O jovem Thiago Barbosa Silva, de 26 anos, queria encontrar o curso adequado para sua vida profissional e, ao mesmo tempo, inserir-se o quanto antes no mercado de trabalho. Tendo isso em mente, decidiu por uma formação técnica em Administração no intuito de explorar a área e qualificar seu currículo.
“Antes de escolher, fiz uma pesquisa e descobri que o campo da Administração é muito amplo, abrange muitas funções e nela é possível trabalhar em várias áreas diferentes. Eu também queria um aprendizado mais rápido, que me permitisse uma inserção ágil no mercado de trabalho. Então o curso técnico me pareceu a melhor opção”, conta Thiago sobre suas razões de ingressar como aluno em uma escola técnica.
Surpresas e descobertas
Num ritmo investigativo, procurando ainda descobrir sobre suas próprias potencialidades entre as funções administrativas, acabou se surpreendendo com a disciplina de contabilidade: “Nunca tive afinidade com matemática, o que me preocupava um pouco, mas durante as aulas aprendi muito e me interessei bastante pelas contas.”
O motivo? As aulas não estavam focadas exclusivamente nos cálculos e nos números, mas em como a contabilidade é empregada dentro de um contexto prático, no dia a dia das empresas e instituições. Segundo ele, a professora da disciplina – que detém ampla experiência na área – proporcionou uma aprendizagem mais humanizada da contabilidade, facilitando a compreensão do conteúdo.
Mas o interesse de Thiago voltou-se com mais entusiasmo para assuntos relacionados com recursos humanos. Antes ele pensava se tratar apenas de questões como contratação e administração de pessoal, mas descobriu que a atividade é muito mais ampla. “Mais do que lidar com pessoas em particular, aprendemos a cuidar da harmonia entre essas pessoas dentro de uma empresa”, ele destaca.
Um legado
Seu trabalho de conclusão de curso aprofundou-se em logística e acabou tendo um resultado útil até mesmo para a Escola Técnica Geração, que foi justamente o objeto do seu estudo. Um dos aspectos abordados em sua pesquisa dizia respeito ao horário do intervalo das aulas, quando todas as turmas eram dispensadas ao mesmo tempo, o que resultava em muita movimentação na cantina e na demora no atendimento.
Ao observar esse problema, Thiago sugeriu em seu trabalho a possibilidade de a escola fazer intervalos segmentados, evitando assim o acúmulo de alunos. Recentemente, já após ter se formado, ele ficou sabendo que suas sugestões foram acatadas pela administração da escola.
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?