A nutrição é uma área de especialização que tem crescido de maneira significativa nos últimos anos. Cada vez mais pessoas procuram estudar o comportamento humano com relação à alimentação e também à ciência dos alimentos e da gastronomia. Exatamente porque abriu um grande leque para especialidades diferentes é que muitas pessoas confundem os diversos profissionais que atuam nesse campo. Para lhe ajudar a entender melhor a atividade de dois ramos específicos do universo da nutrição, preparamos esse texto. Entenda a diferença entre técnico em Nutrição e gastrônomo.
Conteúdo deste Post
A diferença entre técnico em Nutrição e gastrônomo
Técnico de Nutrição: conhecimento em saúde e gestão alimentar
O técnico de Nutrição é um profissional que atua em diversos campos relacionados com alimentação e saúde. O profissional é graduado em um curso técnico, que dura em média dois anos.
Esse profissional, portanto, desenvolve conhecimentos especializados em saúde e alimentação, e pode trabalhar em hospitais, clínicas, SPAs e consultórios médicos. Ele também é capacitado para atuar em ambientes de gestão alimentar, como cozinhas industriais, restaurantes e até mesmo laboratórios.
Saber cozinhar pode ser característica favorável
Apesar de não ser uma característica obrigatória e esperada em todo técnico em Nutrição, aquele que desenvolve habilidades culinárias pode se destacar ainda mais no ramo – especialmente quando sua atuação está relacionada com a gestão alimentar. Um técnico em Nutrição com conhecimentos gastronômicos pode ter mais oportunidades no mercado de trabalho.
Gastrônomo: conhecimento em técnicas culinárias
O gastrônomo, ao contrário do técnico em Nutrição, atua em um ramo completamente diferente no universo da alimentação: a gastronomia. Esse profissional é o responsável por estudar a ciência das técnicas culinárias, as combinações de ingredientes e o desenvolvimento de receitas que agradem ao paladar das pessoas.
Esse profissional também apresenta habilidades de gestão alimentar, visto que muitas vezes pode ser o responsável por guiar o funcionamento da cozinha de um estabelecimento comercial.
Noção de nutrição e de técnicas de gestão da cozinha é diferencial
O gastrônomo que apresenta conhecimentos, mesmo que básicos, de nutrição e gestão de cozinha, se destaca no seu mercado de atuação, visto que poderá aplicá-los à sua rotina de técnicas culinárias e no desenvolvimento de receitas. Essas características, entretanto, não são obrigatórias.
Atuações complementares sempre que possível
Mesmo com a diferença entre técnico em Nutrição e gastrônomo, esses profissionais podem ter atuações complementares no mercado profissional. Unir os conhecimentos técnicos e práticos de cada um deles pode ser extremamente interessante para os clientes finais que serão atendidos por esses profissionais.
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 7
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?