Técnicos em Enfermagem, enfermeiros, médicos, instrumentadores cirúrgicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas… Muitas são as profissões relacionadas à saúde e todas elas desempenham um papel fundamental na vida das pessoas.
Pare e pense por um instante: você consegue lembrar quantas vezes já passou por atendimento de saúde? Com certeza foram muitas. Agora, uma outra pergunta: e se quando você necessitasse de atendimento, não houvesse profissionais disponíveis?
Precisar de um profissional da área da saúde não é o mesmo que em outras áreas, pois as demandas são imediatas e, em caso de não atendimento, podem se agravar para doenças sérias.
Durante a pandemia causada pelo Covid-19, onde os Técnicos em Enfermagem, enfermeiros e médicos formaram a linha de frente no atendimento aos doentes, foi possível ter uma melhor compreensão da importância que os profissionais da saúde têm para a sociedade. Eles abdicaram do convívio em família e colocaram suas próprias vidas em risco para estar presentes enquanto outro ser humano precisava de ajuda.
No último dia 12 de maio comemorou-se o Dia da Enfermagem e, no próximo dia 26 deste mesmo mês, lembraremos do Dia do Técnico em Enfermagem. Por isso, neste artigo, vamos conhecer a história da profissão no Brasil e tudo sobre as datas. Continue conosco e boa leitura!
Conteúdo deste Post
História do Dia da Enfermagem no Brasil
A história da Enfermagem no Brasil remonta ao período colonial, com a criação da Organização de Enfermagem. Em 1543, foi inaugurado o primeiro hospital do país, a Santa Casa de Misericórdia, em Santos (SP), que foi seguido por outra unidade, em Salvador (BA), que iniciou suas atividades em 1549. No início, os atendimentos eram feitos pelos próprios escravos com o uso de ervas medicinais.
Já a profissão de enfermeiro começou a se desenvolver no final do século XIX com as pessoas saindo do interior e indo para as grandes cidades. Esse movimento fez com que se tornasse perceptível a necessidade da saúde receber uma maior atenção.
Neste período, ainda, aconteceram muitas guerras, deixando milhares de pessoas feridas. As enfermeiras, então, foram designadas para cuidar dos soldados nos campos de batalha e auxiliar os médicos.
Quando se remonta a história da Enfermagem, duas mulheres aparecem como sendo as precursoras da profissão: Florence Nightingale, nascida em 1820, em Florença, considerada a mãe da Enfermagem moderna no mundo; e a brasileira Ana Justina Ferreira Neri, nascida em Cachoeira, no interior da Bahia, enfermeira do exército que foi voluntária em grandes conflitos, como a Guerra do Paraguai.
Quando é o Dia da Enfermagem?
No Brasil, o Dia da Enfermagem começou a ser comemorado em 1938. Com o passar dos anos, a celebração passou a ser de uma semana – de 12 a 20 de maio – , começando com o Dia da Enfermagem e terminando no Dia do Técnico de Enfermagem, mas com outras datas igualmente importantes, como a do Instrumentador Cirúrgico, por exemplo.
06/05 – Dia do Instrumentador Cirúrgico
O Dia do Instrumentador Cirúrgico é lembrado anualmente em 6 de maio. Este profissional representa a Enfermagem dentro do centro cirúrgico: ele é responsável por organizar e controlar as salas de cirurgia, preparando-as para as operações.
É o instrumentador cirúrgico que auxilia os médicos durante os procedimentos, fornecendo os equipamentos. Assim, as cirurgias podem ser mais rápidas e seguras, prezando sempre pela saúde do paciente.
12/05 – Dia Internacional da Enfermagem
O Dia da Enfermagem e do Enfermeiro são comemorados juntos em 12 de maio. Apesar de ter sido criada em 1965, a data foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Enfermeiros apenas 9 anos depois, em 1974.
O objetivo da criação do Dia Internacional da Enfermagem foi prestar um reconhecimento à Florence Nightingale, considerada a mãe da Enfermagem moderna no mundo. No Brasil, a data foi estabelecida por Getúlio Vargas, em 1938, em lembrança da baiana Ana Justina Ferreira Neri.
Apesar da profissão ter nascido como voluntária, atualmente é regulamentada no Brasil e, recentemente, teve o piso salarial aprovado em votação na Câmara dos Deputados.
20/05 – Dia do Técnico em Enfermagem
Em 20 de maio é comemorado o Dia Nacional do Auxiliar e do Técnico em Enfermagem. Juntos, auxiliares e técnicos somam mais de 1,8 milhão de profissionais e representam 80% dos trabalhadores da área. A aprovação do piso salarial e da carga horária são reivindicações constantes da categoria que atua em hospitais, clínicas, laboratórios e escolas.
Importância dos profissionais de saúde
Os profissionais de saúde desempenham um papel fundamental na sociedade. Falando especificamente sobre os enfermeiros, técnicos e auxiliares, eles estão presentes em hospitais e outros ambientes relacionados à saúde para trazer conforto físico e psicológico aos enfermos.
Os profissionais da saúde trabalham por todas as pessoas e, por isso, assim como em outras profissões, precisam ser respeitados e ter um piso salarial garantido por lei. Além disso, necessitam de condições próprias, como uma carga horária adequada, para realização de um trabalho de excelência.
Com a pandemia de coronavírus, muitas pessoas começaram a entender a real importância do profissional de Enfermagem. Contudo, essa percepção deve ser levada adiante e transformada em respeito e admiração pela categoria.
Quer Cursar Técnico em Enfermagem? Confira todos detalhes.
Poucas pessoas conhecem a real diferença entre as atribuições do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem. Se você quer cursar o Técnico em Enfermagem, o primeiro passo é conhecer as competências necessárias para esta profissão:
- Integrar programas de vigilância epidemiológica com o objetivo de controlar e prevenir a disseminação de doenças em geral;
- Ser o braço direito do enfermeiro auxiliando nos cuidados necessários aos pacientes;
- Auxiliar o enfermeiro com a programação, planejamento e orientação das atividades;
- Colaborar com a equipe de saúde individual e coletiva.
Se você gosta de cuidar das pessoas, é hora de buscar uma profissionalização na área. Nossa instituição é credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para oferecer o Curso Técnico em Enfermagem para você que já é formado no Ensino Médio e também para quem ainda está cursando.
O curso técnico tem um menor tempo de duração, é focado em aulas práticas e tem ótima aceitação no mercado de trabalho. O profissional formado na área é amplamente valorizado, sem falar que o investimento é muito mais acessível do que uma graduação.
Na Escola Técnica Geração você escolhe o turno que melhor se adequa a sua rotina para realização das aulas, estando disponíveis estudos também aos sábados. Comece agora e dentro de dois anos tenha o tão sonhado diploma em mãos para atuar como Técnico em Enfermagem. Entre em contato!
💉 Curso Técnico em Enfermagem
Curso disponível nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.
O Curso Técnico em Enfermagem é uma ótima escolha para quem deseja iniciar carreira na área da saúde, uma vez que esses profissionais são indispensáveis para as equipes médicas de qualquer instituição pública ou privada – hospitais, unidades de pronto-atendimento, clínicas e laboratórios, por exemplo. Esse profissional pode ainda trabalhar de forma autônoma, realizando atendimento domiciliar, uma demanda crescente no mercado.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 Empreender na enfermagem: saiba como abrir seu próprio negócio na área da saúde!
👉 Mercado para Técnicos em Enfermagem especializados em Obstetrícia
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 4
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?