Blog

Currículo de Jovem Aprendiz: como montar um sem ter experiência? - Jovem asiática graduada segurando e enviando o documento do currículo

Currículo de Jovem Aprendiz: como montar um sem ter experiência?

Veja quais informações devem ser colocadas em um currículo de Jovem Aprendiz para aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho.

O jovem aprendiz é uma pessoa entre 14 e 24 anos que faz parte de um programa de inclusão social para inserir jovens no mercado por meio de cursos que desenvolvem suas competências teóricas e práticas e prepará-los para o trabalho.

Neste programa (regido por lei) existe uma obrigatoriedade para empresas de médio e grande porte em contratar jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes. 

Apesar disso, como em todo primeiro emprego, a busca por um vaga para se iniciar no mercado de trabalho envolve muita insistência e trabalho, afinal, a concorrência é grande, o número de vagas obrigatórias é pequeno e a grande maioria está preenchida, além do fato de profissionais experientes serem mais interessantes para as empresas.

De qualquer forma, é preciso tentar e a melhor maneira para fazer isso é montando um currículo de Jovem Aprendiz, já que este documento é a principal via de apresentação profissional para quem ainda não tem experiência e busca seu espaço dentro de uma empresa.

Mas, dá mesmo para montar um currículo sem nunca ter trabalhado? É realmente possível construir um sem experiência profissional e ter chances de ser contratado?

Sim! Para quem deseja tornar-se jovem aprendiz para conseguir um emprego, existem qualidades muito interessantes para o mercado de trabalho que podem chamar atenção do recrutamento, como ter participado de atividades extracurriculares, prestado serviços voluntários ou ter feito estágio, por exemplo.

Depois de analisar todos esses fatores, resolvemos ajudar os jovens interessados em fazer parte do programa e ainda não possuem experiência profissional a aprenderem como montar um currículo de Jovem Aprendiz.

Continue a leitura e veja como montar seu currículo de Jovem Aprendiz. 

O que é Jovem Aprendiz?

No final do ano 2000 foi aprovada a Lei do Aprendiz (nº10.097), mais conhecida como Jovem Aprendiz. Em 2005 essa lei foi regulamentada e, desde então, todas as empresas de médio e grande porte são obrigadas a ter entre 5% a 15% de funcionários aprendizes com idade entre 14 e 24 anos. 

Como dito no início, essa lei/programa tem como objetivo a inclusão social dos jovens no mercado de trabalho para que eles desenvolvam competências e se tornem preparados para o ingresso no mercado de trabalho.

É uma via de mão dupla, que beneficia tanto os jovens que procuram o início de sua carreira profissional quanto as empresas. O jovem aprendiz, tem a oportunidade de experienciar na prática o mercado de trabalho, se desenvolver profissionalmente, além de receber cursos complementares e aprender na prática as rotinas corporativas de sua função.

Já as empresas, têm o benefício de disseminar sua cultura organizacional, preparar seus novos talentos e ajudar os jovens com educação, qualificação profissional e inclusão social.

Torne-se um Jovem Aprendiz

Na prática, como funciona?

A Lei 10.097/2000 regulamenta o programa Jovem Aprendiz e estipula um contrato de trabalho para aprendizes com duração máxima de 2 anos. 

Enquanto o Jovem Aprendiz realiza suas atividades na empresa que o contratou, ele também tem a oferta de cursos profissionalizantes para aprimorar sua formação e para que durante seu trabalho como aprendiz ele também tenha aprendizado teórico além de prático. 

Em relação a carga horária de trabalho do jovem aprendiz, ela pode variar entre 4 e 6 horas por dia. A jornada é reduzida para que o trabalho não atrapalhe suas atividades escolares. No entanto, em algumas situações o contrato pode prever 8 horas diárias.

Para fazer parte do programa, caso ainda não tenha terminado o ensino médio, o jovem deve estar matriculado e com frequência regular na escola. 

Depois de ingressar numa vaga de aprendiz, o jovem precisa manter sua frequência nas atividades teóricas e práticas oferecidas pelo programa e pela empresa contratante, além de ter um desempenho satisfatório na escola.

Quais informações adicionar no Currículo de Jovem Aprendiz?

Agora que você sabe o que é e como funciona o programa Jovem Aprendiz, chegou a hora de aprender como montar seu currículo.

Assim como em qualquer outro currículo, o currículo de Jovem Aprendiz deve ter os seguintes campos de informações:

Confira abaixo como deve ser preenchido cada um desses campos.

Dados Pessoais e de Contato

O início do seu currículo de Jovem Aprendiz deve ser sua apresentação pessoal para as empresas.

Neste campo você deve colocar seu nome, idade e informações de contato como número de telefone, e-mail e linkedin (caso não tenha é importante fazer um cadastro, pois se trata de uma rede social exclusiva para fins profissionais). 

Lembre que é a partir deste campo que a empresa te chamará caso se interesse em seu perfil. Portanto, muita atenção na hora de colocar os dados, caso houver algum erro de digitação você não será encontrado.

Objetivo Profissional

Para vagas “comuns” grande parte da análise feita pelos contratantes é em cima das experiências profissionais anteriores. 

Como você está procurando uma vaga vinculada ao programa, neste campo coloque “Jovem Aprendiz” para ser encontrado com mais facilidade e abaixo insira informações para mostrar quais são seus objetivos, como “trabalhar na área “x” da empresa para ganhar experiência e seguir carreira nela”, por exemplo.  

Habilidades e competências técnicas

O fato de não ter experiência profissional não quer dizer que você não tenha competência ou não seja qualificado(a) para o trabalho.

Aqui é espaço para colocar suas habilidades pessoais e competências que adquiriu ao longo da vida que mais se encaixam na vaga que está concorrendo. 

Alguns exemplos são:

  • Organização;
  • Boa comunicação;
  • Paciente;
  • Pró ativo;
  • Bom desenvolvimento em grupo;
  • Indicado ao prêmio de melhor redação;
  • Participante das olimpíadas de matemática;
  • Domínio no uso do computador;
  • Conhecimento básico em word/excel;
  • Etc.

Lembre que aqui é importante destacar somente as habilidades e competências que você realmente possui, afinal, você será avaliado sobre esses pontos e testado no cotidiano dentro da empresa. Caso minta, você pode perder a vaga e até sair do programa.

Idiomas

Se você tem conhecimento ou domínio em alguma língua estrangeira não deixe de colocar em seu currículo de Jovem Aprendiz.

Aqui, é importante especificar seu nível de conhecimento do idioma (básico, intermediário, avançado ou fluente). Neste campo nunca coloque um nível que não condiz com seu domínio no idioma. Isto porque, além da informação ser checada, você será testado na prática. Se estiver mentindo, você pode sujar sua imagem para empresa e até no mercado.

Cursos Realizados

Este é o campo de seu currículo de Jovem Aprendiz destinado aos cursos que você já fez. 

Aqui, tudo o que foi estudado é válido para ser colocado, desde cursos técnicos, profissionalizantes e outros reconhecidos pelo MEC, até cursos rápidos de informática, online ou tutoriais que tenha feito para utilizar alguma ferramenta digital. 

É importante por todas as suas iniciativas de aprendizado para demonstrar que é uma pessoa interessada em aprender e que corre atrás do que é preciso para evoluir, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Atividades voluntárias (se houver)

Para finalizar seu currículo de Jovem Aprendiz, coloque as atividades voluntárias que participou. 

Isto porque, o voluntariado conta como um tipo de experiência profissional, afinal, você foi lá, trabalhou e adquiriu experiência de alguma forma em um trabalho organizado. O fato de não ser remunerado pouco importa, o que conta é que trabalhou de fato em algum lugar e com alguma coisa.

Além disso, a iniciativa de realizar atividades voluntárias também demonstra que você é uma pessoa empenhada, trabalhou em equipe e encontrou soluções para os desafios encontrados durante seu trabalho voluntário (sem contar seu enorme coração e empatia).

Para colocar essas informações é bem simples. Você pode usar o seguinte formato:

  • Trabalho voluntário na ONG “nome da ONG” – “as funções exercidas durante o trabalho”;
  • Trabalho Voluntário na Comunidade “nome da comunidade” – “as funções exercidas durante o trabalho”;
  • Trabalho Voluntário na Igreja “nome da Igreja” – “as funções exercidas durante o trabalho”.

Pronto, chegamos ao final deste conteúdo e agora você tem todas as informações necessárias para montar seu currículo de Jovem Aprendiz.

Para aprender mais sobre o ingresso no mercado de trabalho, qualificação profissional, cursos técnicos e outros tópicos interessantes para quem está tentando construir sua carreira profissional, continue navegando em nosso blog!

Conheça os Cursos Técnicos Presenciais da Escola Técnica GeraçãoConheça os Cursos Técnicos Presenciais da Escola Técnica Geração
🤓 Conheça nossos Cursos Técnicos Presenciais
Cursos disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes sobre nossos Cursos Técnicos

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe esse artigo nas Redes Sociais

Receba com exclusividade nossas publicações sobre a Escola Técnica Geração

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades

Logo Escola Técnica Geração