A especialização em radioterapia tem se tornado uma opção cada vez mais necessária para técnicos em radiologia que buscam se destacar no mercado de trabalho. Trata-se de um nicho que carece de profissionais capacitados e se configura como uma profissão ainda pouco comentada, algo que possibilita inúmeras oportunidades.
É visando suprir essa lacuna que o presente post toma sua forma. Aqui, iremos expor de maneira sucinta sobre a natureza do curso de especialização em Radioterapia.
Neste artigo será discutido pautas que comportam desde o mercado de trabalho para técnicos em radiologia com especialização em radioterapia, até mesmo sobre a própria estrutura do curso em si.
Conteúdo deste Post
O que é a Radioterapia?
Antes de darmos início a nossa discussão sobre o curso de especialização de radioterapia, faz-se necessário realizar uma breve apresentação sobre o que é a radioterapia e as maneiras pelas quais esse tratamento se diferencia dentro do campo da radiologia.
Para isso, levamos nosso olhar para o artigo científico escrito pelas autoras portuguesas Olímpia Martins e Isabel Azevedo intitulado “Radioterapia Paliativa para Cuidados Oncológicos em Fim de Vida”. Logo no início do texto, as pesquisadoras definem a radioterapia como “especialidade médica que utiliza a radiação ionizante de forma controlada, com objectivos terapêuticos, em lesões neoplásicas” (MARTINS e AZEVEDO, 2020, p.49).
Nesse sentido, podemos compreender a radioterapia como um método que tem como objetivo a realização de um tratamento para câncer altamente localizado e pouco danoso aos tecidos adjacentes.
Os primeiros registros de tratamentos de radioterapia podem ser encontrados por volta de 1930. De acordo com as pesquisadoras, trata-se de um método que ganhou popularidade uma vez que se provou eficaz, seguro e rápido para o alívio de um grande número de sintomas ocorrentes em pacientes com câncer.
Podemos dividir os tratamentos de radioterapia em dois grupos: Radioterapia externa e Radioterapia interna.
Tratamentos de radioterapia interna, também conhecidos como braquiterapia, são caracterizados pela irradiação de feixes de radiação a curta distância. Esse tratamento é realizado por meio do depósito do material radioativo próximo a lesão tumoral através de técnicas específicas, tais como soluções intravenosas ou o implante radioativo.
O segundo método que pode ser empregado é a radioterapia externa e trata-se da metodologia mais comumente empregada, podendo ser denominada de radioterapia convencional. Aqui objetiva-se irradiar um determinado tumor com um feixe de radiação externa (longa distância).
Por fim, um ponto importante a se destacar é que o paciente não fica radioativo após realizar um tratamento de radioterapia.
Conheça nosso Curso Técnico em Radiologia
Curso Disponível nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
Quer conquistar uma carreira de sucesso na área da saúde? O Curso Técnico em Radiologia da Escola Técnica Geração é a chave para o seu crescimento profissional! Com um currículo atualizado, professores experientes e uma infraestrutura moderna, você estará preparado para atuar com excelência em um mercado repleto de oportunidades. Garanta um futuro brilhante, invista na sua formação e transforme sua vida com o ensino técnico.
Saiba maisMercado de trabalho para Técnicos em Radiologia especializados em Radioterapia
Uma vez com a radioterapia devidamente exposta, torna-se possível retornarmos à nossa discussão sobre a natureza do curso de especialização em radioterapia. Optamos por dar início a essa exposição através de uma breve introdução sobre as condições do atual mercado de radioterapia.
Primeiramente, faz-se necessário apontar quais são as características que formam um mercado de trabalho bom. Oliveira (2015), partindo de uma definição tradicional da economia sobre a oferta de trabalho, aponta que o mercado brasileiro se encontra fortemente atrelado a momentos de expansão e de contração.
Nesse sentido, podemos compreender que um bom emprego é aquele que apresenta pouca sensitividade para momentos de contração, mas que cresce em consonância com os outros setores da economia. Se essa métrica for aplicada, torna-se possível averiguar que o mercado para técnicos de radiologia com especialização em radioterapia se configura como um excelente campo.
Além de expandir com o crescimento econômico nacional, o mercado para aqueles que realizaram especialização em radioterapia raramente se contrai. Ademais, podemos apontar que, atualmente, existe uma carência latente de profissionais da área.
Quanto ganha um técnico especializado em radioterapia?
Em seguida, entramos na próxima etapa pertinente para a discussão do mercado de radioterapia, o salário. Para respondermos a problemática de “quanto ganha um técnico especializado em radioterapia?” realizamos uma consulta no Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER).
Segundo a autarquia, os valores para um trainee tem um piso de 1.299,19 reais e podem chegar até 1.870,83. Para profissionais plenos, o valor médio fica por volta de 1.700,00 reais, podendo chegar até R$2.474,18.
Além desses valores, o CONTER aponta que o técnico tem direito a 40 dias de férias remuneradas anuais e aposentadoria especial após 25 anos de contribuição ao INSS.
Como se tornar um técnico em Radiologia especializado em Radioterapia?
Conforme a determinação do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), a autarquia federal responsável por regulamentar e normatizar os profissionais da área, promulgada pela Resolução Nº17 do ano de 2014, as especializações permitem que os profissionais técnicos em radiologia tenham aptidão para laborar em especialidades fora de sua área de formação.
Nesse sentido, a única maneira pela qual um técnico em radiologia pode atuar no campo da radioterapia é através da obtenção de uma especialização.
Outro ponto a ser ressaltado a respeito da determinação supracitada é que, no caso de profissionais que já se encontram atuando no campo da radioterapia, é necessário possuir prazo máximo de cinco anos para a conclusão de sua especialização.
Pré-Requisitos
Por se tratar de uma especialização do campo da radiologia, o curso só pode ser realizado por profissionais diplomados e estudantes desse campo. No caso específico de estudantes que almejam realizar sua especialização durante sua formação, faz-se necessário ressaltar que eles só podem se inscrever mediante aprovação na disciplina de anatomia.
Sobre o Curso
O curso de especialização em radioterapia se configura como um curso com o objetivo de ensinar ao aluno todos os pormenores do processo de radioterapia. O profissional da saúde será qualificado para aprender a distinguir e aplicar técnicas de radioterapia, lidar com princípios tecnológico-físicos de equipamentos de radioterapia e com as formas de proteção às radiações ionizantes.
Sobre o tempo de duração, trata-se de um curso que será realizado ao longo de aproximadamente 21 meses. A formação contará com uma carga horária de 408 horas-aula, com aulas quinzenais aos sábados.
As atividades expositivas serão ministradas através de aulas presenciais e contarão com o auxílio de ferramentas como datashow, quadro branco e slides escolhidas pelo docente. O professor ainda possui liberdade para optar por métodos alternativos de ensino, como visitas técnicas, discussões em grupos e palestras realizadas por convidados. A prática profissional, por sua vez, será ministrada com o monitoramento nos equipamentos das unidades de tratamento e contará com simulações radioterápicas.
O nosso curso conta com professores altamente qualificados e é composto por um grupo multidisciplinar de profissionais capazes de oferecer uma formação plural aos alunos. Além de possuirmos docentes oriundos da própria área da radioterapia, nossos alunos contam com profissionais habilitados em fisioterapia e enfermagem.
Principais objetivos do curso
Com a estrutura do curso devidamente apresentada, podemos nos adentrar nos principais objetivos do curso de especialização em radioterapia para tecnólogos em radiologia.
- Elucidar os conceitos físicos basilares para a utilização das radiações ionizantes para fins terapêuticos;
- Demonstrar as principais técnicas empregadas no âmbito da radioterapia. Para isso, o curso comporta abordagens que compreendem das rotinas mais simples até os procedimentos mais complexos;
- Contextualizar o profissional sobre as rotinas que são esperadas dos profissionais técnicos em radiologia. Nesse sentido, o estudante será introduzido à dosimetria das radiações, a utilização de sistemas de planejamento radioterápicos e cálculo de dose terapêutica na radioterapia;
- Realizar uma formação crítica dos seus estudantes. Nesse sentido, aqui introduziremos o aluno ao universo da pesquisa científica, os ensinaremos a realizar pesquisas bibliográficas, práticas e a compreender a ética na ciência.
Em síntese, por ser um mercado em crescente expansão e que oferece bons salários, a radioterapia se configura como uma excelente alternativa para a especialização de técnicos em radiologia. Nesse sentido, o nosso curso oferece aos nossos alunos as ferramentas ideais para se destacar no mercado como profissionais capazes e pautados em princípios éticos.
☢️ Curso Técnico em Radiologia
Curso disponível nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.
O Curso Técnico em Radiologia capacita profissionais para preparar e operar aparelhos de diagnósticos por imagem – radiografia convencional (raio X), mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, por exemplo. Apesar da área da saúde ser a maior contratante deste profissional, os Técnicos em Radiologia também podem atuar em portos e aeroportos para verificação de bagagens, no setor industrial, na esterilização de alimentos e na construção civil para avaliação de estruturas e detecção de anomalias na densidade do solo.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 O que você vai aprender em um curso de Radiologia
👉 5 motivos para cursar Técnico em Radiologia
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 8
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?