Acesse o conteúdo e entenda como o estágio não obrigatório é uma experiência muito relevante e cheia de diferenciais para os estudantes de cursos técnicos.
Ao buscar profissionais, as empresas dão preferência às pessoas com experiência para preencher suas vagas. Para quem está fazendo um curso técnico e pretende ingressar no mercado de trabalho, essa exigência básica se torna uma grande barreira na busca de um emprego.
Essa jornada fica ainda mais complexa para os alunos de cursos técnicos que ainda não fizeram o estágio obrigatório, já que o estágio expõe o estudante no ambiente de trabalho e o faz praticar o que foi transmitido na sala de aula, além de toda experiência profissional que ele agrega.
A boa notícia é que a qualquer momento do curso técnico você pode fazer um estágio não obrigatório para ganhar experiência profissional, assimilar melhor o aprendizado, vivenciar as rotinas de sua futura profissão e ainda ter uma renda enquanto estuda. Ou seja, um grande diferencial na hora de ingressar no mercado de trabalho e um enorme desenvolvimento pessoal.
E é sobre o estágio não obrigatório que falaremos hoje, demonstrando como essa modalidade de estágio funciona, sua importância na formação do aluno e algumas dicas para você conseguir uma vaga como estagiário.
Boa leitura!
Conteúdo deste Post
Como funciona o estágio não obrigatório?
Quando o estágio não está relacionado com o plano pedagógico do curso técnico, ele é considerado não obrigatório. Ou seja, ele não precisa ser feito como pré-requisito para o aluno concluir sua formação e receber seu diploma. Apesar disso, o estudante tem a opção de procurá-lo por conta própria para usufruir de todos os benefícios e desenvolvimento profissional de estagiar.
Apesar de não haver relação entre o estágio não obrigatório e a instituição de ensino, em algumas situações existe a mediação da escola para auxiliar o(a) aluno(a) e acompanhar as questões legais do trabalho e do contrato.
É importante ressaltar que para iniciar um estágio não obrigatório o(a) estudante normalmente passa por um processo seletivo interno da empresa, sem interferência alguma da instituição de ensino.
Outra característica importante é a possibilidade alta de ser remunerado, algo muito incomum no estágio obrigatório.
Em relação à duração do estágio não obrigatório, ele costuma ter contratos de um ano e que podem ser renovados de acordo com as necessidades do contratante.
Quanto a atuação do(a) aluno(a) na empresa, suas atividades no ambiente de trabalho não acontecem sob a supervisão de um professor ou técnico. O controle do desempenho do(a) estudante geralmente é feito por meio de relatórios enviados pela empresa contratante ou por algum outro procedimento adotado pela instituição de ensino.
Por que é tão importante fazer um estágio não obrigatório?
Além de ser uma oportunidade de adquirir experiência profissional na área que você está estudando, o estágio não obrigatório é um meio de colocar o aprendizado na prática, vivenciar no dia a dia da profissão e montar uma rede de contatos profissionais.
Além disso, o estágio não obrigatório é uma forma de demonstrar suas qualidades e desenvolver as características necessárias para você fazer parte do time de funcionários efetivos da empresa futuramente.
Desta forma, mesmo que ele não seja necessário concluir o curso e receber seu diploma, é uma tremenda ponte para o sucesso na carreira que você está se preparando para seguir.
Para que você entenda a fundo a importância de um estágio não obrigatório, vamos elencar as principais vantagens de fazê-lo.
Confira.
1- Pôr em prática o que foi ensinado em sala de aula
Ter a oportunidade de observar na prática os conteúdos teóricos é uma forma de aprendizado dinâmica, que ajuda a entender a fundo o desenvolver das práticas e dos processos aprendidos em sala de aula.
Vivenciar o aprendizado amplia muito mais seu conhecimento na área que está estudando e te prepara melhor para atuar profissionalmente.
2- A oportunidade de ganhar experiência profissional
Como você viu, uma exigência básica na grande maioria das empresas na hora de contratar um novo funcionário é que ele tenha experiência na área que irá atuar. Este é o maior entrave para os estudantes no ingresso ao mercado de trabalho.
O estágio é uma forma de adquirir experiência profissional e, por consequência, melhorar seu currículo. Um diferencial enorme quando comparado aos recém formados que não estagiaram.
3- Sentir na pele o cotidiano da profissão
Em qualquer que seja a área, existem desafios, problemas e situações que não foram demonstradas na sala de aula. Para que eles não sejam novidades e você saiba como agir quando vierem à tona, é preciso conhecer o dia a dia da profissão.
E é exatamente por meio do estágio não obrigatório que você terá oportunidade de conhecer essas situações desafiadoras e aprender como solucioná-las, observando o comportamento dos outros funcionários diante delas. Assim, quando acontecer algo negativo sob sua responsabilidade você saberá como tomar as melhores decisões.
4- Amadurecer profissional e pessoalmente
Quando seu curso não exige estágio e você o faz, ao concluí-lo você terá mais experiências que os colegas de sala que não fizeram.
Isto porque, o estágio não obrigatório entrega uma vivência que aumenta sua maturidade, tanto como profissional quanto como pessoa. A visão adquirida no dia a dia dentro da empresa exercendo sua função ajuda a desenvolver competências e habilidades que jamais seriam aprendidas teoricamente.
5- Construir uma rede de contatos profissionais
Como você ainda está estudando, muito provavelmente sua rede de contatos profissionais da área é super pequena, caso ela exista.
No entanto, é preciso entender que todo profissional precisa ter uma rede de contatos com outros profissionais da área para se manter ativo. Ao fazer o estágio não obrigatório você conhece pessoas da sua área e pode começar a construir sua rede de contatos.
Esta é uma vantagem extremamente relevante, pois além de garantir que você nunca fique muito tempo sem trabalho, também pode trazer oportunidades melhores na sua área ou até mesmo dentro da própria empresa.
Conheça nossa Campanha
Trazemos o Emprego Até Você
Cursos Técnicos Disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
Ao longo de mais de duas décadas, a Escola Técnica Geração estabeleceu inúmeras parcerias com as principais instituições de saúde catarinenses, algo que facilita a contratação dos alunos na especialidade desejada. O resultado disso é que mais de 80% dos alunos da Escola Técnica Geração conseguem emprego na área antes mesmo da formatura.
Nossos cursos são de menor duração em relação ao nível superior, durando em média 24 meses, e também possuem valores mais acessíveis. A grade curricular é organizada de forma a possibilitar aos alunos certificados intermediários ao longo da sua formação, possibilitando que eles iniciem suas carreiras muito antes da conclusão do curso.
Conheça nossos Cursos TécnicosQuais as diferenças entre os estágios obrigatórios e não obrigatórios?
Sendo obrigatórios ou não, ambos os estágios são definidos pela Lei nº 11.788, a Lei do estágio. De acordo com a legislação, o estágio obrigatório é indispensável para a formação do(a) aluno(a), ou seja, é uma carga horária que consta na grade do curso e é requerida para a conclusão.
Resumidamente, quando o curso requisita carga horária de estágio, é preciso cumprí-la para pegar o diploma de conclusão do curso.
Já o estágio não obrigatório, não é exigido para a conclusão do curso, ou seja, ele pode ser feito como uma atividade opcional para aprimorar o desenvolvimento do estudante e contribuir com sua formação.
Apesar de serem tão diferentes, ambos os tipos de estágio não se enquadram como vínculo empregatício.
Como conseguir um estágio não obrigatório?
Agora que você sabe o que é, a importância e as diferenças do estágio não obrigatório em comparação com o obrigatório, chegou a hora de conferir 3 dicas para aumentar as chances de conseguir estagiar e usufruir de todas as vantagens.
Converse com seus professores e colegas de turma
Lembra da rede de contatos? Antes mesmo de começar a trabalhar você pode montar a sua. Tudo começa com os colegas de turma e professores.
Conversando com eles e deixando claro seu interesse no estágio não obrigatório, você consegue pegar dicas de onde procurar, como abordar as empresas e talvez até uma indicação direta. Para isso, é indispensável ser um(a) aluno(a) dedicado(a), que demonstra interesse e domínio nos assuntos abordados no curso.
Elabore um bom currículo
O currículo é o documento de apresentação para as empresas, é por meio dele que o primeiro contato acontece.
Ao montar o seu, deixe claro o interesse por uma vaga de estágio, conte como o trabalho na empresa irá contribuir na sua formação e descreva em quais funções você deseja atuar. É importante demonstrar que você não está disposto(a) a exercer qualquer função para evitar que o estágio se desalinhe com seus objetivos e propósitos profissionais.
Além disso, é indispensável destacar suas competências, habilidades e outras atividades realizadas anteriormente (caso você já tenha trabalhado ou feito trabalho voluntário). Também é muito legal colocar as palestras, seminários e outras atividades extracurriculares que você participou.
Pesquise por vagas de estágio em sites de emprego
A última dica para conseguir um estágio não obrigatório é garimpar uma vaga no mercado de trabalho.
Muitas escolas técnicas e faculdades contam com programas que ajudam o ingresso do aluno em estágios. Não deixe de acompanhar o quadro de avisos da sua instituição de ensino.
Além disso, é fundamental vascular todos os sites de emprego por vagas de estágio na sua área e mandar currículo para todas que você encontrar. Neste caso é importante fazer buscas com frequência, pois diariamente novas vagas aparecem e elas são preenchidas muito rapidamente.
Pronto! Chegamos ao final deste conteúdo e agora você sabe o que é o estágio obrigatório, sua importância para a formação dos alunos e conhece 3 dicas fundamentais para conseguir o seu.
Se quiser aprender muito mais sobre cursos técnicos, e as oportunidades profissionais que eles abrem e o mercado de trabalho para o profissional técnico, continue navegando em nosso blog!
🤓 Conheça nossos Cursos Técnicos Presenciais
Cursos disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 Estágio Técnico em Radiologia: entenda como funciona e sua importância
👉 Curso Técnico reconhecido pelo MEC: entenda a importância e como descobrir esta informação
👉 A Escola Técnica Geração é boa? Confira a avaliação dos alunos no Google
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 3
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?