Blog

Técnico em Enfermagem Socorrista se preparando para entrar na ambulância - Curso de Primeiros Socorros

Curso de Primeiros Socorros para Técnicos em Enfermagem

As ações de primeiros socorros são fundamentais para diminuir as sequelas por falta de atendimento precoce, bem como reduzir o tempo de internação em hospitais e contribuir para a diminuição dos números de óbitos. Por essa razão, são realizadas campanhas de conscientização sobre a exigência desses cuidados em distintos setores da sociedade, o que faz com que a demanda por profissionais socorristas aumente. 

Se você deseja ampliar suas possibilidades de atuação na área da saúde, saiba que a melhor forma de alcançar seu objetivo é investir em cursos, capacitações e especializações, para obter o preparo adequado ao seu campo profissional. Neste post vamos compartilhar informações sobre o Curso de Primeiros Socorros para Técnicos em Enfermagem. Portanto, acompanhe e saiba mais!

O que faz um socorrista?

O socorrista é a pessoa habilitada a prestar cuidados de primeiros socorros às pessoas em situação de emergência ou urgência médica. Algumas dessas situações são: pessoas que são acometidas de parada cardíaca ou respiratória, desmaios, vítimas de acidentes, entre outras.

Num local de acidente, por exemplo, em primeiro lugar, esse profissional deve garantir a própria segurança, a segurança das vítimas e das demais pessoas presentes. Além disso, ele estará preparado para observar as ações de prevenção necessárias para evitar novos acidentes, garantirá a notificação aos centros de emergência, além de facilitar o acesso da equipe de saúde ao local da ocorrência.

Quando necessário, o socorrista também realiza a remoção e transporte da vítima para que ela possa receber os cuidados recomendados para a situação dela. O mais importante é que ele consiga estabilizar o quadro da vítima e fazer com que ela chegue o mais rápido possível na unidade de saúde que possa prestar o atendimento necessário para sua situação.

Tipos de socorristas

Bombeiros, paramédicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentre outros profissionais habilitados a atuar em situações de risco, como os resgatistas, por exemplo, podem assumir a função de socorristas. No entanto, voluntários civis também podem exercê-la, desde que recebam treinamentos adequados.

No caso dos técnicos em enfermagem, ao realizarem o curso de primeiros socorros, ampliarão suas possibilidades para atuar em redes de pronto atendimento, hospitais, SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), grandes empresas, grupos de socorristas do corpo de bombeiros, ONGs, bem como realizar apoio ao resgate de vítimas de desastres naturais e incêndios, entre outras possibilidades.

Curso de Extensão em Primeiros Socorros

Como se tornar um Técnico em Enfermagem Socorrista?

O técnico em enfermagem que deseja tornar-se socorrista deve fazer um curso de primeiros socorros e desenvolver habilidades específicas, tais como boa comunicação, autocontrole e muita atenção, pois a profissão exige muito do profissional que trabalhará sob pressão em situações que as pessoas estarão entre a vida e a morte. Sobre o curso e as habilidades, falaremos mais adiante.

O mercado de trabalho para Técnicos em Enfermagem Socorristas

O mercado de atuação para técnicos socorristas abrange tanto instituições públicas quanto privadas, trazendo inúmeras possibilidades de carreira para estes profissionais. Algumas delas são: 

  • Unidades de pronto atendimento e hospitais; 
  • Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) móveis e outros serviços móveis de emergência e urgência; 
  • Serviços de engenharia e de grandes construções, bem como grandes empresas e empresas que trabalham com eventos de médio e grande porte, que, por lei, são obrigadas a dispor destes profissionais.

Como o campo de atuação é amplo, surge a necessidade de esses profissionais estarem sempre em busca de aprimorar suas práticas, algo feito inclusive pelos próprios cursos de primeiros socorros, uma vez que os conhecimentos da medicina não são estáticos e as formas de intervenção podem ser atualizadas em decorrência de novas descobertas.

Quanto ganha um socorrista?

De acordo com pesquisa divulgada pelo site Salario.com.br, a média salarial de um socorrista é de R$ 1.550,84, podendo chegar a R$ 2.879,34, considerando o regime CLT e uma carga horária aproximada de 41 horas semanais. Apesar disso, existem regiões e até mesmo instituições que oferecem maiores salários, conforme a experiência e competência do profissional com esta formação. 

Habilidades do Técnico em Enfermagem Socorrista

Algumas informações dos tópicos anteriores deixam em evidência a extrema responsabilidade do socorrista que estará constantemente exposto a situações graves, que exigirão muito da sua estabilidade emocional. Sendo assim, algumas habilidades são essenciais para o cumprimento preciso das suas ações.

  • conhecimento: é necessário ter conhecimento técnico em primeiros socorros, adquirido formalmente através de um curso especializado, o qual oferece recursos teóricos e práticos para as ações exigidas em situações de urgência e emergência;
  • autoconfiança e equilíbrio emocional: o socorrista vai lidar com situações muito complexas e estará sob pressão. Ter equilíbrio emocional para agir com precisão e autoconfiança de que está fazendo a coisa certa é fundamental;
  • preparo físico: muitas vezes será necessário cuidar da remoção e transporte da vítima, o que exige resistência e preparo físico;
  • excelente comunicação: como ele deve garantir a segurança no entorno, entre as pessoas envolvidas no local de ocorrência, da vítima e dele mesmo, além de facilitar a chegada de outros profissionais de saúde para dar prosseguimento ao atendimento no menor tempo possível, sua comunicação deve ser clara e eficaz, de forma a não deixar dúvidas sobre os procedimentos a serem executados;
  • empatia: especialmente nos casos em que a pessoa sofre ferimentos graves, está com o estado emocional abalado, entre outras possibilidades, o socorrista precisa lidar com empatia para que a pessoa sinta mais confiança e acolhimento diante da circunstância difícil.

Conheça nosso Curso Técnico em Enfermagem

Curso Disponível nas Unidades Floripa e Itajaí/SC

Inicie uma carreira de sucesso na área da saúde. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a formação de qualidade é a chave para se destacar. Nosso curso oferece não apenas o conhecimento técnico necessário, mas também experiência prática com os melhores profissionais da área. Com uma abordagem inovadora e um currículo atualizado, garantimos que você esteja pronto para enfrentar qualquer desafio na área da saúde. Venha transformar seu futuro e fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Sobre o Curso de Primeiros Socorros para Técnicos em Enfermagem

O objetivo do curso é preparar os profissionais para realizarem atendimento de urgência e emergência. O estudante aprenderá como analisar as situações e definir as estratégias para prestar os suportes básicos e avançados aos pacientes. Além do preparo técnico, ele é treinado para ter capacitação psicológica em sua atuação.

O curso de extensão em primeiros socorros da Escola Técnica Geração tem 200 horas de duração e é voltado para pessoas que concluíram ou que estão estudando o curso técnico na área da saúde. O estudante que participar do curso primeiros socorros terá conhecimento para identificar situações de emergência e para aplicar técnicas de atendimento com segurança.

O aprendizado do aluno permite que ele avalie cada paciente com as suas particularidades – não apenas físicas, mas também observando a situação da emergência. O profissional capacitado por esta formação deverá agir com precisão para aumentar as chances de sobrevivência de quem se acidentou, auxiliar no atendimento pré-hospitalar e também garantir a segurança da área em que o acontecimento de risco ocorreu.

No curso, o aluno aprenderá como fazer uma avaliação precisa da ocorrência e da pessoa que precisa de atendimento. Também saberá como agir em diferentes ocasiões de emergência, aprendendo a prestar socorro em casos de hemorragia, fratura, intoxicação, queimaduras, parada respiratória e cardiorrespiratória, obstrução de vias áreas, entre outras.

A formação, que compreende aulas expositivas e práticas (com uso de manequins), também ensina, após os primeiros socorros terem sido prestados pelo profissional, como ele deve agir para garantir o transporte seguro do paciente para uma unidade de saúde sem agravar as lesões já existentes.

Como uma das responsabilidades do socorrista é garantir a sua própria segurança, das pessoas envolvidas na ocorrência e do local em que o fato aconteceu, o aluno também receberá informações sobre biossegurança e o uso correto de EPI (equipamentos de proteção individual).

Curso Técnico em Enfermagem

O que você aprende no curso de primeiros socorros

Alguns temas são:

  • Anatomia e Fisiologia Humana; 
  • Técnicas de Atendimento de Urgência; 
  • RCP Ressuscitação cardiopulmonar; 
  • Treinamento contra incêndio;
  • Farmacologia Aplicada;
  • Emergências clínicas e obstétricas, entre outras.

Pré-requisitos e duração do curso de primeiros socorros

Ser maior de 18 anos e ter ensino médio completo ou estar cursando o 3º do ensino médio. A duração é de 200 horas/aula entre teoria e prática com acampamento. As aulas são quinzenais, aos sábados.

Conclusão

O curso de primeiros socorros não é limitado aos técnicos de enfermagem. Condutores de veículos de emergência, profissionais da área de segurança, auxiliares de enfermagem, profissionais e acadêmicos da área de saúde e o público em geral, ou seja, todas as pessoas que buscam a melhoria em sua qualificação profissional, também podem se matricular no curso. 

Dúvidas ou sugestão sobre este post a respeito do curso de primeiros socorros? Entre em contato para que possamos ajudá-lo. Até a próxima!

Conheça os Cursos Técnicos Presenciais da Escola Técnica GeraçãoConheça os Cursos Técnicos Presenciais da Escola Técnica Geração
🤓 Conheça nossos Cursos Técnicos Presenciais
Cursos disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes sobre nossos Cursos Técnicos

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe esse artigo nas Redes Sociais

Receba com exclusividade nossas publicações sobre a Escola Técnica Geração

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades

Logo Escola Técnica Geração