Juliano Zimmermann
Professor nos cursos técnicos de Administração e Segurança do Trabalho
O terceiro encontro de formação de professores da Escola Técnica Geração, realizado no dia 17 de setembro, contou com a ilustre presença de Jorge Ivan Sada de Almeida, professor e teatrólogo que mediou o tema “Imagem profissional: desenvolvimento da comunicação com expressão”.
O ministrante apresentou ferramentas básicas porém bastante necessárias e eficazes para um melhor desempenho em sala de aula, envolvendo temáticas como técnica teatral para a comunicação, o uso da linguagem verbal e não verbal, a importância da conscientização corporal e vocal, o gesto e a voz na comunicação, morfologia e profilaxia vocal, marketing pessoal e o comunicador e seu público.
O autoconhecimento é sem dúvida, a primeira regra para se obter sucesso em qualquer ramo de atividade profissional. No entanto, isso fica mais evidenciado na pessoa do “comunicador” em sala de aula, o professor. Explorar gestos, voz e o próprio corpo, pode melhorar bastante o processo de comunicação com os alunos. Afinal, estar no palco – leia-se: na sala de aula – exige do professor autocontrole e aplicação de técnicas de comunicação para que a troca de informações possa fluir da melhor forma, facilitando a construção do conhecimento em grupo.
Imagem profissional e comunicação com expressão
Para Jorge Sada, “o fluxo da comunicação pela construção corporal, para ampliar o poder de se comunicar, não verbalmente, se dá por meio de: 1) movimento, 2) gesto, 3) ação, 4) comportamento e 5) atitude”.
Com relação às técnicas empregadas, podemos citar a prática de dinâmicas de grupo, o uso das técnicas teatrais (jogos teatrais) para permitir o maior envolvimento possível dos alunos com a aula. A importância do professor nesse processo ficou bastante evidenciada como sendo o “animador” do grande grupo. Aquele agente que leva informação das mais variadas formas, buscando fugir do convencional a ponto de vencer o desinteresse que permeia a massa nos dias de hoje.
Aposta no marketing pessoal
Como fechamento, o professor Jorge apontou a necessidade de os professores adotarem ferramentas voltadas ao marketing pessoal, levando sempre em conta a postura, a comunicação verbal, o modo de se vestir e a ética. Apontamentos relativos à saúde da voz também foram defendidos, visto que o professor se utiliza dela como principal canal de comunicação.
O encontro foi marcado por muita descontração e pelo envolvimento de todos. Os professores foram convidados várias vezes a participar de dinâmicas e ficaram encantados pela sua simplicidade das ações, que mostraram excelentes resultados na prática. Isso nos surpreendeu, pois, particularmente, tenho como hobby a prática das artes cênicas, da vivência com o teatro. No entanto, como nem sempre o óbvio é visível, percebi naquele momento, que o uso dessas técnicas possibilitaria a melhoria substancial das aulas. Vamos praticar?!
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?