Você já pensou em se formar e empreender na enfermagem? No Brasil, o curso de enfermagem é um dos mais procurados por jovens e adultos em busca de uma profissão. Além disso, essa é uma das áreas que mais cresce no país e os profissionais qualificados deste segmento são sempre muito requisitados.
Conforme números divulgados pelo Conselho Federal de Enfermagem, atualmente existem mais de 2,5 milhões de profissionais com inscrições ativas. Parece um número bastante alto, não é mesmo? Mas não é se compararmos a toda a demanda existente no país para esta profissão.
Quando pensamos em enfermagem, é comum associarmos ao profissional que trabalha em clínicas, hospitais, casas para idosos ou outras instituições de saúde. Contudo, este profissional tem todas as qualidades para, além destes serviços, empreender na enfermagem.
O empreendedorismo consiste em criar um novo negócio ou, então, realizar mudanças efetivas em empresas e instituições onde está inserido. O empreendedorismo na enfermagem ainda é pouco conhecido, uma vez que sempre esteve relacionado à área empresarial.
Se você está escolhendo um curso para iniciar após a conclusão do Ensino Médio, é hora de abrir os horizontes e saber que além de trabalhar dentro de hospitais e clínicas, também é possível empreender na enfermagem. Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, continue com a gente. Boa leitura!
Conteúdo deste Post
Habilidades do empreendedor
Todas as profissões possuem níveis maiores ou menores de dificuldade que são conhecidos durante a realização de um curso ou no momento da atuação. Por ser um ramo que lida diretamente com as pessoas, empreender na enfermagem requer três competências básicas: a técnica, a comportamental e a gerencial. Vamos conhecer melhor cada uma delas:
Competência técnica
Os conhecimentos técnicos em enfermagem são adquiridos durante a realização de um curso na área. São as habilidades necessárias para se tornar um enfermeiro. Entre elas estão:
- Preparação dos equipamentos e instrumentos para a realização de cirurgias, incluindo a esterilização;
- Cuidado com os pacientes;
- Preenchimento dos prontuários médicos de cada paciente conforme orientações dos superiores;
- Prevenção de infecções hospitalares;
- Supervisão de equipes, quando solicitado; e
- Preparação dos pacientes para realização de exames ou cirurgias.
Contudo, se você quer empreender na enfermagem, existem outros conhecimentos e competências técnicas que precisam ser adquiridos, como:
- Administração;
- Marketing;
- Tecnologia; e
- Planejamento financeiro.
Competência comportamental
Os conhecimentos comportamentais são aqueles que o aluno não aprende em um curso técnico. Eles dizem respeito à inteligência emocional de cada um e precisam ser desenvolvidos. Para o empreendedor em enfermagem, alguns dos conhecimentos comportamentais importantes são:
- Capacidade de se colocar no lugar do outro;
- Liderança;
- Resiliência;
- Persistência; e
- Comunicação efetiva.
Competência gerencial
Os conhecimentos gerenciais são aqueles que o empreendedor em enfermagem precisa possuir para gerir e desenvolver a si mesmo, os outros colaboradores e a empresa. O bom gestor precisa:
- Representar a instituição junto aos outros colaboradores;
- Obter e transmitir informações de forma clara e eficaz; e
- Tomar decisões e resolver problemas.
Conheça nosso Curso Técnico em Enfermagem
Curso Disponível nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
Inicie uma carreira de sucesso na área da saúde. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a formação de qualidade é a chave para se destacar. Nosso curso oferece não apenas o conhecimento técnico necessário, mas também experiência prática com os melhores profissionais da área. Com uma abordagem inovadora e um currículo atualizado, garantimos que você esteja pronto para enfrentar qualquer desafio na área da saúde. Venha transformar seu futuro e fazer a diferença na vida das pessoas.
Saiba maisOportunidades de mercado para empreender na enfermagem
São muitas as oportunidades disponíveis no mercado para você que deseja empreender na enfermagem. Vamos apresentar as principais:
Cuidador de idosos
O enfermeiro que se dedica à área de geriatria irá auxiliar as famílias nos cuidados com as pessoas da terceira idade. Esses cuidados incluem:
- Higiene corporal;
- Auxílio na alimentação e na medicação;
- Cuidados com o corpo; e
- Promoção de um ambiente seguro.
O técnico em enfermagem Jackson Lima foi aluno da Escola Técnica Geração e é um exemplo de como ter sucesso ao empreender na enfermagem. Após realizar estágio em geriatria, ele já saiu decidido que esse seria o seu campo de atuação. Ele resolveu apostar e hoje é proprietário de uma Casa de Repouso. Bacana, não é mesmo? A Escola Técnica Geração abriu as portas e o Jackson fez acontecer. Seja um empreendedor como ele!
Home care (atendimento domiciliar)
Se você deseja empreender na enfermagem, o home care pode ser um bom caminho. Este trabalho consiste em ir até a casa dos pacientes e prestar um atendimento personalizado, atendendo a necessidade de cada um. Algumas funções do profissional que atende à domicílio são:
- Auxiliar no cuidado a recém-nascidos;
- Oferecer cuidados pós-operatórios;
- Dar medicamentos;
- Fazer curativos; e
- Verificar a pressão arterial e níveis de glicemia.
Consultórios e clínicas de enfermagem
O significado mais popular de empreendedorismo e que todos nós conhecemos é abrir um negócio próprio. Na enfermagem isso pode ser feito através de consultórios e clínicas.
- Consultório de enfermagem: é o local para consultas de enfermagem.
- Clínica de enfermagem: é o local para realização de procedimentos de enfermagem. Ao invés do profissional ir até a casa do paciente (home care) para realização de um curativo, por exemplo, é o paciente que busca o atendimento na clínica.
Enfermagem do trabalho
Assim como existe a medicina do trabalho, existe também a enfermagem do trabalho. O foco principal dos enfermeiros do trabalho é realizar atividades dentro da empresa na qual atuam buscando o bem-estar dos colaboradores.
Empreender na enfermagem do trabalho significa prestar assessoria para empresas na criação de políticas de segurança e no âmbito da saúde ocupacional, realizar os primeiros socorros e buscar formas de melhorar o dia a dia do colaborador.
Promoção de eventos educacionais em saúde
Promover eventos educacionais em saúde também é um campo de atuação para o empreendedorismo na enfermagem. O profissional oferece o serviço de ministrar palestras em empresas e escolas. Os assuntos podem ser os mais variados, entre eles: cuidados necessários com o corpo, a importância de realizar a higiene de forma correta, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, relevância dos cuidados diante da pandemia de coronavírus, entre outros.
Consultoria e treinamentos
Através do empreendedorismo na enfermagem, você também pode oferecer o seu conhecimento para outros profissionais e/ou instituições de saúde. Neste caso, o profissional precisa ter um conhecimento amplo e sólido, além de bastante prática na área.
Além das áreas citadas acima para empreender na enfermagem, o mercado mostra outras tendências que devem se tornar bastante requisitadas em breve, como o coach interativo e a enfermagem estética.
Empreendedorismo é algo mais abrangente do que abrir empresas
Empreendedorismo é sim abrir o próprio negócio, mas esta é apenas uma forma. O empreendedorismo vai muito além disso. Atualmente, muitas áreas, incluindo a enfermagem, são carentes em intraempreendedorismo.
O intraempreendedorismo é empreender dentro da instituição onde você está inserido. Algumas formas de ser um intraempreendedor são:
- Controlar de forma efetiva as infecções hospitalares;
- Padronizar a compra de materiais médicos dentro de um hospital ou clínica;
- Ser membro de comissões ou conselhos de um hospital;
- Gerenciar os riscos existentes na instituição; e
- Ser ativo em formas de trazer mais segurança e cuidados aos pacientes.
💉 Curso Técnico em Enfermagem
Curso disponível nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.
O Curso Técnico em Enfermagem é uma ótima escolha para quem deseja iniciar carreira na área da saúde, uma vez que esses profissionais são indispensáveis para as equipes médicas de qualquer instituição pública ou privada – hospitais, unidades de pronto-atendimento, clínicas e laboratórios, por exemplo. Esse profissional pode ainda trabalhar de forma autônoma, realizando atendimento domiciliar, uma demanda crescente no mercado.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 5 motivos para cursar Técnico em Enfermagem
👉 Especialização em Obstetrícia para Técnicos em Enfermagem
👉 Superior ou Técnico em Enfermagem, qual a melhor opção?
👉 Especialização em Unidade de Terapia Intensiva para Técnicos em Enfermagem
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 6
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?