da empresa;
- Relacionar suas competências às atribuições do cargo;
- Demonstrar educação, coerência e sinceridade nas respostas;
- Manter o foco no conteúdo do seu currículo;
- Vestir-se conforme o padrão da empresa; e
- Treinar a conversa em frente ao espelho.
Avaliação Psicológica
A avaliação psicológica permite identificar características de personalidade, estado emocional, assim como avaliar as funções cognitivas, como memória, raciocínio e atenção.
Ela consiste em diversos testes, com o objetivo de avaliar as mais diversas características do candidato, que são aplicados durante o processo de seleção.
Nesta etapa, é bem importante que as perguntas sejam respondidas com sinceridade.
Negociação de Salário e Benefícios
Esta é a fase final do processo. E, se o candidato já chegou até aqui, está prestes a ser contratado. A negociação normalmente é feita pelo gestor responsável pela vaga. E, em alguns casos, é feita por um profissional do departamento de Recursos Humanos (RH).
É nesse momento que se faz a negociação de salário e o candidato conhece os benefícios que a empresa oferece. Essa etapa de um processo seletivo é importante para o candidato expressar suas pretensões na empresa e ter um diálogo aberto com o gestor, sempre com muito bom senso e respeito.
Dicas adicionais para se preparar para um Processo Seletivo
Agora que já se sabe sobre as principais etapas de um processo seletivo, é bom conhecer também algumas dicas que podem auxiliar o candidato.
Uma delas é a prática do autoconhecimento, já que ela permite que o candidato conheça seus pontos fortes e os que podem melhorar, o que promove o desenvolvimento da sua inteligência emocional. Esta prática pode auxiliar no momento da entrevista, no conhecimento de suas pretensões, objetivos e valores que são ou não negociáveis.
Outra dica é identificar as empresas que você deseja trabalhar antes de ingressar em qualquer processo seletivo, que tenha relação com sua formação, experiência e objetivos profissionais. Assim, você poderá concentrar esforços nas empresas que melhor se enquadram ao seu perfil profissional, aumentando significativamente as chances de contratação.
Conhecer a empresa é outra dica importante. É possível buscar informações a respeito dela nas redes sociais, ler notícias referentes a ela, pesquisar e demonstrar interesse pela empresa e não somente pelo cargo.
Aprender com os processos seletivos em que não houve aprovação, avaliando em que fase aconteceu o erro, também é um comportamento relevante para que se compreenda onde é preciso se desenvolver para estar melhor preparado em oportunidades futuras.
Agora que o caminho foi percorrido, é preciso ir em frente! Boa sorte!
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