Você já deve ter entrado em algum local que transmite sensação de desconforto ou falta de funcionalidade. As cores parecem não combinar, os móveis atrapalham a circulação e a iluminação não é adequada ao tipo de ambiente. Em contrapartida, você também deve conhecer alguns locais que, além de esteticamente atraentes, transmitem uma sensação boa, de organização, onde a iluminação contribui na composição do ambiente, há funcionalidade no posicionamento dos móveis e objetos. Cores, decoração e plantas se harmonizam. Toda esta diferença de sensações e praticidade deixa claro que não é qualquer pessoa que está apta a montar um projeto harmônico.
Para desenvolver um ambiente acolhedor, organizado para o bem-estar das pessoas e que supra as necessidades de uso, é preciso muito mais que bom gosto, por exemplo. É preciso técnica. E o profissional responsável em tornar os espaços mais funcionais e confortáveis, que atendam a necessidade de quem usa é o Designer de Interiores.
É ele quem desenvolve projetos que garantem uma melhor utilização do ambiente, avalia materiais, equipamentos e móveis com o melhor custo benefício para seus clientes, com indicação das melhores opções dentro da possibilidade financeira de cada um e de acordo com as suas necessidades.
Um Designer de Interiores considera ainda detalhes como ventilação, iluminação, sonoridade, praticidade e muitos outros pontos. Ele avalia até mesmo questões como ergonomia, sustentabilidade e facilidade de manutenção para os espaços. Assim, o Designer de Interiores é o profissional que auxilia a aproveitar o espaço por muito mais tempo, da melhor maneira possível, diminuindo as necessidades de reformas no futuro, o que gera economia e contribui muito para a valorização do imóvel.
Então, se você é uma daquelas pessoas que adora renovar os ambientes da sua casa, ama criar, pintar paredes ou móveis e testar ideias de decoração, optar por um curso de Técnico ou Tecnólogo em Design de Interiores pode ser uma boa ideia. A formação pode tanto aprimorar seu desempenho em casa ou em seu ambiente de trabalho, como abrir um campo de atuação profissional muito promissor.
Conteúdo deste Post
Diferenças entre curso Técnico e Tecnólogo de Design de Interiores
Apesar das semelhanças, há diferença em ser Técnico ou Tecnólogo de Design de Interiores. A principal delas é o nível de escolaridade. O curso técnico confere ao aluno formação de nível médio, já o curso de tecnólogo entrega diploma de nível superior.
Independente da diferença, Técnico e Tecnólogo de Design de Interiores apresentam uma alta taxa de empregabilidade no mercado. Isto porque, no Brasil, cresceu a oferta de qualificação no setor. O importante é perceber qual a formação atende mais o objetivo do aluno, já que as duas formas oferecem boas oportunidades de ampliação de conhecimentos na área e aumentam as chances de se conseguir um bom emprego.
Curso Técnico ou Tecnólogo em Design de Interiores: qual a melhor opção?
A regulamentação da profissão pela Lei nº 13.369, de 12 de dezembro de 2016, não faz diferença entre as atribuições profissionais das duas modalidades de ensino – Técnico ou Tecnólogo em Design de Interiores. A escolha da formação depende apenas das metas do aluno. Vamos conhecer um pouco mais de cada opção?
Sobre o Tecnólogo em Design de Interiores
A formação em Tecnólogo em Design de Interiores, apesar de também ter foco no mercado de trabalho, oferece muito mais aulas teóricas do que práticas. Isso pode requerer do aluno maior aprofundamento nas disciplinas estudadas, para que alcance melhores oportunidades profissionais ao longo da carreira. Mas, como é um curso superior, em seu término, é possível fazer uma pós-graduação ou especialização.
Após a conclusão do curso, o Tecnólogo pode ainda prestar concursos públicos de nível superior.
Duração do curso
O curso de Tecnólogo em Design de Interiores dura em torno de dois a quatro anos, com carga horária mínima de 1.600 horas.
Valores médios de mensalidade
O valor médio de mensalidade de um Curso Tecnólogo em Design de Interiores é variável, de acordo com a instituição escolhida e qualidade do quadro de professores. E também costuma haver diferença entre as modalidades presenciais e a distância (EAD). Em média, a mensalidade é de R$ 800 para cursos presenciais.
Sobre o curso Técnico em Design de Interiores
Para ingressar em um curso técnico em Design de Interiores basta ter a idade mínima de 16 anos e estar cursando o ensino médio. Esta opção de ensino permite uma colocação mais rápida no mercado de trabalho, pois o objetivo do curso técnico é mais voltado para o dia a dia do profissional, e não para o sistema acadêmico. Está focado, de forma direta e objetiva, no que dá certo, no que funciona, com base na experiência de mercado dos professores e coordenadores da instituição de ensino.
Os Técnicos em Design de Interiores auxiliam na elaboração e acompanham o desenvolvimento de projetos de espaços interiores residenciais, comerciais, institucionais, entre outros. E são uma ótima opção para quem gosta de participar de mostras e eventos de decoração, desenvolver projetos e busca ingressar no mercado de trabalho de forma promissora. O curso oferece todas as competências e habilidades de uma formação plena e é uma forma de ingressar na carreira de forma rápida e sem grandes investimentos.
Duração do curso
Como o curso técnico não possui muitos módulos teóricos, como é o caso da formação de tecnólogo, sendo uma formação mais voltada para a prática do mercado de trabalho, a carga horária do curso é bem menor. A duração é de até 24 meses, a depender da instituição de ensino, com carga horária entre 800 e 1.200 horas. Durante o curso, o aluno terá conhecimento de todo o processo, desde a criação e desenvolvimento do projeto, até o planejamento e execução da obra e acabamentos.
Valores médios de mensalidade
À exemplo do curso de Tecnólogo, o valor de um curso técnico pode variar conforme a forma (presencial ou à distância – EAD) e a instituição de ensino escolhida. A modalidade presencial não emprega aulas gravadas, normalmente dispõe de laboratórios para as aulas práticas e maior aproximação entre aluno e professor. Neste caso, o investimento costuma ser maior, assim como a qualidade de ensino. Algumas escolas técnicas oferecem ainda descontos na matrícula e por pontualidade nos pagamentos, o que ajuda o aluno a ingressar no curso desejado.
Independente de todos estes fatores, o valor médio da mensalidade de um curso técnico é de R$ 470.
Sobre o mercado de trabalho para Designers de Interiores
Tanto para quem opta por ser Técnico ou Tecnólogo em Design de Interiores há boas opções no mercado. Com a expansão do setor da construção civil, por exemplo, e os espaços construídos cada vez menores, que precisam ser bem planejados e decorados, o auxílio profissional é cada vez mais requisitado.
A área corporativa também valoriza muito os Design de Interiores na elaboração de projetos de escritórios, salas de reuniões, espaços comerciais e residenciais. Outro mercado que gera grandes oportunidades é o considerado de “luxo”, assim como o de profissionais que desenvolvem projetos de hotéis e de acessibilidades em locais públicos.
Conheça os setores em que o Design de Interiores estão aptos a desenvolver projetos:
- Hotéis
- Clínicas
- Comércio
- Estandes
- Pessoas físicas
- Arquitetos
- Construtoras e Imobiliárias
- Órgãos públicos
- Escolas e universidades
- Indústria
- Bares e restaurantes
- Mercado corporativo
- Teatros
- Cinemas
Assim, se você já possui ou almeja desenvolver um senso estético mais apurado, desenvolver a criatividade e ter acesso às principais tendências do mercado de design e decoração, optar por ser Técnico ou Tecnólogo em Design de Interiores pode ser o primeiro passo de uma grande carreira.
🛋️ Curso Técnico em Design de Interiores
Curso disponível na Unidade Floripa
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.
O Curso Técnico em Design de Interiores capacita profissionais para elaborar e executar projetos de interiores de espaços residenciais e comerciais, vitrines e exposições, podendo atuar em escritórios de arquitetura e design, lojas de móveis e decoração, construtoras e imobiliárias, além de shoppings e lojas.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 7 habilidades do Técnico em Design de Interiores
👉 Arquitetura ou Design de Interiores: qual a melhor opção?
👉 5 motivos para cursar Técnico em Design de Interiores
👉 Quanto ganha um designer de interiores e como especializar-se nessa área?
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 6
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?