A procura por cursos técnicos está em alta, pois, diferentemente do ensino superior, o investimento financeiro é menor, não é preciso fazer prova para ingressar no ensino técnico (o famoso vestibular) e o tempo de duração dos cursos também é menor.
O ensino técnico e o superior são formações que se complementam, porém, para quem deseja ingressar no mercado de trabalho com maior rapidez e não tem os recursos para investir em uma graduação, o ensino técnico é uma ótima alternativa.
O ensino técnico oferece uma série de vantagens que outros cursos disponíveis no mercado não possuem. Além dos benefícios já citados (menor duração, investimento menor e rápida inserção no mercado de trabalho), o ensino técnico também propicia a possibilidade de começar o curso ainda enquanto estiver no ensino médio, a oportunidade de conhecer de perto o dia a dia da área escolhida e a ausência de uma idade mínima para iniciar os estudos.
Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre os cursos técnicos, saber se é necessário fazer uma prova para ingressar no ensino técnico, conhecer as modalidades, as diferenças entre técnico e tecnólogo e os principais cursos disponíveis no mercado. Boa leitura!
Conteúdo deste Post
É preciso fazer prova para ingressar no ensino técnico?
Para quem se pergunta se é preciso fazer uma prova para ingressar no ensino técnico, a resposta é não! Não há nenhum tipo de prova ou processo seletivo para poder iniciar a sua formação.
Na Escola Técnica Geração, você escolhe a carreira que quer seguir, faz a sua inscrição e já está pronto para iniciar. Não há necessidade de fazer uma prova para ingressar no ensino técnico, pois os professores irão avaliar o desempenho do aluno no decorrer das aulas.
Mas aqui vai uma dica: é sempre bom estudar para manter os conhecimentos em dia. Se você está finalizando o ensino médio e vai iniciar um curso técnico, aproveite algumas horas das férias para decidir qual carreira combina mais com o seu perfil e já iniciar o ano com seu futuro profissional determinado.
É preciso ter ensino médio completo para cursar o ensino técnico?
Diferentemente do que muitos pensam, não é necessário completar o ensino médio para cursar o ensino técnico, com algumas exceções, a depender do curso escolhido. O aluno pode se inscrever no curso técnico logo após finalizar o ensino fundamental, embora o mais comum seja iniciá-lo após a conclusão do ensino médio. Também não é necessário ter uma idade mínima para entrar no curso, com algumas exceções, a depender do curso escolhido.
O aluno pode cursar o ensino médio e o técnico concomitantemente e, quando finalizar os dois cursos, terá o diploma de nível médio e de técnico.
Quais são as modalidades do Ensino Técnico?
O curso técnico está disponível em três diferentes modalidades, como veremos a seguir:
Curso Técnico Integrado
No curso técnico integrado, tanto as disciplinas técnicas quanto as do ensino médio são reunidas em um único curso. Neste caso, o aluno pode ingressar após concluir o ensino fundamental e cursar ensino médio e técnico ao mesmo tempo. O técnico integrado tem duração de três anos e o aluno sai da instituição com o diploma de ensino médio e técnico escolhido.
Curso Técnico Concomitante
O curso técnico concomitante é aquele feito em conjunto com o ensino médio, porém em períodos diferentes. O aluno participa das aulas do ensino médio de manhã, por exemplo, e assiste às aulas do curso técnico à tarde ou vice-versa. Nesta modalidade o aluno pode estudar em instituições diferentes (uma para o médio e outra para o técnico) e só terá acesso ao diploma técnico após a conclusão do ensino médio.
Curso Técnico Subsequente
O curso técnico subsequente é aquele que exige que o aluno já tenha o diploma de ensino médio. A grade curricular é construída exclusivamente com matérias técnicas. O aluno precisa do que foi aprendido no ensino médio para conseguir acompanhar as aulas. Podem ter duração de até dois anos.
Conheça nossa Campanha
Trazemos o Emprego Até Você
Cursos Técnicos Disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
Ao longo de mais de duas décadas, a Escola Técnica Geração estabeleceu inúmeras parcerias com as principais instituições de saúde catarinenses, algo que facilita a contratação dos alunos na especialidade desejada. O resultado disso é que mais de 80% dos alunos da Escola Técnica Geração conseguem emprego na área antes mesmo da formatura.
Nossos cursos são de menor duração em relação ao nível superior, durando em média 24 meses, e também possuem valores mais acessíveis. A grade curricular é organizada de forma a possibilitar aos alunos certificados intermediários ao longo da sua formação, possibilitando que eles iniciem suas carreiras muito antes da conclusão do curso.
Conheça nossos Cursos TécnicosTécnico ou tecnólogo: qual é a diferença?
Apesar das nomenclaturas serem parecidas, existe uma grande diferença entre os cursos técnicos e tecnólogos. O aluno que finaliza um curso técnico recebe o diploma de ensino médio com a qualificação técnica escolhida. Assim, ele já pode buscar uma colocação no mercado de trabalho e, mais tarde, caso deseje seguir carreira na profissão, pode ingressar em um curso de nível superior na mesma área.
Os cursos tecnólogos, por sua vez, são de nível superior e, para ingressar em algum deles, é necessário já possuir o ensino médio completo e realizar vestibular ou utilizar a nota do Enem. Um aluno que terminou o fundamental não pode ingressar em um tecnólogo.
Ao finalizar o tecnólogo, o aluno pode buscar uma colocação no mercado de trabalho ou, então, se inscrever em uma especialização (uma pós-graduação, por exemplo) ou fazer outro curso de nível superior (bacharelado ou licenciatura).
Quais os principais Cursos Técnicos disponíveis no mercado?
Atualmente, existem cursos técnicos disponíveis no mercado nas mais diversas áreas. Na Escola Técnica Geração você encontra 7 diferentes tipos de cursos técnicos. São eles:
- Curso Técnico em Administração: é necessário ter ensino médio completo ou em andamento. O curso tem duração de 16 a 24 meses entre teoria e prática.
- Curso Técnico em Design de Interiores: também é necessário ter ensino médio completo ou em andamento. O curso tem duração de 20 a 24 meses entre teoria e prática.
- Curso Técnico em Massoterapia: é necessário ensino médio completo ou em andamento. O técnico em massoterapia tem duração de 20 meses entre teoria e prática.
- Curso Técnico em Estética: é necessário ensino médio completo ou em andamento. São aproximadamente 20 meses de aulas teóricas e práticas.
- Curso Técnico em Enfermagem: é necessário ensino médio completo ou em andamento. O técnico em enfermagem tem duração de 24 meses entre teoria e prática. Se você optar por fazer apenas aulas aos sábados, a duração é de 36 meses.
- Curso Técnico em Radiologia: é necessário idade mínima de 17 anos e ter ensino médio completo ou estar cursando. O curso tem duração de 27 meses entre teoria, prática e estágio.
🤓 Conheça nossos Cursos Técnicos Presenciais
Cursos disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 Não passei no SiSU, e agora? Conheça outras possibilidades!
👉 7 dicas para você conseguir um Estágio ainda este mês
👉 Curso técnico ou faculdade: qual a melhor opção?
👉 Não passei no SiSU, e agora? Conheça outras possibilidades!
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 3
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?