Há um pouco mais de dois anos, Robson Possenti estava trilhando o caminho de muitos outros jovens. Estava se formado no colégio e começou a trabalhar em uma empresa próxima de onde nasceu. Mas o convite para atuar em uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) daquela firma o fez mudar o rumo da sua vida.
Na Cipa, Robson começou a ter cada vez mais contato com treinamentos relacionados à saúde dos trabalhadores, à prevenção de acidentes, à prática de primeiros socorros, ao combate a incêndio e às inspeções em vários departamentos. Praticar todas essas ações diariamente tornaram a área de Segurança do Trabalho muito interessante e a vontade de se profissionalizar começou a crescer.
– A empregabilidade ajudou, mas escolhi esse curso por me identificar muito com a área de Segurança e por poder ajudar a cuidar e desenvolver pessoas – comenta.
A escolha pelo curso técnico de Segurança do Trabalho
Dentre as opções de profissionalização em Segurança do Trabalho, Robson optou por um curso técnico pela rápida inserção no mercado de trabalho que ele propicia. Além disso, julgava que a bagagem de conteúdos que aprenderia seriam de suma importância quando estivesse efetivamente no mercado.
– A educação é muito importante na vida de qualquer pessoa, em especial de um bom trabalhador. O técnico em Segurança do Trabalho, por exemplo, tem de saber lidar com todos os setores de uma empresa, com diferentes posições de responsabilidade. Para isso, tem de ter uma formação profissional, cultural e social abrangente – analisa.
E na Unidade de Florianópolis da Escola Técnica Geração Robson encontrou uma estrutura que o permitiu aprender os conceitos e habilidades necessárias à profissão e para colocar seus conhecimentos em prática – tudo em um curto período de tempo. Segundo ele, em todos os momentos de seus dois anos de curso foi muito bem recebido por todos os funcionários e, especialmente, pelo corpo de professores.
– Os professores sempre procuravam nos ajudar a crescer como pessoas e profissionais. Eles sempre mostraram boa vontade em ajudar a esclarecer as dúvidas. Recomendo muito!
Depois de formado, o mercado
Robson Possenti, hoje com 27 anos, se formou no curso técnico em Segurança do Trabalho em abril de 2016. Poucos meses depois da formatura já está empregado em sua área de formação.
Ao se formar, se mudou para Ituporanga, no Vale do Itajaí, para trabalhar como técnico de Segurança do Trabalho em uma obra de subestação de esgoto e saneamento. Diariamente ele aplica o que aprendeu em sala de aula para preparar os Diários de Segurança (DDS), controlar os equipamentos de proteção individual, inspecionar o canteiro de obras e todas as frentes de serviço, além de certificar que todos os trabalhadores estejam em condições dignas e seguras para desempenhar suas atividades diárias.
– Depois de conquistar minha vaga no mercado e estar feliz quero dizer a todos para não desistirem de alcançar seus objetivos! Não importa o quanto seja difícil. Se você se empenhar, manter o foco e perseverar, você vai conseguir! – completa.
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?