Massagem e massoterapia: a semelhança entre as duas palavras ainda faz muita gente achar que se trata da mesma coisa. Com a vida estressante e corrida que cada vez mais as pessoas têm levado, muitas recorrem às técnicas de massagem, com intuito de amenizar as tensões do dia a dia. No entanto, é justamente a busca pela técnica que causa confusão entre os termos.
Sabemos que a massagem já existe e é usada para fins medicinais há milhares de anos. Os seus principais benefícios também são bastante conhecidos: melhora a circulação sanguínea, ajuda a aliviar tensões e a promover o bem-estar. Mas exatamente quando o massagista torna-se massoterapeuta? A diferença está na formação destes profissionais e no conhecimento apresentado por eles.
Confira, abaixo, a diferença entre massagem e massoterapia:
Conteúdo deste Post
1. A diferença entre Massagem e Massoterapia
A principal diferença entre a massagem e a massoterapia está na formação dos profissionais. O massoterapeuta é um profissional com formação técnica para executar diferentes tipos de massagem orientais e ocidentais. O curso técnico em Massoterapia tem, em média, dois anos de duração. Este é o período necessário para que o aluno se especialize em técnicas como quiropraxia, tui-ná, massagem laboral e massagem modeladora.
No curso de Massoterapia também são adquiridos conhecimentos avançados em anatomia, biossegurança e fisiologia. A título de exemplo, durante sua formação, o candidato a massoterapeuta recebe orientações sobre anatomia básica – necessárias para que o profissional formado saiba exatamente onde deve apertar e o efeito que cada toque proporciona.
Já o massagista é um profissional que buscou fazer um curso livre para especializar-se em uma técnica específica de massagem. Ele pode dominar técnicas de massagem relaxante, drenagem linfática ou sueca, que é massagem clássica, por exemplo.
Para exemplificar a diferença prática entre as duas formações, o massoterapeuta é um profissional que possui formação técnica na área, com cerca de 1.200 horas de formação. Em contrapartida, a duração dos cursos de massagem varia entre 16, 40 e/ou até 240 horas, dependendo da técnica.
Entretanto, não é somente por esses quesitos que são avaliados os conhecimentos e habilidades do massagista. Tampouco o profissional deve ser depreciado, por não possuir formação técnica. Mesmo que o profissional não possua essa formação mais abrangente, na maioria das vezes, ele especializou-se em uma ou mais técnicas específicas para trabalhar, podendo proporcionar bons resultados aos seus clientes.
O fato é que, independente de realizar curso técnico ou livre, o conhecimento não deve parar aí. O aprendizado sobre terapias complementares e sobre o corpo humano deve ser constante, por isso, o profissional deve sempre continuar e aperfeiçoar seus estudos e conhecimentos. Só assim poderá proporcionar o melhor atendimento aos seus clientes.
👉 4 motivos para fazer o curso técnico em Massoterapia
2. O cotidiano corrido e a importância do cuidado com a saúde
Você já se perguntou alguma vez por que gostamos tanto de massagem? Basta uma dor muscular ou um episódio de estresse que logo desejamos uma massagem para aliviar a tensão. Entretanto, nem todas as pessoas entendem que a massagem poderia ser um benefício para a saúde da sociedade como um todo.
Desde o surgimento da humanidade, apareceu a massagem também. Afinal, o toque é a maneira mais intuitiva e primitiva dos seres humanos cuidarem uns dos outros. Desde então, praticamente todas as culturas praticam algum tipo de toque terapêutico.
Por muito tempo a massagem e o papel de quem a executava foi corrompido pela sociedade. Uma vez que o termo ganhou conotação sexual devido justamente o toque em outra pessoa. Entretanto, felizmente, esse tabu foi sendo desconstruído com o passar do tempo e mais pessoas se tornaram adeptas da prática.
Hoje, devido ao cotidiano corrido e estressante das pessoas, cada vez mais elas têm buscado cuidados com a saúde, com o objetivo de ter uma maior qualidade de vida e bem-estar, sendo a massagem uma parte integrante disso.
A massagem virou uma técnica terapêutica, a qual as pessoas têm buscado para reencontrar e reestabelecer seu equilíbrio natural, procurando mais fôlego e entusiasmo para encarar o dia a dia.
Além disso, o aumento da popularidade da massagem e de terapias relacionadas para redução de estresse e problemas musculoesqueléticos crônicos, está cada vez mais acentuando a importância e o reconhecimento da massagem para nossa sociedade.
Diante disso, continue lendo para entender mais sobre a massagem e massoterapia e suas diferenças.
3. A massagem e suas diferentes técnicas
Para entender a diferença entre Massagem e Massoterapia é preciso saber um pouco mais sobre a massagem e suas técnicas. A palavra massagem vem do francês (massage) e já é utilizada no alívio de dores e tensões há milhares de anos. De forma geral, as práticas podem ser divididas entre técnicas orientais e ocidentais. A principal diferença é que a massagem do ocidente segue as regras da ciência ocidental e suas técnicas buscam trazer benefícios para o aparelho locomotor, muscular e esquelético. Já as técnicas orientais têm como foco o equilíbrio das energias do corpo.
Tanto as massagens orientais quanto as ocidentais refletem em diversos benefícios, como a liberação de hormônios que promovem o relaxamento, o estímulo da circulação sanguínea e o alívio de músculos tensionados. Além de muito populares entre pessoas que buscam o relaxamento muscular e o alívio do estresse, as técnicas de massagem também são indicadas como terapias complementares para acelerar a recuperação de pacientes em diversas situações.
4. O profissional massagista
O profissional massagista é aquele que por meio de cursos livres aprendeu a executar técnicas de massagem. Para isso, ele obteve conhecimento básico sobre a anatomia humana, bem como sobre as regiões do corpo em que aplicará seus movimentos. Os profissionais massagistas realizam cursos livres para desenvolver uma técnica em particular.
Como por exemplo, em um curso livre de drenagem linfática, serão transmitidos conhecimentos específicos sobre as manobras particulares dessa técnica e todo o conteúdo necessário sobre o sistema linfático. Dessa forma, o massagista torna-se apto a realizar drenagem linfática. Para realizar outras técnicas, como massagem relaxante ou sueca, por exemplo, ele precisa de realizar outros cursos e, assim, ampliar seus conhecimentos e horizontes de atuação.
5. O profissional massoterapeuta
O profissional massoterapeuta possui formação técnica, muito mais abrangente, a fim de melhor atender as necessidades de seus clientes. Por meio de suas habilidades, conhecimentos e recursos massoterápicos, o massoterapeuta possibilitará que seus clientes alcancem os objetivos desejados com a ajuda da massoterapia. Em sua formação, o massoterapeuta aprende em sua formação a executar diversos tipos de massagens orientais e ocidentais. Sendo elas:
- Massagem clássica;
- Drenagem linfática e corporal;
- Cromoterapia;
- Reflexologia podal;
- Quick Massage;
- Aromaterapia;
- Shiatsu;
- Tui Ná (Tuina);
- Do-in;
- Auriculoterapia.
O curso técnico de massoterapia possui em média dois anos de duração. Este é considerado o período necessário para que o aluno especialize-se nas técnicas mencionadas acima, além de também adquirir durante o curso conhecimentos avançados em fisiologia, anatomia e biossegurança.
👉 O que faz um técnico em Massoterapia?
6. Perfil do profissional e mercado de trabalho
Primeiramente, o profissional que deseja trabalhar com massagem ou massoterapia deve gostar profundamente de lidar com pessoas. Afinal, o atendimento será direto com pacientes que provavelmente estão queixando-se de problemas de saúde, seja físicos ou mesmo psicológicos, e estão recorrendo à massagem como uma terapia.
Além disso, o profissional deve gostar também do corpo humano e da área da saúde, pois durante os estudos e sua atuação profissional, irá continuamente deparar-se com esses fatores. Afinal, irá lidar com seres humanos e seus corpos.
O profissional que atuar com massagem ou massoterapia deverá também gostar de solucionar problemas, de oferecer outra perspectiva de vida para as pessoas e de cuidar delas. Afinal, o toque e o cuidado representam muito bem a empatia que deve haver entre o profissional e seu cliente.
Em relação ao mercado de trabalho, o campo de atuação é bastante vasto para quem atua com massagem e massoterapia no país. Os profissionais que atuam na área podem trabalhar em SPAs, clínicas, academias de ginástica, clínicas especializadas em estética, centros de reabilitação física, hospitais, clubes esportivos, ou podem atuar ainda como profissionais autônomos, tendo seu próprio local de atendimento, como uma sala ou clínica.
Além disso, é possível encontrar facilmente massagistas em shoppings centers, aeroportos, cabeleireiros e até mesmo em festas. Alguns profissionais estão sendo contratados para trabalhar dentro de empresas também, atendendo colaboradores e funcionários. Isso acontece principalmente em multinacionais.
Portanto, a massagem e massoterapia, como já mencionado, são áreas muito requisitadas pelo mercado de trabalho, tendo profissionais que a cada dia são mais respeitados no país. O setor cresceu muito nos últimos anos e pode ser visto como uma das profissões do futuro, tendo em vista a crescente escalada do stress na sociedade moderna.
7. Como se tornar um massoterapeuta
Agora que você já sabe a diferença entre Massagem e Massoterapia pode avaliar melhor qual é a opção ideal para você. Por ser um profissional completo, apto a praticar diferentes técnicas de massagem, o mercado de trabalho é muito maior para o massoterapeuta.
Para isso, o candidato a massoterapeuta deve buscar um curso técnico na área. O curso pode ser feito por pessoas com segundo grau completo ou em andamento. Massoterapia é um dos cursos disponíveis na Escola Técnica Geração, líder de empregabilidade em Santa Catarina. Acesse nosso site para mais detalhes!
🤲🏽 Sobre o Curso Técnico em Massoterapia
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.
O Curso Técnico em Massoterapia forma profissionais especializados em cuidados com o corpo, seja para fins estéticos e de relaxamento, seja para o apoio à prática esportiva e cuidados pré e pós-cirúrgicos. Os Técnicos em Massoterapia são profissionais capacitados para atuar em clínicas de estética, em SPAs e hotéis e academias e clubes esportivos, por exemplo. Além disso, existe a possibilidade de trabalhar de forma autônoma em seu próprio espaço, com atendimento domiciliar ou em empresas.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 Conheça os cursos técnicos mais procurados do mercado
👉 Primeiro emprego: como o ensino técnico facilita a sua entrada no mercado
👉 Carreiras profissionais em alta: faça um curso técnico e consiga logo um emprego
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 4.9 / 5. Número de votos: 24
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?