A opção por uma formação técnica tem sido cada vez mais considerada por jovens e por quem quer abrir portas no mundo profissional. Isto porque, o ensino técnico aumenta consideravelmente as chances de acelerar a entrada no mercado de trabalho, com a vantagem de obter salário superior a de outros empregados. Além de ser altamente reconhecido e apresentar boa demanda no mercado, é a forma mais rápida de qualificação, já que não costuma ultrapassar 24 meses de formação. E o conteúdo estudado tem foco na prática da profissão, com o cotidiano das tarefas que são desempenhadas durante o exercício profissional, o que torna a pessoa mais preparada para exercer sua função.
A chegada antecipada ao mercado de trabalho também traz importantes vantagens, já que permite que o profissional conheça desde cedo a rotina da profissão escolhida, suas variantes e as áreas com as quais mais se identifica. Com isso, poderá se aprimorar, se especializar e construir uma carreira mais sólida. Após a conclusão de um curso técnico, o profissional ainda poderá fazer uma especialização ou graduação na área, o que complementará sua formação, possibilitando inclusive o reaproveitamento das disciplinas já cursadas, de acordo com novo Marco Legal do Ensino Técnico – Lei 14.645/23.
Já ao chegar no ensino superior, aqueles que têm curso técnico chegam com conhecimento prático, o que proporciona maior facilidade ao longo do curso. E também começa a vida profissional mais cedo. O que é uma grande vantagem, pois maior tempo de experiência é algo que conta muito no mercado de trabalho.
Conteúdo deste Post
Por que o Curso Técnico acelera a entrada no mercado de trabalho?
Não é difícil perceber que o curso técnico profissionalizante acelera a entrada no mercado de trabalho. Isso porque, esta modalidade de ensino, de curta duração, oferece oportunidades tanto para quem busca o primeiro emprego, como para suprir uma demanda de mercado cada vez mais crescente por profissionais qualificados e especializados, o que reflete ainda de forma positiva na remuneração.
Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) junto ao Ibope, mostrou que 82% dos entrevistados concordam que os profissionais com certificado de qualificação técnica apresentam salários maiores do que aqueles que não têm formação específica.
Ainda de acordo com o estudo, 90% dos entrevistados acreditam que pessoas com formação em curso técnico têm mais oportunidades no mercado de trabalho. Das duas mil pessoas ouvidas, em 143 municípios brasileiros, 53% apontaram o ingresso mais rápido no mercado de trabalho como uma das três principais razões para fazer um curso profissional.
Outra pesquisa, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), também constatou o crescimento na demanda por mão-de-obra técnica qualificada. De acordo com o estudo, aproximadamente 70% dos técnicos recém-formados são contratados para atuar em sua área em menos de um ano após a conclusão do curso. A alta demanda é positiva para toda a cadeia de ensino e trabalho, pois alavanca iniciativas que estimulam o ingresso de alunos em cursos profissionalizantes e ainda acelera sua entrada no mercado de trabalho.
Benefícios do Curso Técnico para facilitar o ingresso no mercado de trabalho
Como a qualificação profissional faz toda a diferença no processo de seleção para uma nova vaga de trabalho, o curso técnico tornou-se uma opção bastante procurada. Além de acelerar a entrada no mercado de trabalho, oferece uma boa variedade de opções de cursos e apresenta boas perspectivas profissionais. Entre os benefícios dessa opção, estão:
Cursos Técnicos são de Rápida Duração
Os cursos técnicos têm duração mais rápida, em média 24 meses, normalmente, metade do tempo de um curso de nível superior. Outro atrativo é que o curso técnico é bem visto pelas empresas, que buscam profissionais com perfis técnicos, com capacidade de atender as demandas práticas do dia a dia dos seus negócios. Assim, um curso técnico é uma ótima opção tanto para quem está procurando o primeiro emprego, pois acelera a entrada no mercado de trabalho, quanto para aqueles que já trabalham na área e necessitam apenas de aperfeiçoamento.
Conhecimento prático sobre a profissão
Tanto empresas, como indústrias, têm aberto oportunidades para profissionais com ensino técnico. Isto porque esse tipo de ensino está mais voltado para o mercado de trabalho e para o conhecimento prático de cada função. Mesmo quando as vagas não são específicas para técnicos, mas para qualquer profissional com ensino médio completo, os profissionais que têm formação técnica tendem a se sair melhor.
Remuneração atrativa
Outra vantagem para os técnicos diz respeito à remuneração salarial. Há empresas que não fazem distinção entre um bacharel e um técnico. A equiparação das formações deve-se às exigências e às responsabilidades de cada vaga, que costumam ser as mesmas. A médio prazo, quando o perfil do cargo é mais técnico, muitas vezes, os profissionais formados em um curso técnico chegam a receber mais do que aqueles que se formaram em um curso superior.
Realização de estágios durante o curso
Os estágios desempenham um papel fundamental na formação e desenvolvimento dos alunos técnicos. Durante esse período, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em suas disciplinas em um ambiente de trabalho real, o que permite a consolidação dos conceitos e o desenvolvimento de habilidades técnicas específicas da área de estudo. Experiência que oferece ainda benefícios como desenvolvimento de networking e de soft skills e acelera a entrada no mercado de trabalho, já que abre portas para contratação.
Marco Legal do Ensino Técnico
Outra vantagem do ensino técnico é a possibilidade que os estudantes têm de reaproveitar créditos de um curso técnico em uma graduação, desde que ambos sejam de áreas comuns.
A Lei 14.645/23, publicada em agosto de 2023, que modifica as orientações da educação profissional e tecnológica no Brasil, também chamada de Marco Legal do Ensino Técnico, estabelece que os ensinos técnico e superior sejam integrados.
A iniciativa busca valorizar o ensino técnico profissionalizante, por meio da integração entre a educação profissional técnica de nível médio e a aprendizagem profissional superior. A lei permite ainda que o currículo do ensino médio incorpore horas de trabalho relacionadas à aprendizagem profissional.
Inicie uma nova carreira: Faça um Curso na Escola Técnica Geração
Em um mundo tão competitivo, sair na frente é uma grande vantagem. Com tantos benefícios apresentados, optar por um curso técnico e acelerar a entrada no mercado de trabalho, com certeza, é uma ótima opção, tanto para jovens, quanto para quem busca novas oportunidades. Mas, é bom lembrar que a qualidade do ensino também faz diferença em qualquer formação.
Referência no ensino técnico, em Santa Catarina, a Escola Técnica Geração destaca-se pela excelência no processo ensino-aprendizagem, já que costuma investir significativamente na capacitação de seu corpo docente.
Em um curto período de tempo, o aluno tem acesso a um aprendizado de excelência por meio de um sistema didático inovador, baseado no desenvolvimento de competências, que oferece no ensino humanizado um forte diferencial competitivo.
A Escola Técnica Geração atua desde 2000, possuindo unidades em Florianópolis e Itajaí. Sua estrutura conta com instalações amplas e modernas, laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos audiovisuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo.
Os alunos da Escola Técnica Geração contam ainda com apoio psicopedagógico e auxílio no encaminhamento profissional. Por meio de estágios e convênios com instituições parceiras, a escola acelera a entrada no mercado de trabalho dos seus alunos.
Com tudo isso, a Escola Técnica Geração proporciona a seus alunos, ao terminarem o curso, maior aceitação no mercado de trabalho e maior índice de aprovação em concursos.
Os cursos oferecidos pela Escola Técnica Geração são:
A Escola oferece ainda cursos de extensão e cursos de especialização técnica que possibilitam um processo contínuo de aprendizado e, com isso, dar maior impulso na carreira profissional de seus alunos.
🤓 Conheça nossos Cursos Técnicos Presenciais
Cursos disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 Empregos em Itajaí para Técnicos em Enfermagem: Hospital faz processo seletivo
👉 Aviso Prévio: saiba o que é, tipos e principais regras
👉 Trabalho em Equipe: como desenvolver esta habilidade
👉 Cursos Técnicos: saiba como funcionam e como eles podem impulsionar sua carreira
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 9
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?