Hoje é quase impossível pensar em um tratamento médico ou odontológico sem que haja necessidade de exames complementares, especialmente os radiológicos que permitem diagnósticos mais precisos. É por meio de imagens, que os exames radiológicos mostram o paciente internamente, possibilitando que o médico ou outro profissional da saúde entenda melhor o que está acontecendo com seu cliente para que tenha certeza de seu protocolo. Na pandemia do Coronavírus, por exemplo, os exames radiológicos foram indispensáveis no diagnóstico para o tratamento da doença.
Uma matéria publicada no Portal Hospitais Brasil chega a destacar que a categoria está se mostrando a área mais importante no acompanhamento médico das alterações ocorridas nos pulmões devido a Covid-19. Com a análise das imagens, o médico consegue definir qual a região e o quanto o pulmão do paciente foi comprometido e acompanhar a evolução da doença.
São as qualificações do Técnico em Radiologia que permitem a produção de imagens qualificadas do interior do corpo para diagnóstico patológico, como no caso do Covid-19, pneumonias, tumores, fraturas ósseas, entre outras. E, são os Técnicos em Radiologia que possuem as funções de programação, execução e avaliação de todas as técnicas radiológicas utilizadas no diagnóstico, na prevenção e na promoção da saúde. Para isso, contam com equipamentos tecnologicamente avançados.
Conteúdo deste Post
Cursos e Qualificações do Técnico em Radiologia
O Curso Técnico em Radiologia busca capacitar profissionais para desempenhar com qualidade e responsabilidade as funções de radiologia convencional e radiologias específicas no setor de diagnóstico, com duração de dois anos. Durante o curso, o aluno tem acesso a conteúdo teórico e prático e aprende técnicas de preparo de soluções químicas e de processamento de imagens, como aplicar os meios de contraste radiológico e procedimentos de radioproteção.
As qualificações do Técnico em Radiologia definidas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação são:
- Realizar radiografia convencional (raio-x);
- Processar filmes radiológicos, preparo de soluções químicas e organização da sala de processamento;
- Preparar paciente e ambiente para a realização de exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, tais como: mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear e ultrassonografia;
- Auxiliar na realização de procedimentos de medicina nuclear e radioterapia; e
- Acompanhar a utilização de meios de contraste radiológicos, observando os princípios de proteção radiológica, avaliando reações adversas e agindo em situações de urgência, sob supervisão profissional pertinente.
A profissão de Técnico em Radiologia foi regulamentada em 1985, pela Lei nº 7.394, que instituiu a carga horária do profissional em 24 horas semanais e a faixa salarial. Além disso, prevê que para inscrição no curso de formação na área é necessário ter formação completa no ensino médio.
Após concluir o curso de nível técnico, conforme especificações delimitadas pelo Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), o profissional que desejar prosseguir investindo na sua carreira pode realizar uma série de especializações que aumentam as qualificações do Técnico em Radiologia e proporcionam novas oportunidades de trabalho.
Conheça um pouco mais de cada uma delas:
Curso de Especialização Técnica em Radioterapia
A especialização em Radioterapia é um nicho que oferece muitas oportunidades. O curso qualifica os profissionais da área da saúde para distinguir e aplicar técnicas de radioterapia, lidar com princípios tecnológico-físicos de equipamentos de radioterapia e com as formas de proteção às radiações ionizantes.
O profissional que fizer especialização Técnica em Radioterapia estará qualificado para atuar no parque tecnológico da radioterapia conforme o que determina a Resolução nº 17, de 23 de outubro de 2014, do Conter (Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia).
Curso de Extensão em Fraturas e Imobilizações
O curso de Fraturas e Imobilizações proporciona ao profissional da radiologia aprendizado teórico e prático nos atendimentos a lesões traumáticas, com a identificação da lesão e início da imobilização, que proporcionam a diminuição dos danos ao paciente. São aulas expositivas e práticas em oficinas, que utilizam materiais e equipamentos específicos e também improvisados.
Curso de Extensão em Mamografia
Oferecida por grande parte das instituições de saúde, a mamografia é considerada o melhor exame de imagem para rastreamento do câncer de mama. De acordo com o Ministério da Saúde, houve um aumento no número de exames realizados de aproximadamente 120% nos últimos sete anos. O que evidencia um mercado em alta, embora ainda carente de profissionais treinados e especializados em realizar exames de mamografia com qualidade diagnóstica, atendimento humanizado e comprometido com a proteção radiológica dos pacientes.
A proposta do curso é promover o aperfeiçoamento do profissional para uma prática segura, qualificada e humanizada. Após a conclusão da especialização, o profissional estará apto a produzir imagens de excelente qualidade de exames de mamografia nos sistemas analógico e digital; executar exames radiográficos da mama dentro dos padrões internacionais de qualidade e operar modernos equipamentos de mamografia.
Curso de Extensão em Radiologia Odontológica
Já a especialização em Radiologia Odontológica capacita o profissional a realizar as técnicas radiográficas convencionais, digitais e imagens de tomografia computadorizada essenciais para a Odontologia. Por meio aulas teóricas e práticas, o aluno aprende a interpretar e confeccionar laudos das imagens de estruturas dentomaxilofaciais, obtidas por meio de radiografias convencionais e digitais, tomografia computadorizada por feixe cônico (Cone Beam) e ressonância magnética.
O profissional terá ainda conhecimento dos principais aspectos radiográficos das lesões de desenvolvimento e adquiridas do órgão dental; aspecto radiográfico dos cistos, tumores e outras patologias ósseas do complexo dentomaxilofacial. Durante o curso, o aluno terá ainda noções teóricas a práticas de cefalometria radiográfica, documentação fotográfica e confecção de modelos ortodônticos.
Curso de Extensão em Ressonância Magnética
O profissional que optar pelo curso de extensão em Ressonância Magnética se capacitará em áreas específicas do diagnóstico por imagem com conhecimento aprofundado e atualizado, considerando as necessidades e tendências do mercado de trabalho.
Faz parte do conteúdo programático o estudo de anatomia radiológica, anatomia seccional, patologia aplicada à ressonância magnética, equipamentos em ressonância magnética, física aplicada, meios de contraste e protocolos de exames – cabeça e pescoço, caixa torácica, abdômen total, músculo esquelético I, músculo esquelético II, angioressonância e reconstruções 3D.
Curso de Extensão em Tomografia Computadorizada
Já o curso de extensão em Tomografia Computadorizada visa capacitar e qualificar o aluno nesta área específica do diagnóstico por imagem. O profissional terá acesso a disciplinas como Anatomia Radiológica, Anatomia Seccional, Patologia Aplicada à Tomografia Computadorizada, Equipamentos em Tomografia Computadorizada, Física Aplicada, Meios de Contraste, Protocolos de Exames.
Conheça nosso Curso Técnico em Radiologia
Curso Disponível nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
Quer conquistar uma carreira de sucesso na área da saúde? O Curso Técnico em Radiologia da Escola Técnica Geração é a chave para o seu crescimento profissional! Com um currículo atualizado, professores experientes e uma infraestrutura moderna, você estará preparado para atuar com excelência em um mercado repleto de oportunidades. Garanta um futuro brilhante, invista na sua formação e transforme sua vida com o ensino técnico.
Saiba maisPossibilidades de áreas de atuação e carreiras para Técnicos em Radiologia
As possibilidades, área de atuação e qualificações do Técnico em Radiologia são grandes e diversificadas, já que um profissional de saúde é sempre necessário no atendimento à população, o que abre grande chance de uma carreira promissora. Conheça agora onde este profissional pode atuar:
Radiologia forense
Esse ramo da radiologia faz parte da medicina legal, a qual investiga e esclarece casos de morte. Estes podem ter procedência criminosa, natural ou acidental. Nesses casos, o Técnico em Radiologia aplica os seus conhecimentos para auxiliar na obtenção de provas, de forma que o corpo não seja danificado e a investigação comprometida.
Radiologia industrial
Nesse segmento da radiologia, bastante requisitado na construção civil, o profissional emprega os seus conhecimentos para avaliar peças, materiais e processos de fabricação. Busca, com isso, identificar e alertar sobre possíveis falhas na produção, as quais não podem ser visualizadas a olho nu.
Outros setores que necessitam desse tipo de profissional são portos, aeroportos, indústrias automobilísticas e aviação. Para ocupar um cargo na área de radiologia industrial, é necessária habilitação emitida pela Comissão de Energia Nuclear (CNEN).
Radiologia veterinária
Essa área de especialização é uma das mais conhecidas. Nela, atua-se diretamente a radiologia para diagnosticar e tratar animais dos mais diversos portes, tanto pets quanto animais de grande porte.
Radiologia odontológica
Esse outro ramo da radiologia também é bem conhecido. O técnico que trabalha nessa área opera equipamentos que geram radiação para produzir imagens da arcada dentária do paciente a fim de que o odontólogo possa diagnosticar e planejar tratamentos dentários.
Radiodiagnóstico médico
Esse segmento é muito conhecido pelo exame de raio-x, que proporciona a realização de exames como mamografia, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética, medicina nuclear, hemodinâmica, radioterapia, entre outros. Em geral, são exames necessários para o diagnóstico e elaboração de tratamento pelos médicos especialistas.
Pesquisa Acadêmica
Além de atuar diretamente na operação de equipamentos tecnológicos que utilizam a energia da radiação para fornecer diagnósticos e tratamentos, o Técnico em Radiologia pode dar continuidade nos estudos acadêmicos e se especializar para atuar dentro de uma instituição de ensino como professor ou como pesquisador, auxiliando no aperfeiçoamento ou descoberta de novas tecnologias na área.
Indústria Farmacêutica e Alimentícia
Nesse segmento, o profissional atua tanto com físicos quanto com engenheiros de alimentos no que diz respeito à operação de fontes radioativas, as quais podem ser usadas na esterilização de medicamentos e alimentos. É possível, ainda, pesquisar sobre melhorias na qualidade das imagens e na segurança dos alimentos. Aqui, entram as empresas de médio e grande porte como possíveis contratantes.
Gestão de unidades de diagnóstico
Por fim, o Técnico em Radiologia também pode atuar em hospitais e clínicas de saúde, administrando os serviços de radiologia. Seu objetivo será a supervisão e a garantia da proteção radiológica nesses locais.
Agora que você já conhece todas as qualificações do Técnico em Radiologia, cursos de extensão e os setores onde o profissional é requisitado, fica claro a importância do Técnico em Radiologia na saúde da população e quanto o futuro da profissão pode ser promissor!
☢️ Curso Técnico em Radiologia
Curso disponível nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.
O Curso Técnico em Radiologia capacita profissionais para preparar e operar aparelhos de diagnósticos por imagem – radiografia convencional (raio X), mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, por exemplo. Apesar da área da saúde ser a maior contratante deste profissional, os Técnicos em Radiologia também podem atuar em portos e aeroportos para verificação de bagagens, no setor industrial, na esterilização de alimentos e na construção civil para avaliação de estruturas e detecção de anomalias na densidade do solo.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 5 motivos para cursar Técnico em Radiologia
👉 10 habilidades do técnico em Radiologia
👉 Entenda por que o Técnico em Radiologia se Aposenta mais cedo
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 4
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?