Se você está em busca de um emprego, veja porque compensa fazer um Curso Técnico para se qualificar profissionalmente.
Dentro do sistema de ensino brasileiro, existem duas principais categorias para quem está cursando ou já concluiu o Ensino Médio: os cursos de graduação e os cursos técnicos. Este último pode ser visto como um modelo intermediário, para quem busca a profissionalização de modo mais ágil e menos oneroso. No entanto, a dúvida de muitas pessoas é: compensa fazer um Curso Técnico?
Por muitos motivos, poderíamos apenas responder que sim, compensa! No entanto, essa avaliação pode ser bastante pessoal, dependendo do objetivo de cada pessoa e do sonho profissional que ela possua. De todo modo, existem muitos prós na escolha por um curso técnico, em seus diferentes formatos.
Ao contrário dos cursos superiores de graduação, o curso técnico oferece uma visão mais focada sobre a prática da profissão e o trabalho que será exercido. O objetivo é bem específico: formar e capacitar pessoas para o mercado de trabalho em curto prazo.
Se você está em busca de melhorar sua carreira e conseguir um emprego o mais breve possível, mas sabe que para isso precisa estudar e se qualificar profissionalmente, confira neste artigo porque compensa fazer um curso técnico para iniciar a tão almejada carreira!
Conteúdo deste Post
Confira alguns dados sobre o Ensino Técnico
Para demonstrar o quanto compensa fazer um Curso Técnico, trouxemos alguns dados sobre o Ensino Técnico no Brasil. Inclusive, dentro de um cenário onde cerca de 1/3 dos jovens não sabem com o que querem trabalhar no futuro, fazer um curso técnico pode ser a saída encontrada para o primeiro emprego.
Além disso, mesmo entre aqueles que já tem alguma ideia de qual carreira pretendem seguir, existe a percepção de que a escola não prepara o suficiente para o mercado de trabalho, e por isso buscam o ensino de nível técnico, que traz mais conhecimento específico profissional.
No entanto, um dado que chama a atenção é o seguinte: de acordo com a pesquisa “Percepções dos jovens sobre o ensino técnico”, realizada em agosto de 2021 pelo Plano CDE a pedido do Itaú Educação e Trabalho e da Fundação Roberto Marinho, 77% dos jovens brasileiros desconhecem a modalidade de Ensino Técnico. Contudo, a grande maioria deles (69%) optaria por este tipo de curso caso tivessem conhecimento e acesso.
Outro ponto a se destacar, que mostra como compensa fazer um Curso Técnico, é que para 83% dos jovens entrevistados, o ensino técnico poderia ajudar a conseguir um emprego, enquanto 98% acreditam que seja importante que a escola ofereça capacitação para o mercado de trabalho.
Afinal, compensa fazer um Curso Técnico?
Contra dados não há argumentos, não é mesmo? Portanto, os números mostrados acima respondem o quanto compensa fazer um Curso Técnico, uma vez que boa parte dos jovens considera essa opção. Do contrário, se não houvesse, de fato, um retorno satisfatório para quem busca esse tipo de formação, as pesquisas nos diriam outra coisa.
Além do mais, quando consideramos a alta competitividade do mercado de trabalho e o nível de exigência para com os profissionais, é fácil entender o quanto é preciso estar preparado tecnicamente para atender às demandas das empresas.
E para que você entenda um pouco mais sobre o ensino técnico e possa tomar uma decisão melhor embasada, apresentamos a seguir as modalidades de curso técnico existentes, além das vantagens e desvantagens desse tipo de curso. Confira:
Quais são as modalidades do Ensino Técnico?
Curso Técnico Integrado
No curso técnico integrado, tanto as disciplinas técnicas quanto as do ensino médio são reunidas em um único curso. Neste caso, o aluno pode ingressar após concluir o ensino fundamental e cursar ensino médio e técnico ao mesmo tempo.
Curso Técnico Concomitante
Um curso técnico concomitante é aquele feito em conjunto com o ensino médio, porém em períodos diferentes. Ex: Ensino médio de manhã e curso técnico à tarde. Nesta modalidade o aluno só tem acesso ao diploma técnico após a conclusão do ensino médio.
Curso Técnico Subsequente
São os cursos técnicos que exigem o ensino médio concluído para ingressar. É construído exclusivamente com matérias técnicas. O aluno precisa do que foi aprendido no ensino médio para conseguir acompanhar as aulas. Podem durar até dois anos.
Vantagens dos cursos técnicos
Atualmente, o MEC já credenciou mais de 200 cursos técnicos diferentes, divididos em 13 eixos tecnológicos. Um enorme leque de opções para que você possa se profissionalizar na área que mais te atrai.
Nesse contexto, os cursos técnicos saem na frente dos tradicionais cursos de graduação, pois possibilitam uma rápida entrada no mercado de trabalho para quem está em busca de uma profissão e não apenas de um emprego.
E esse benefício não é apenas para quem está terminando os estudos do ensino médio, mas para quem já está no mercado de trabalho mas está de olho em novas oportunidades de salário.
Segundo dados divulgados a partir de uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem emprego já no primeiro ano após a conclusão do curso. Isso significa que a maior parte dos estudantes já sai do curso técnico com uma vaga de trabalho garantida e sabendo que tem grandes chances de progredir na carreira dentro da empresa.
A grande vantagem do curso técnico é o tempo de estudo, que permite que o aluno ingresse no mercado de trabalho numa profissão específica mais rápido quando comparado à uma faculdade. O tempo reduzido para formação impacta também nos custos, que são muito mais em conta em relação à faculdade.
Outra característica vantajosa do curso técnico é a possibilidade de começar a partir dos 14 anos e ter contato desde cedo com o mercado de trabalho, permitindo a independência financeira ainda no ensino médio.
Entre as vantagens de fazer um curso técnico, encontram-se:
- opção prática de experimentar o mercado;
- alto índice de empregabilidade;
- excelente retorno financeiro;
- valores acessíveis nas mensalidades;
- tempo médio de duração: de 18 a 24 meses.
Além disso, para aqueles que ainda não possuem uma formação, o curso técnico pode se transformar numa alternativa muito interessante, pois é uma qualificação profissional adquirida rapidamente e com investimento relativamente baixo, possibilitando melhores oportunidades de trabalho num curto espaço de tempo e com custos reduzidos.
Conheça nossa Campanha
Trazemos o Emprego Até Você
Cursos Técnicos Disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
Ao longo de mais de duas décadas, a Escola Técnica Geração estabeleceu inúmeras parcerias com as principais instituições de saúde catarinenses, algo que facilita a contratação dos alunos na especialidade desejada. O resultado disso é que mais de 80% dos alunos da Escola Técnica Geração conseguem emprego na área antes mesmo da formatura.
Nossos cursos são de menor duração em relação ao nível superior, durando em média 24 meses, e também possuem valores mais acessíveis. A grade curricular é organizada de forma a possibilitar aos alunos certificados intermediários ao longo da sua formação, possibilitando que eles iniciem suas carreiras muito antes da conclusão do curso.
Conheça nossos Cursos TécnicosDesvantagens dos cursos técnicos
Apesar de possuir uma série de vantagens e apresentar benefícios para quem deseja uma formação de curto prazo que possa levar a conseguir um bom emprego, claramente existem também certas desvantagens nos cursos técnicos, que precisam ser consideradas.
Pensando em ajudar na decisão de saber se realmente compensa fazer um curso técnico, listamos as principais desvantagens desta modalidade:
- O ensino técnico não oferece título de nível superior. Ao concluir o curso, o aluno receberá seu certificado de conclusão de curso técnico de nível médio, diploma reconhecido pelo MEC. Ou seja, mesmo que seja valorizado no mercado e seja a porta de entrada para uma colocação profissional, ele não terá o mesmo peso da graduação, não servindo, por exemplo, para quem deseja fazer concursos públicos que exijam curso superior;
- Limitação na escolha das carreiras: o curso técnico oferece uma formação mais específica, e nem todas as profissões podem ser exercidas a partir do ensino técnico. Isso significa que, para quem sonha com determinada profissão, como médico ou advogado, não terá como opção o curso técnico. Outro ponto importante é sobre a progressão de carreira, já que aqueles formados em nível técnico não podem fazer uma pós-graduação e encontram limites para alcançar cargos mais altos dentro das empresas;
- Apesar de oferecer boas colocações e salários, a média salarial de quem possui formação técnica é um pouco menor do que àqueles que possuem nível superior. Mas isso não significa que você não poderá ganhar bem, uma vez que os profissionais com ensino técnico recebem salário médio até 25% superior aos que param de estudar no ensino médio. Além disso, alguns cursos técnicos permitem que você empreenda e seja dono do próprio negócio.
Por que é mais interessante fazer um curso técnico que uma faculdade?
Se a sua busca é por qualificação para conseguir um emprego o mais rápido possível, compensa fazer um Curso Técnico mais do que uma faculdade. Seja para quem acabou de concluir o Ensino Médio, ou mesmo para aqueles que já estão no mercado de trabalho há mais tempo, o ensino técnico apresenta mais oportunidades de curto e médio prazo.
Além disso, quem já se encontra numa situação financeira difícil, sobretudo em meio à crise econômica do país, terá oportunidade de estudar a um custo mais baixo.
Ou seja, fazer um curso técnico significa trilhar uma formação mais rápida e com mensalidades mais acessíveis até o emprego esperado. A partir daí, você poderá melhorar sua qualificação, com um curso de idiomas, por exemplo, ou mesmo com cursos de especialização técnica ou de extensão, que podem agregar significativamente ao seu currículo e possibilitar maiores salários.
A dica aqui é buscar instituições de ensino sérias, reconhecidas pelo MEC e que ofereçam certificado. E, quem sabe, até mesmo uma bolsa de estudos com descontos.
🤓 Conheça nossos Cursos Técnicos Presenciais
Cursos disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 Não passei no SiSU, e agora? Conheça outras possibilidades!
👉 Currículo com ou sem foto? Saiba o que os recrutadores esperam
👉 Qual profissão mais combina comigo? Confira + Teste Vocacional Online
👉 Primeiro emprego: como o ensino técnico facilita a sua entrada no mercado
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 6
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?