Se você trabalha com a elaboração e a execução de projetos de interiores, está se formando na área ou possui afinidade com o tema, é sempre importante estar antenado às tendências do mercado, incluindo as novidades postadas em perfis no Instagram de Design de Interiores.
Nas redes sociais, com destaque para o Instagram, os profissionais encontram diversas inspirações para os trabalhos do dia a dia. Ao observar os concorrentes e outros perfis que falam sobre o assunto, é possível achar estímulo para novos projetos e criações.
Por isso, se o seu Instagram está um pouco parado e as novidades do mercado não pipocam no seu feed, chegou a hora de mudar! Comece a seguir perfis no Instagram de Design de Interiores para agregar mais conhecimento e criatividade nos seus projetos.
Para ajudar você neste caminho repleto de novidades, apresentamos informações sobre o que faz um técnico em Design de Interiores, mercado de trabalho, tendências no segmento e os melhores perfis no Instagram de Design de Interiores. Boa leitura!
Conteúdo deste Post
O que faz um Técnico em Design de Interiores?
O trabalho desenvolvido pelo Técnico em Design de Interiores é super importante e bastante requisitado pelo mercado. O designer de interiores é responsável por conectar ambientes, objetos e pessoas, criando uma composição única e harmônica.
Muitas pessoas costumam pensar que o trabalho deste profissional está ligado unicamente ao embelezamento interno de casas e apartamentos. Entretanto, a formação de qualidade desenvolve no Técnico em Design de Interiores habilidades muito mais profundas.
A principal função do Técnico em Design de Interiores é elaborar projetos residenciais, comerciais e industriais, além de acompanhar a realização para saber se tudo está saindo do papel de forma correta. Ele é responsável por buscar soluções para os clientes, unindo bom gosto, conforto e funcionalidade, sempre respeitando o teto de gastos estipulados.
Mercado de Trabalho para Técnicos em Design de Interiores
O mercado de trabalho para Técnicos em Design de Interiores é bastante amplo e repleto de opções. Depois de formado, o profissional pode buscar colocações em:
- Empresas e lojas com foco em decoração, venda de móveis e projetos de interiores;
- Escritórios de Arquitetura e Design de Interiores;
- Hotéis, resorts e spas;
- Construtoras;
- Imobiliárias.
O maior campo de atuação do profissional está no Design de Interiores residencial. Junto aos arquitetos, engenheiros e outros trabalhadores da obra, o técnico ajuda a construir o lar tão sonhado pelos seus clientes.
Além da estrutura, a casa ou apartamento precisa de um bom projeto interno para atender a tudo o que o cliente busca. O trabalho do profissional nesta área é importantíssimo, pois ele está em contato direto com o desejo mais íntimo das pessoas e que pode ter demorado anos para ter sido tirado do papel.
5 tendências do Design de Interiores
Ao iniciar um novo ano, tendências diferentes surgem para acompanhar as mudanças no comportamento dos indivíduos e na forma como eles se relacionam com o lar e o ambiente de trabalho. O que fez sucesso durante os 12 meses anteriores pode não fazer mais no próximo ciclo.
Portanto, se você curte as tendências do Design de Interiores, é hora de conhecer as cores, as formas e os elementos que estão em alta. Confira!
1. Dê preferência à madeira nos ambientes internos
A madeira é um dos elementos que estará bastante em alta na atualidade, assim como outros materiais que remetem à ambientes mais naturais. No caso específico da madeira, ela traz uma sensação de aconchego, completamente diferente dos sintéticos utilizados para imitá-la.
2. Crie ambientes aconchegantes
Depois de mais de dois anos tensos devido à pandemia de coronavírus que assolou o mundo, as pessoas precisam de ambientes internos, tanto em casa quanto no trabalho, que sejam aconchegantes e funcionais.
3. Leve a natureza para dentro de casa
Foi-se o tempo em que a natureza ficava da porta de casa para fora. As plantas se tornaram parte importante dos ambientes e essa tendência deve continuar nos próximos anos. Aposte em exemplares vivos para preencher a sala de estar, cozinhas e até mesmo dormitórios. Os quadros vivos são ótimos para serem colocados no hall de entrada e na sacada.
4. Invista em uma iluminação mais natural
Sempre que possível, tente aproveitar ao máximo a luz natural. Janelas e portas grandes estão em alta e deixarão os ambientes ainda mais aconchegantes.
Caso o cliente esteja impossibilitado de criar novas aberturas externas (se ele mora em um apartamento, por exemplo), o Técnico em Design de Interiores pode utilizar paredes claras, espelhos e posicionar os móveis em lugares estratégicos para aproveitar melhor a luz natural dos ambientes.
5. Aposte nas cores (mas sem exagerar)
As paredes brancas são clássicas, mas por outro lado as cores deixam os ambientes internos mais criativos e, é claro, coloridos. Entre as principais tendências de cores para paredes e objetos estão:
- Vermelho médio (parecido com o laranja);
- Marrom, bege e outros tons neutros;
- Verde escuro;
- Terracota;
- Amarelo;
- Lilás.
6. Olhe com carinho para o corredor de entrada
Você já parou para pensar no impacto que o corredor de entrada tem na vida do indivíduo e das outras pessoas que ele recebe? Este é o primeiro lugar que a pessoa coloca o pé ao chegar na sua casa ou apartamento, por isso ele deve ser projetado com carinho.
Converse com o cliente e veja o que ele deseja transmitir logo na entrada. Aposte em quadros que combinem com o perfil do proprietário, aberturas para iluminação natural, tapetes bonitos e móveis funcionais simples.
Os melhores perfis no Instagram de Design de Interiores para você seguir
Pronto para conhecer 15 perfis no Instagram de Design de Interiores? Eles vão ajudar você a estar por dentro das tendências e também a se inspirar a partir de outros trabalhos. Aproveite e comece a segui-los agora mesmo:
- ArchDaily
- ArchDailyBR
- CASACOR
- A Designers Mind
- Amazing Architecture
- Dezeen
- Museu das Cadeiras Brasileiras
- Carlos Mota
- Architecture & Design
- Papo de Arquiteto
- Histórias de Casa
- 44 Arquitetura
- Ana Neute
- Saba Italia
- Apartment 48
Conhecer as tendências em perfis no Instagram de Design de Interiores e seguir os que mais combinam com o seu estilo de trabalho (e até mesmo os mais diferentões) vai fazer com que você consiga criar projetos ainda mais bonitos e funcionais para os ambientes internos dos seus clientes.
🛋️ Curso Técnico em Design de Interiores
Curso disponível na Unidade Floripa
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.
O Curso Técnico em Design de Interiores capacita profissionais para elaborar e executar projetos de interiores de espaços residenciais e comerciais, vitrines e exposições, podendo atuar em escritórios de arquitetura e design, lojas de móveis e decoração, construtoras e imobiliárias, além de shoppings e lojas.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 Mensalidade de Design de Interiores: confira as opções de curso e respectivos valores
👉 O que você vai aprender no Curso Técnico em Design de Interiores?
👉 Quanto ganha um Técnico em Design de Interiores?
👉 Curso Técnico ou Tecnólogo em Design de Interiores: qual a melhor opção?
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 3
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?