Sabe aquelas decorações de cair o queixo que você vive salvando no Pinterest? Ou as casas perfeitas que você assiste nas novelas? O profissional que analisou cada cantinho para deixar a decoração incrível provavelmente é um Técnico em Design de Interiores.
Você já conhece essa profissão? Sabe o que você aprende no Curso Técnico em Design de Interiores?
O profissional que trabalha com design de interiores tem um leque enorme de possibilidades de atuação e um mercado aquecido pela frente, principalmente no ramo residencial. Afinal, quem não sonha com um cantinho personalizado para chamar de seu?
Nos últimos 10 anos o mercado de design de interiores cresceu e ainda está em expansão, como uma tendência que cada vez se consolida mais. O crescimento do setor imobiliário também impulsionou o mercado de trabalho para designers de interiores, proporcionando mais vagas e melhores salários, assim como novas áreas de atuação.
Ótima notícia para você que está procurando especialização na área. Então, vamos conferir o que você aprende no Curso Técnico em Design de Interiores? Continue a leitura e saiba mais!
Conteúdo deste Post
Criatividade: a habilidade mais desenvolvida ao longo do curso, mas não é a única!
Estudantes de design de interiores estão sempre treinando suas habilidades criativas, afinal, para criar um projeto diferenciado é preciso pensar fora da caixa. Mas não se engane: essa é uma característica primordial do curso, mas o aluno também precisará desenvolver e se empenhar em diversas matérias técnicas.
O que você aprende no curso técnico em design de interiores vai muito além. O aluno terá aulas, por exemplo, de desenho técnico para ajudar na criação de projetos com todas as ferramentas necessárias. Na era digital, uma matéria fundamental e complementar ao desenho técnico é a computação gráfica, para que o profissional domine as técnicas e ferramentas para criar seus projetos no computador.
Claro que a maioria das matérias serão focadas na construção de ambientes internos, com foco em residências, empresas, escolas, comércios, lojas, restaurantes e muito outros espaços. Mas você também aprende no curso técnico em design de interiores outras matérias que vão ajudá-lo a se comunicar melhor e ser um bom empreendedor no futuro. O objetivo é que você seja capaz de conquistar mais clientes e executar cada vez melhor seus projetos.
Pois é! Nem só de criatividade vive um profissional de design de interiores, apesar dela ser muito importante. Outras características serão desenvolvidas ao longo do curso para que você seja um profissional completo.
A carreira do Técnico em Design de Interiores pode ir muito além da decoração
Normalmente, é a paixão pela decoração que atrai os alunos para o curso técnico em design de interiores, mas esse profissional pode atuar em diversas outras frentes.
Tudo o que o aluno aprende no curso técnico em design de interiores irá prepará-lo para atuar em construtoras, imobiliárias, empresas de Design de Interiores, restaurantes, shoppings e também de forma autônoma. O profissional está apto a exercer as funções previstas para essa profissão, como a criação de espaços internos de residências, estabelecimentos comerciais, instituições e empresas em geral.
Além de entregar um ambiente esteticamente bonito, o designer de interiores precisa pensar na funcionalidade. Cabe ao profissional analisar o perfil do cliente e entender seus desejos e gostos para apresentar soluções que atendam às expectativas e, ao mesmo tempo, o surpreendam no momento da entrega do projeto.
Áreas de atuação do Técnico em Design de Interiores
Ao aprender no curso técnico em design de interiores todos os detalhes da profissão, o profissional formado pode atuar em:
- Desenho de móveis: cria peças para compor os ambientes de acordo com as necessidades de cada cliente e adaptado aos espaços disponíveis. Também pode ser contratado por uma empresa de móveis.
- Decoração: provavelmente esta é a área de atuação mais conhecida do designer de interiores. A decoração perfeita pede cuidados com a disposição e organização de móveis e acessórios, além de paleta de cores, iluminação, etc.
- Gerenciamento: o designer de interiores também pode atuar na área de gerenciamento, acompanhando a compra de móveis e acessórios, além de realizar orçamentos.
- Projetos: o profissional pode elaborar também a organização do ambiente de acordo com as necessidades do cliente. Ele indicará as composições que caem melhor no local, de modo que fique mais estiloso, prático e traga bem-estar para quem frequentá-lo.
Como ser um bom técnico em design de interiores?
Estudando! Simples demais essa resposta? Quanto mais qualificado for o profissional, mais ele se destaca no mercado de trabalho tão concorrido.
Ao aprender no curso técnico em design de interiores todas as técnicas, busque turbinar seu currículo para buscar novas oportunidades e melhores salários. Por exemplo, usar as tecnologias, tendências, softwares e novas técnicas pode ser um diferencial. Saber como utilizá-los em diferentes perspectivas é muito importante não apenas em relação à qualidade do seu trabalho, mas também para mostrar sua atualização profissional e construir um portfólio inovador, com soluções para as mais diversas situações.
O que você aprende no Curso Técnico em Design de Interiores?
O aluno que se inscrever no Curso Técnico em Design de Interiores será capacitado a atuar no mercado de trabalho e terá amplo conhecimento dessa profissão. As matérias que compõem a grade curricular são bem variadas, passando da História da Arte e Mobiliário, Desenho e Plástica, Composição e Aplicação das Cores, Noções de Paisagismo, Luminotécnica, Desenho de Mobiliário, Projeto de Interiores, entre outras.
Os assuntos estudados ao longo do curso são resultado de um longo processo de evolução dessa formação. Com esse aperfeiçoamento, o aluno do Curso Técnico em Design de Interiores aprende a conciliar estética com funcionalidade, criando ambientes harmoniosos, úteis e bonitos.
A evolução do conhecimento envolvendo a área de Design de Interiores começou com os egípcios, que já procuravam conciliar estética com funcionalidade. Na antiguidade, eles possuíam móveis, cadeiras, pinturas, esculturas e outras peças decorativas que eram montadas nos ambientes de acordo com a funcionalidade e o gosto do proprietário.
Apesar de ter uma origem tão antiga, a profissão começou a ganhar força a partir do século XVI. Foi nessa época que objetos decorativos começaram a se destacar e passaram a simbolizar status social. Assim, a função do designer de interiores passou a ser valorizada pelos nobres da época e então surgiu a primeira indústria de peças decorativas.
Dois séculos depois, a funcionalidade passou a ganhar destaque. No século XIX, a preocupação em deixar os ambientes mais acessíveis e confortáveis exigiu uma mudança de comportamento dos designers de interiores. A ideia passou a ser priorizar aquilo que funciona e dar menos foco ao que é apenas belo.
A análise da evolução da profissão faz parte do curso de Design de Interiores, que retoma diferentes perspectivas sobre a atividade para aplicá-las nos dias atuais. A funcionalidade, por exemplo, é muito valorizada, mas a decoração focada na estética tem o seu espaço – tudo depende da pretensão e do gosto do cliente. A função do designer é transformar essa ideia em realidade, criando um ambiente bonito, funcional e agradável.
Conclusão
Agora que você já sabe tudo o que aprende no curso técnico em design de interiores e sabe como se diferenciar neste mercado. Que tal fazer sua matrícula e começar a aproveitar as possibilidades? Acesse nosso site agora mesmo e saiba mais para garantir sua vaga no curso e o início de uma carreira de muito sucesso.
🛋️ Curso Técnico em Design de Interiores
Curso disponível na Unidade Floripa
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.
O Curso Técnico em Design de Interiores capacita profissionais para elaborar e executar projetos de interiores de espaços residenciais e comerciais, vitrines e exposições, podendo atuar em escritórios de arquitetura e design, lojas de móveis e decoração, construtoras e imobiliárias, além de shoppings e lojas.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 7 dicas para incluir a Mensalidade do Curso Técnico no Orçamento
👉 5 motivos para cursar Técnico em Design de Interiores
👉 Como definir a pretensão salarial ao participar de um processo seletivo?
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 4.9 / 5. Número de votos: 7
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?