A importância do Marketing é clara no mundo dos negócios. A famosa frase “quem não é visto, não é lembrado”, no contexto empresarial tem ainda mais peso. Iniciativas de Marketing, além de agregar valor ao produto ou serviço, fortalecem o elo de relacionamento entre a empresa e seu público. Além disso, auxiliam a conquistar e fidelizar clientes por meio de estratégias de atração, conversão e retenção desses clientes.
Independente do segmento ou porte do negócio, ações de Marketing são essenciais. Elas proporcionam maior visibilidade à marca, aos produtos e serviços e, consequentemente, despertam o desejo de consumo por parte dos clientes/consumidores em potencial. Estes são alguns dos fatores que motivam o crescimento na procura por profissionais da área e que fazem com que trabalhar com Marketing seja uma ótima opção para quem pretende se estabelecer neste mercado.
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O que é Marketing?
Marketing é um conjunto de ações que busca gerar visibilidade a uma marca, produto ou serviço. É um processo que busca chegar até as pessoas para que sejam instigadas a realizar uma compra, mesmo que não seja de imediato. Muitas vezes, o Marketing se traduz pela simples presença de uma marca na mente do consumidor. Assim, quando a necessidade de compra surgir, é dela que ele irá lembrar prioritariamente, o que reflete positivamente nas vendas.
Mas as ações de Marketing vão além disso, elas envolvem ainda a reputação, a credibilidade no mercado e a autoridade que a empresa tem sobre aquilo que se propõe a fazer. Elas se materializam em tudo o que o consumidor encontra na marca ou produto, desde suas campanhas publicitárias até o que ouvem ou observam em canais diversos, sejam online ou off-line.
Assim, para manter a empresa competitiva e fomentar o seu crescimento, é preciso investir em Marketing. E, é essa necessidade que garante a grande valorização destes profissionais no mercado de trabalho e faz com que trabalhar com Marketing seja uma opção muito rentável nos dias de hoje.
Conheça o Marketing Digital – especialização que mais contrata profissionais interessados na área
Em plena “Era Digital”, onde a internet ganha cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas, as ações de Marketing nesse meio têm mudado as estratégias de atuação de muitas empresas. Com isso, a busca por profissionais qualificados na área tem sido crescente e quem quiser trabalhar com Marketing Digital, precisará de conhecimento e habilidades específicas. É preciso estar apto a desenvolver estratégias e planejamento de comunicação e vendas que conectem pessoas e empresas.
O Marketing Digital, como o próprio nome já diz, é desenvolvido em ambiente digital, com uso de ferramentas como redes sociais, landing pages, e-mail marketing, blogs e sites, que permitem que as empresas se relacionem com seu público-alvo. Ele auxilia na divulgação e na comercialização de produtos ou serviços, na conquista de novos clientes e na melhoria na rede de relacionamentos da marca. E, para isso, é preciso da elaboração de estratégias para venda e retenção de consumidores.
Afinal, quem cursa Técnico em Administração pode trabalhar com Marketing?
De forma objetiva, a resposta é sim. Isto porque, as áreas de Administração e Marketing podem ser consideradas complementares. As duas são essenciais no mundo dos negócios e fundamentais para quem deseja ser um empreendedor, gestor ou até mesmo atuar como coordenador de projetos em organizações de todos os setores.
Além disso, o curso de administração oferece uma formação generalista, que habilita o técnico a trabalhar em diversas áreas que envolvem a gestão da empresa, incluindo no Marketing, que é, inclusive, uma das principais disciplinas do curso. Assim, muitas pessoas que desejam trabalhar com Marketing optam por cursar Administração, com o objetivo de ampliar suas possibilidades de atuação.
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Saiba maisSemelhanças e convergências entre Administração e Marketing
As áreas de Administração e Marketing possuem muita coisa em comum. Em ambas, é necessário conhecimento de gestão de vendas, elaboração de estratégias, pesquisa de mercado e confecção de relatórios gerenciais. Assim, características pessoais como: visão estratégica, amplo conhecimento do mercado, constante atualização, habilidade de negociação e criatividade, são essenciais nos dois setores.
Mas, apesar de serem complementares, profissionais da Administração costumam ter atribuições diferentes dos da área de Marketing. Enquanto os administradores podem atuar mais diretamente com ações relacionadas ao bom funcionamento de uma empresa, os técnicos em Marketing trabalham para promover a atuação dessa empresa e de seus produtos e serviços.
Quem quer trabalhar com Marketing e ter sucesso na carreira é importante buscar estar sempre atualizado, ter vontade de crescer e muita dedicação. Entre as características necessárias para bons profissionais de Administração e Marketing estão:
Planejamento
Nada se faz sem um bom planejamento. Traçar metas e definir diretrizes a curto, médio e longo prazos são funções fundamentais do administrador, seja gerenciando uma empresa ou departamento. Já o profissional de Marketing, precisa contar com um bom planejamento quando desenvolve uma campanha. Para obter um bom resultado, ele precisa conhecer o público-alvo e os recursos necessários: técnicos, humanos e financeiros.
Capacidade de promover o engajamento
A capacidade de construir uma boa relação com os diversos segmentos do público por meio de uma comunicação clara, direta e objetiva é outra habilidade essencial para administradores e profissionais de Marketing. O profissional que deseja trabalhar com Marketing precisa saber envolver as pessoas e motivar a equipe. O que constrói o engajamento é o bom relacionamento e uma comunicação eficaz.
Acompanhamento de métricas e apresentação de resultados
Não adianta fazer um planejamento ou promover uma campanha sem ter como mensurar os resultados das ações implementadas. Para acompanhar estes resultados é preciso o uso de métricas. Elas são representadas por indicadores que auxiliam a medir o sucesso de uma campanha. Com o acompanhamento dos resultados, é possível identificar o impacto das estratégias utilizadas no resultado final da empresa. Essa análise é fundamental para avaliar o desempenho da campanha, se a estratégia utilizada atingiu ou não o objetivo planejado.
A mensuração de resultados permite ainda identificar de maneira quantitativa e qualitativa o desempenho de cada ação realizada pela empresa, e, com isso, é possível embasar novas tomadas de decisões de ajuste do negócio e até, se for necessário, cancelar uma ação.
Para quem quer trabalhar com Marketing, esta é uma área abrangente já que qualquer negócio precisa de um bom plano de comunicação para interagir com seu público-alvo. Como há muitas empresas que precisam de estratégias de Marketing, a profissão tem um alto nível de empregabilidade. O especialista em Marketing pode tanto integrar a equipe de uma grande corporação, como dedicar-se ao seu próprio empreendimento, escolhendo sua área de ação, conforme suas preferências.
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Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
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