Psicólogo e professor na Escola Técnica Geração
A aula sobre Critérios de Avaliação, com a psicóloga Dra. Daniela Karine Ramos, realizada no último dia 29 de outubro, começou com uma linda fábula a respeito do sábio e do anel. Ela foi contada pela articuladora pedagógica Mirella. A fábula precisa ser lida com atenção e parcimônia, pois transmite uma lição importante acerca “de o quanto nós” valemos, e pode ser lida neste link.
Todo professor sabe, empiricamente, como elaborar avaliações e provas. Bem como entende como medir o desempenho do estudante. Todavia, como somos eternos aprendizes, neste encontro aprendemos mais um pouco a respeito de critérios de avaliação. Já dizia Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Outra linda frase da pensadora é: “Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo”.
Avaliar é uma forma de conhecer o mundo
Uma avaliação não deixa de ser um processo de mensuração. Neste caso, a variável em questão é o aprendizado; ou poderíamos pensar que seria a competência a ser desenvolvida. Mensurar faz parte da atividade de todo cientista e pesquisador. Portanto, a avaliação é uma forma de conhecer o mundo e os fenômenos de aprendizagem por meio da ótica da ciência.
Uma das novidades trazidas pela Dra. Daniela é que os conteúdos atitudinais – que envolvem atitudes, ou o “querer fazer” – podem ser planejados e também avaliados. Logo, as atitudes também são conteúdos a serem incluídos em uma avaliação. As atitudes dizem respeito aos aspectos sociais e afetivos . A Escola Técnica Geração, que visa a formar técnicos e seres mais humanos, tem como valor primordial o desenvolvimento do aluno quanto às suas atitudes, que serão o seu diferencial no mercado de trabalho.
Critérios de avaliação
A Dra. Daniela ainda ensinou que há três tipos de avaliação: somativas, formativas e diagnósticas. E trabalhou as diferenças entre eles, que envolve o objetivo e o momento de aplicação durante o eixo. Novamente, os professores tiveram a oportunidade de aperfeiçoamento de seus critérios de avaliação.
Além das falas da Dra. Daniela, houve momentos importantes. O professor George discorreu a respeito do uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem e do desenvolvimento de competências. O gerente Dioni Damázio abordou o Kahootz® – game que pode ser utilizado, inclusive, como avaliação. A professora Cristina Darella promoveu sessões de alongamento e estímulo dos meridianos do nosso organismo.
Também foram expostos dossiês (“diários de bordo”) utilizados por mim como métodos de avaliação (turmas E336, R116 e ST303). Como conclusão, percebe-se que os professores saíram deste encontro muito mais capacitados a desenvolver avaliações criteriosas, profundas e significativas para a vida pessoal e profissional dos alunos.
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?