Quem não gosta de sair bem na foto? Estar com a pele, unhas e o cabelo bonitos e bem cuidados? Receber aquela massagem relaxante, que renova para um novo dia de trabalho? Cuidar da saúde e estética faz parte da cultura dos brasileiros. Basta observar que para todo lado que se olhe há salões de beleza, barbearias, clínicas de depilação, manicure, pedicure, perfumaria. Enfim, o Brasil é um dos maiores consumidores de cosméticos e procedimentos estéticos do mundo.
De acordo com uma matéria publicada no site Mercado&Consumo, o último levantamento realizado pela empresa Euromonitor International, mostrou que o Brasil possui o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Além disso, a Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) constatou que entre os anos de 2018 e 2022, o crescimento desse setor foi de 560% em relação aos períodos anteriores.
Com esse crescimento tão acelerado, a exigência de profissionais qualificados aumenta consideravelmente e aquece a demanda por técnicos em estética bem capacitados, o que abre um ótimo mercado de atuação. Principalmente porque as estatísticas comprovam que o consumo na indústria da beleza só tem aumentado.
Inclusive, pesquisas apontaram que, em momentos de crise, os brasileiros preferem diminuir suas despesas com lazer a deixar de investir em cosméticos, perfumarias e procedimentos estéticos. Ainda segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, os brasileiros com renda entre dois e dez salários mínimos gastam 1,3% do que ganham mensalmente para cuidar dos cabelos e das unhas. É quase o dobro da despesa com arroz e feijão (0,68%). Os gastos com shampoo, condicionador, maquiagem (1,46% do salário) chegaram a ser quase a mesma coisa que se gasta com carne (1,73%).
Com todo esse crescimento, quem investir na carreira de técnico em estética, com certeza, terá um amplo mercado de atuação, com múltiplas possibilidades e retorno certo.
Conteúdo deste Post
O que faz um Técnico em Estética?
O técnico em estética é responsável por uma série de procedimentos, já que pode atuar em diversas áreas que permeiam desde o cuidado com o rosto, cuidados com os pés, bem como de outras áreas do corpo. Ele está apto a fazer tratamentos de beleza, para atuar como massoterapeuta em diferentes técnicas, assim como operar equipamentos para realização de procedimentos estéticos. Toda essa dinâmica requer um conhecimento profundo sobre produtos cosméticos e todas as tecnologias da área, assim como as novidades no setor. Entre as principais funções de um técnico em estética estão:
Cuidados com a pele e do corpo das pessoas
De acordo com a Lei n°13.643/2018, o técnico em estética pode trabalhar na manutenção da pele e do corpo das pessoas, pois conhece os diferentes tipos de pele e sabe aplicar as principais técnicas para tratar cabelos, corpo e rosto.
Entretanto, ele não pode realizar procedimentos invasivos ou prescrever medicamentos ou solução manipulada. Sua responsabilidade é realizar procedimentos como limpeza de pele, peeling, depilação com cera e demais tratamentos que não envolvam atos cirúrgicos ou o uso de injeção.
O cuidado com a pele e o corpo é um setor com demanda crescente de trabalho e uma das áreas de atuação mais bem-remuneradas desse segmento.
Aplicação de massagens que melhoram a qualidade de vida
A aplicação de massagens é também uma das funções bem procuradas pelos clientes que buscam o serviço de um técnico em estética. Existem, hoje, diversas opções, que atendem inclusive clientes mais exigentes.
Entre elas, a massagem kobido, que promove a regeneração das células e ajuda a combater o estresse por meio de movimentos na região do rosto e pescoço. Mas o mercado também oferece massagens corporais. Entre as mais conhecidas estão shiatsu, clássica, modeladora, tailandesa e relaxante.
Realização de procedimentos capilares
Outra área bastante procurada no mercado é o setor de procedimentos capilares. O técnico em estética conhece as técnicas e procedimentos capilares que atendem às diferentes necessidades de cada cliente.
Entre elas, aquelas que buscam manter a saúde dos fios dos cabelos, para que se tornem fortes, saudáveis e mantenham o brilho.
Presta consultoria de imagem e estilo
É também responsabilidade do técnico em estética auxiliar a promover um estilo de vida que facilite a busca por um objetivo pessoal. Assim, a área de Estética e Cosmética agrega muito valor no que diz respeito a técnicas e procedimentos que favorecem a imagem do cliente, de acordo com seus objetivos no contexto social onde atuam.
Mercado de trabalho para Técnico em Estética
Como já foi citado, o Brasil é um campo aberto para os profissionais que desejam trabalhar com estética e beleza. São muitas oportunidades já que tanto as brasileiras, como os brasileiros, se preocupam com o autocuidado e a imagem pessoal. Além disso, com a procura e o investimento na área, surgem sempre novos procedimentos que precisam de profissionais especializados para lidar com eles. O que torna a opção de trabalhar nesse mercado bastante segura em relação ao emprego e à renda.
Entre os locais que costumam empregar técnicos em estética, estão:
- Spas que oferecem procedimentos estéticos e de relaxamento
- Clínicas e centros de estética
- Clínicas de cirurgia plástica
- Salões de beleza
- Academias
- Hotéis e resorts
- Visagismo
- Consultoria
- Empresas do setor de cosméticos
- Empresas que fabricam equipamentos do setor de estética
Em todos esses estabelecimentos, além de atuar na execução dos procedimentos estéticos, o técnico em estética também pode ser responsável por coordenar e supervisionar as atividades. Isso porque o curso técnico também costuma preparar o profissional para o ambiente de gestão. O que auxilia ainda os profissionais que optam por empreender e abrir um negócio próprio ou trabalhar como autônomo, em atendimento home care.
Conheça nosso Curso Técnico em Estética
Curso Disponível na Unidade Floripa
Você está pronto para transformar sua paixão pela beleza em uma carreira de sucesso? Imagine-se conquistando seu espaço em um mercado que não para de crescer em Santa Catarina, construindo uma clientela fiel e destacando-se como um profissional de excelência. Invista no seu futuro, escolha a Escola Técnica Geração e dê o primeiro passo rumo a uma carreira brilhante e gratificante na área de estética.
Saiba maisQuanto ganha um Técnico em Estética no Brasil?
Em qualquer profissão, falar a respeito de rendimentos ou salários é sempre algo muito relativo. Os valores dependem muito da experiência do profissional, de suas qualificações e, principalmente, do valor agregado que oferece ao produto, serviço ou negócio.
É comum que no início da carreira em estética, o profissional comece ganhando algo em torno de R$ 2 mil mensais, trabalhando como celetista, de acordo com a média salarial no segmento. Valores que podem ser bem maiores no caso de profissionais que tenham capital para investir em sua própria clínica ou que optem por trabalhar de forma autônoma. De acordo com o Guia da Carreira, os profissionais autônomos que investem nessa atividade, conseguem atingir remuneração mensal de cerca de R$ 10 mil. Mas, para isso, precisará gerir o negócio e captar um bom número de clientes, o que requer tempo e esforço.
Assim, saber quanto ganha um técnico em estética não é uma tarefa muito fácil, pois é necessário correlacionar as atividades do dia a dia e o valor agregado de maneira geral. Mas, como o mercado estético está em alta e em uma crescente muito forte, é certo que é possível ter ótimos rendimentos na área. O importante é dar o primeiro passo, buscar capacitação, conhecimento, estudo constante e experiência que, com certeza, o resultado será promissor.
Como tirar o registro de Técnico em Estética?
O registro de técnico em estética deve ser solicitado ao Conselho Regional de Biomedicina, mediante a apresentação do diploma do curso para credenciamento. Com o registro, o profissional pode atuar de maneira legalizada tanto como funcionário, como autônomo.
Deseja iniciar sua carreira na Estética? Venha fazer um Curso Técnico em Estética
Ingressar em um curso técnico é o primeiro passo para quem quer atuar como técnico em estética. Durante as aulas, o aluno terá a oportunidade de se preparar para ser um bom profissional e poder se destacar e até ser referência no mercado.
O tempo de duração depende do grau de aprofundamento do curso e da quantidade de matérias oferecidas pela grade curricular. Normalmente, um curso técnico leva cerca de 24 meses. Além de disciplinas que abordam técnicas e procedimentos estéticos, sejam eles faciais ou corporais, o técnico em estética passa por matérias que visam ensinar sobre anatomia e fisiologia humana, cosmetologia aplicada, microbiologia, imunologia e, inclusive, primeiros socorros.
Outro foco do curso é fazer com que o aluno conheça a tecnologia no mundo da estética. Isso porque o mercado da beleza está em constante evolução, seja em técnicas e procedimentos quanto nos equipamentos a serem utilizados. Por isso, como em qualquer outra área de atuação, é importante que o aluno, além de cursar a escola técnica em estética, pesquise e leia bastante a respeito do tema. Isso o tornará informado sobre as novidades e aprender sobre elas, o que pode ser um importante diferencial no mercado de trabalho.
Como a profissão de técnico em estética é bem vasta, optar por uma especialização também é um bom caminho para uma carreira de sucesso. Como especialista em uma área é possível, a longo prazo, um rendimento maior, já que grande parte das pessoas prefere buscar especialistas para determinados tipos de procedimentos, especialmente, os estéticos.
💄 Curso Técnico em Estética
Curso disponível na Unidade Floripa
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.
Você está pronto para transformar sua paixão pela beleza em uma carreira de sucesso? Imagine-se conquistando seu espaço em um mercado que não para de crescer em Santa Catarina, construindo uma clientela fiel e destacando-se como um profissional de excelência. Invista no seu futuro, escolha a Escola Técnica Geração e dê o primeiro passo rumo a uma carreira brilhante e gratificante na área de estética.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 O que você aprende no Curso Técnico em Estética?
👉 Carreira na Estética: fique por dentro das oportunidades, desafios e salários
👉 Técnico em Massoterapia com CNPJ: vantagens de abrir uma empresa
👉 5 tipos de Massagem Ensinados no Curso Técnico em Massoterapia
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 8
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?