Blog

Critérios de Avaliação

Professor Repórter: aula de Critérios de Avaliação, um sábado de aprendizado

Critérios de Avaliação
 opcao-1Por Pedro Augusto Crocce Carlotto,
Psicólogo e professor na Escola Técnica Geração

A aula sobre Critérios de Avaliação, com a psicóloga Dra. Daniela Karine Ramos, realizada no último dia 29 de outubro, começou com uma linda fábula a respeito do sábio e do anel. Ela foi contada pela articuladora pedagógica Mirella. A fábula precisa ser lida com atenção e parcimônia, pois transmite uma lição importante acerca “de o quanto nós” valemos, e pode ser lida neste link.

Todo professor sabe, empiricamente, como elaborar avaliações e provas. Bem como entende como medir o desempenho do estudante. Todavia, como somos eternos aprendizes, neste encontro aprendemos mais um pouco a respeito de critérios de avaliação. Já dizia Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Outra linda frase da pensadora é: “Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo”.

Avaliar é uma forma de conhecer o mundo

Uma avaliação não deixa de ser um processo de mensuração. Neste caso, a variável em questão é o aprendizado; ou poderíamos pensar que seria a competência a ser desenvolvida. Mensurar faz parte da atividade de todo cientista e pesquisador. Portanto, a avaliação é uma forma de conhecer o mundo e os fenômenos de aprendizagem por meio da ótica da ciência.

Uma das novidades trazidas pela Dra. Daniela é que os conteúdos atitudinais – que envolvem atitudes, ou o “querer fazer” – podem ser planejados e também avaliados. Logo, as atitudes também são conteúdos a serem incluídos em uma avaliação. As atitudes dizem respeito aos  aspectos sociais e afetivos . A Escola Técnica Geração, que visa a formar técnicos e seres mais humanos, tem como valor primordial o desenvolvimento do aluno quanto às suas atitudes, que serão o seu diferencial no mercado de trabalho.

Critérios de avaliação

A Dra. Daniela ainda ensinou que há três tipos de avaliação: somativas, formativas e diagnósticas. E trabalhou as diferenças entre eles, que envolve o objetivo e o momento de aplicação durante o eixo. Novamente, os professores tiveram a oportunidade de aperfeiçoamento de seus critérios de avaliação.

Além das falas da Dra. Daniela, houve momentos importantes. O professor George discorreu a respeito do uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem e do desenvolvimento de competências. O gerente Dioni Damázio abordou o Kahootz® – game que pode ser utilizado, inclusive, como avaliação. A professora Cristina Darella promoveu sessões de alongamento e estímulo dos meridianos do nosso organismo.

Também foram expostos dossiês (“diários de bordo”) utilizados por mim como métodos de avaliação (turmas E336, R116 e ST303). Como conclusão, percebe-se que os professores saíram deste encontro muito mais capacitados a desenvolver avaliações criteriosas, profundas e significativas para a vida pessoal e profissional dos alunos.

 

geracao-cta-material-gratuito-comunicacao-verbal-e-nao-verbal

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe esse artigo nas Redes Sociais

Receba com exclusividade nossas publicações sobre a Escola Técnica Geração

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades

Logo Escola Técnica Geração